13 pacotes de viagem para Maranhão

Selecione o mês
Qual seu destino?
Maranhão
ver todos
Viagem em grupo
Ordenar por

Lagoas cristalinas e dunas são atrações de pacotes para o Maranhão

Maranhão é o único estado brasileiro a misturar as belezas do norte e do nordeste do país em um só lugar, pois conta com uma parte amazônica, ocupando cerca de 25% do bioma da Amazônia em mais de sessenta municípios maranhenses, mas é mais conhecido por suas paisagens típicas do nordeste, que incluem belas praias, altas dunas de areia clara, cachoeiras e importantes construções históricas. Conheça 3 destinos para viajar ao Maranhão curtindo o que o estado tem melhor, turismo de natureza.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira que tem como objetivo proteger e preservar a sua abundância de riquezas naturais, que fazem parte do ecossistema mais original do Brasil, compostas por mangues, restinga e dunas. O lugar é o principal destino turístico do Maranhão e é muito fácil de entender o motivo: com paisagens e atrações exuberantes de praias desertas, trilhas em meio a belezas naturais de tirar o fôlego e, é claro, as lagoas de águas doce, cristalina e de tons que variam do azul-turquesa ao verde-esmeralda, cercadas pelos altos bancos de areia branca (famoso cartão-postal da região), esse lugar possui todas as condições perfeitas para a prática do turismo de natureza.

A Chapada das Mesas, um importante parque nacional situado na divisa com o estado do Tocantins e que, onde pode-se encontrar uma paisagem deslumbrante de suas grandes formações rochosas de mais de 60 milhões de anos e que possuem curiosos formatos de mesas – daí a origem de seu nome. Além desse cenário fascinante, a exuberância dessa região também se deve ao fato de misturar três diferentes biomas (cerrado, caatinga e Amazônia), o que faz com que possa ter uma riquíssima biodiversidade de fauna e flora (incluindo alguns animais em extinção), e de encantos naturais, contando com uma vasta quantidade de atrações, desde cachoeiras e piscinas de águas cristalinas até cavernas e morros, fazendo deste um dos maiores polos de ecoturismo do país.

O último destino é Santo Amaro do Maranhão, um dos municípios que fazem parte do imenso parque dos Lençóis Maranhenses e um dos destinos obrigatórios em qualquer pacote de viagem para o litoral do Maranhão. Por estar localizado logo no coração de Lençóis, seu cenário possui características bastante similares, composto por dunas de areias muito brancas e que se movimentam de acordo com os ventos do Atlântico; praias quase desertas e muito bonitas, com águas cristalinas e de tons esverdeados; manguezais e matas de restinga, e as famosas lagoas de água doce e de tons profundos, que vão do azul ao verde – por esses motivos e muitos outros, não é à toa que a região ficou conhecida como o “paraíso escondido dos Lençóis”.