11 pacotes de viagem para Monte Roraima

Selecione o mês
Qual seu destino?
Monte Roraima
ver todos
Feriado
Ordenar por

Dicas para uma Expedição ao Monte Roraima

Fazer uma expedição para o Monte Roraima é uma das experiências mais incríveis que se pode viver em vida. O Monte Roraima é uma montanha de mais de 2.800 metros de altitude e 15 quilômetros de comprimento situada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, tipo de monte em formato de mesa, e seu topo é composto por vales, formações rochosas esculturais, rios, cachoeiras, fauna e flora próprias, além de fornecer incríveis vistas de montanhas, florestas e savanas. A região ainda é considerada uma espécie de elo perdido, pois estima-se que seu tepui tenha surgido há dois bilhões de anos atrás.

Nas expedições para o Monte Roraima, pode-se fazer alguns dias de trilhas e acampamentos (já estabelecidos no trajeto) a partir de Santa Elena de Uairén, uma vez que o acesso é feito pelo lado venezuelano. Do alto da montanha, você pode fazer um verdadeiro turismo no Monte Roraima e visitar os principais pontos, entre eles o Ponto Triplo, marco piramidal encravado no topo e que demarca o limite de fronteiras entre os três países. É possível também observar as fendas e abismos formados pela ação do vento e das chuvas, conhecido como Vale dos Cristais, onde ocorrem formações de pequenas esculturas pontiagudas de cristal; o El Fosso, que consiste de um buraco com quedas d’água em uma de suas laterais; e o Salto Catedral, formações rochosas mais altas com cascatas e labirintos e piscinas naturais. Essa viagem é uma experiência única, mesmo para quem já participou de outros tipos de trekking, pois você terá a oportunidade de conhecer lugares datados desde antes mesmo da existência do homem.

A melhor época para explorar a região é na temporada de seca, que vai de Setembro a Março. Se possível, opte por ir em Janeiro, pois o clima é mais propício para fazer as trilhas, podendo-se chegar mais facilmente ao topo do monte.

Como o acesso é feito pelo lado da Venezuela, uma vez que, pelos lados brasileiro e guianense, a região é totalmente isolada e pouco povoada, as opções mais completas de pacotes para o Monte Roraima incluem o transporte de Boa Vista, capital do estado da Roraima, até a fronteira venezuelana, em Santa Elena de Uairén. Por lá, você poderá se hospedar e também encontrar bancos e restaurantes.