Segredos e Temperos da Amazônia - Turismo Comunitário - 6 dias

Próxima saída:

21/10/2017 12:00

Origem:

Belém - PA

Destino:

Belém - PA

Duração:

6 dias

A partir de
R$ 3.990,00
por pessoa
  • Principais informações

    • Preço:
      A partir de R$ 3.990,00 por pessoa
    • Horários de saída:
      12:00
    • Local de saída:
      Belém - PA
    • Avaliação:
    • Nível de dificuldade:
    • Próxima saída:
      21/10/2017 12:00
  • Avaliações

    • Nenhuma avaliação encontrada
  • Como funciona

    • Preencha o formulário com seus dados, número de participantes e uma opção de data
    • Clique em "Quero saber mais" para enviar as informações
    • Entraremos em contato para esclarecer dúvidas e informar a disponibilidade
    • Sem dúvidas? Receba um link de pagamento com opção de parcelamento
    • Confirmado o pagamento você recebe um comprovante com todos os detalhes da viagem
    • Boa Viagem!!!
  • Formas de pagamento

    • Cartões de crédito

      • VISA
      • MasterCard
    • Boleto e transferência

      • Boleto Bancário
      • Transferência Bancária
  • Próximas saídas

    24 a 30 de Junho
    21 a 27 de Outubro

  • Descrição

    Viagem de 6 dias de imersão na cultura paraense através de turismo de base comunitária. Nesse roteiro, além de conhecer as belas paisagens da cidade de Belém e da Ilha de Cotijuba, vamos viver de perto a rotina dos moradores da Ilha. Pacote completo.

    Belém, capital do Pará, é uma experiência que pode se resumir de uma maneira: multissensorial. Todos os seus sentidos serão profundamente estimulados nessa cidade intensa. Da beleza de suas águas e de seus recantos, ao perfume das mais diferentes frutas, comidas e essências, passando por ruas arborizadas com mangueiras, pela música única, espere ainda por mais encantos que essa cidade vai lhe revelar. A Ilha de Cotijuba fica a 1h e 20 minutos de barco, saindo do Porto de Icoaraci, um dos distritos da cidade das mangueiras. Possui 11 praias totalizando 20km.

    Na ilha o destaque deste roteiro fica por conta da acolhida de um grupo de mulheres que se organiza para buscar o desenvolvimento das Ilhas de Belém, o MMIB (Movimento das Mulheres das Ilhas de Belém) que, entre outras várias iniciativas para o desenvolvimento socioeconômico das ilhas - como a produção da Ucuuba e a Piprioca, que são fornecidas para uma grande empresas de cosméticos - trabalham com biojóias, papel artesanal, viveiro de mudas e agora também o Turismo como uma alternativa de renda. Prepare-se para uma imersão em uma comunidade forte e organizada, mas, acima de tudo, lutadora!

    Dicas
    - Em Belém, não deixe de provar: tacacá, açaí, farinhas (farinha d’água e de tapioca), peixes (filhote e pescada amarela), maniçoba, sucos e sorvetes de frutas regionais (cupuaçu, bacuri, muruci, taperebá, etc.), Castanha do Pará e tapioquinhas (ou beiju).
    - A imersão na Amazônia é essencial para conhecermos um modo de vida muito peculiar, portanto, aguce sua curiosidade e pergunte sobre questões do dia a dia para os moradores locais e compare com sua rotina;
    - O açaí consumido em Belém é bastante diferente do que é vendido no resto do Brasil: o vinho da fruta é apreciado pelos paraenses com farinha e peixe frito, camarão ou carne seca. Experimente!

  • Hospedagens e valores

    - Hospedagem em Belém: Quartos Duplos no Hotel Atrium Quinta das Pedras ou similar
    - Hospedagem na Ilha de Cotijuba: Pousadas Comunitárias  - Nos hospedaremos em pequenas pousadas de mulheres do MMIB na Praia do Vai Quem Quer

    Para acomodação Single, acréscimo de 10% no valor e sujeita à disponibilidade.

  • Roteiro

    Dia 1 | Belém - Chegada em Belém.
    Traslado do aeroporto para o hotel em veículo privativo e acomodação em apartamento duplo. Dia e noite livres para descansar e curtir Belém. Dicas para todos os gostos para quem tiver muito ou pouco tempo neste dia em Belém!

    A Operadora organizará um encontro no final do dia no Hotel para nos conhecermos e começarmos a nos preparar para o dia seguinte!

    * Pernoite no Hotel Atrium Quinta de Pedras ou similar

    Dia 2 |  Belém
    Até 08:30 - Café da Manhã

    09:00 - Visita ao popular mercado Ver-o-Peso
    Famoso cartão postal de Belém, onde as mais variadas frutas regionais, peixes e mariscos, carnes, artesanatos, temperos, ervas medicinais e utilidades domésticas fazem da feira o comércio mais interessante e encantador da Amazônia. Um verdadeiro museu contemporâneo a céu aberto! Aqui, começamos a nossa aventura culinária, conhecendo a riqueza dos sabores e temperos da Amazônia, acompanhados da nossa Mediadora Culinária, integrante do Instituto IACITATÁ Amazônia Viva.

    12:00 - Almoço Livre
    Faremos sugestões de deliciosos restaurantes para todos os gostos e bolsos na região do Mercado Ver o Peso!

    15:00 - Passeio Belém Histórica
    Passeio pela parte histórica e antiga da Capital Paraense, com destaque ao complexo Feliz Lusitânia, onde ficam a Igreja de Santo Alexandre e o Museu de Arte Sacra, a Catedral da Sé, a Casa das Onze Janelas e o Forte do Castelo, marco inicial da fundação de Belém. Seguindo até a Praça da República, visita ao imponente Theatro da Paz, casa de espetáculos construída em 1878, durante o período áureo do Ciclo da Borracha, quando ocorreu um grande crescimento econômico na região.

    17:00 - Pôr-do-sol na Estação das Docas
    Espaço cultural e gastronômico que fica na área portuária às margens da Baía do Guajará. Lá é possível se deliciar com um dos 50 sabores de sorvete artesanal ou adquirir uma linda lembrança de Belém.

    18:30 - Retorno ao Hotel

    Noite livre
    Deliciosas sugestões de restaurantes para mais um mergulho na culinária paraense

    Dia 3 | Belém e Ilha de Cotijuba
    06:30 - Café-da-manhã

    07:30 - Traslado para o porto de Icoaraci

    08:30 - Embarque para Ilha de Cotijuba - Navegação de 1 hora e 20 minutos até a Ilha

    10:00 - Chegada à Ilha de Cotijuba - Seremos acolhidos no Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém – MMIB, organização social local com atuação há mais de 15 anos nas ilhas de Belém. Visita à sede do MMIB e atividades de interação com os moradores.

    12:00 - Almoço - Delicioso almoço na companhia das mulheres do MMIB, quando poderemos continuar nosso papo e boas risadas.

    13:30 - Acomodação nas Pousadas Comunitárias  - Nos hospedaremos em pequenas pousadas de mulheres do MMIB na Praia do Vai Quem Quer. Teremos toda a tarde para curtir uma deliciosa praia de rio, que de tão largo parece o mar.

    19:00 - Jantar e Pernoite nas Pousadas

    Dia 4 | Ilha de Cotijuba
    08:00 - Café-da-manhã

    09:30 - Oficina de Culinária - Junto com as mulheres do MMIB e nossa mediadora culinária, é hora de colocarmos a mão na massa. Vamos aprender juntos a fazer pratos típicos com ingredientes importantes da cozinha paraense. Vamos preparar juntos nosso delicioso almoço!

    12:00 – Almoço

    13:30 - Oficina de Biojóias - À tarde, vamos aprender com as mulheres do MMIB como são feitas as lindas biojóias que produzem com sementes da floresta. Um ótimo momento para conhecer de perto as atividades de geração de renda e aprender novos ofícios!

    15:30 - Retorno às pousadas e momento livre de interação com a comunidade - Um ótimo momento para circular pela Ilha, conversar com os moradores, participar do dia a dia e curtir um por do sol na praia no final do dia.

    19:00 - Jantar e Pernoite nas Pousadas

    Dia 5 | Ilha de Cotijuba
    08:00 - Café-da-manhã

    09:00 - Trilha - Neste dia, conheceremos uma nova face da llha de Cotijuba através de uma Trilha Interpretativa, onde adentraremos a Floresta Amazônica. Ao final da trilha, um delicioso lanche e um banho de rio para refrescar!

    12:00 Almoço

    15:00 Oficina de Culinária - Vamos colocar a mão na massa novamente e aprender novos pratos típicos, desta vez para nos deliciarmos à noite em um Luau na Praia. Além das comidinhas, vamos preparar toda a decoração e aprender desfrutar junto com a comunidade de todos os preparativos para esta celebração!

    19:00 Luau na Praia - Momento de celebração e diversão. Ao som de ritmos paraenses, vamos interagir e celebrar juntos com as mulheres do MMIB nossa rica experiência na comunidade.

    Pernoite nas Pousadas

    Dia 6 | Ilha de Cotijuba / Belém
    8:00 Café-da-manhã na sede do MMIB - Neste dia, nosso café da manhã será na sede do MMIB, onde conheceremos os idosos participantes do projeto de socialização e integração oferecido voluntariamente pelas mulheres do MMIB. Uma ótima oportunidade de conhecer pessoas sábias e muito bem humoradas! Risadas e diversão estão incluídas!

    10:00 Preparação das Mudas - Vamos conhecer o projeto de Mudas, que ajuda a multiplicar as espécies tradicionais da Floresta e manter a diversidade ambiental na Ilha. Vamos conhecer mais sobre a relação da comunidade e a suas ações na busca por manter a floresta em pé!

    12:00 Almoço - Almoço especial de despedida da Ilha e do MMIB.

    13:30 Retorno para Icoaraci de barco – Navegação de 1h e 20 minutos

    15:00 Visita a Olaria de Cerâmica Marajoara - Em Icoaraci, visita a uma olaria que trabalha com cerâmica marajoara há mais de trinta anos, para conhecer o processo de produção dessa arte tão impressionante.

    16:00 Retorno para Belém

    17:30 Chegada em Belém - Acomodação no Hotel Atrium Quinta das Pedras ou similar

    20:00 Jantar de Despedida - Participaremos de um delicioso jantar de despedida na sede do Instituto IACITATÁ Amazônia Viva, um espaço com cozinha artesanal e natural que valoriza as culturas locais, conservando o meio ambiente e atuando em parceria com culturas tradicionais. Um espaço perfeito para celebrarmos o encerramento da nossa experiência!

    Dia 7 | Belém/ Cidade de Origem

    Café da manhã e check-out do hotel até às 12h.

    Após o check out, traslado ao aeroporto para embarque de volta às cidades de origem.

  • O que está incluso

    - Hospedagem em Belém e nas Pousadas familiares
    - Café da Manhã, almoço e Jantar na Comunidade
    - Transporte terrestre e fluvial durante toda a viagem
    - Jantar de despedida em Belém, na última noite
    - Oficinas de culinária paraense: almoço e luau
    - Especialista em culinária paraense acompanhando o grupo durante o roteiro
    - Anfitrião Vivejar
    - Seguro de Viagem

  • O que não está incluso

    - Transporte até Belém
    - Refeições em Belém nos dias não mencionados (1 jantar e 2 almoços)
    - Bebidas alcoólicas e outras despesas pessoais;
    - Atividades opcionais não descritas neste roteiro.

  • O que levar

    - Belém é conhecida por ser uma cidade quente e úmida, portanto roupas leves e que sequem rapidamente facilitarão que sua bagagem fique mais leve e que você não sofra com o calor local;

    • Roupas leves para caminhar;
    • Roupa de banho;
    • Sandálias confortáveis;
    • Kit de medicamentos próprios;
    • Óculos de sol;
    • Protetor solar;
    • Repelente;
    • Sombrinha ou capa de chuva;
    • Caderno de anotações;
    • Máquina fotográfica;
  • Dias e horários

    Início do roteiro em Bélem de acordo com a chegada do seu voo.
    24 a 30 de Junho
    21 a 27 de Outubro