18 pacotes de viagem para São Paulo

Selecione o mês
Qual seu destino?
Feriado
Ordenar por

São Paulo se destaca por ecoturismo e tem destinos próximos da capital

Engana-se quem pensa que São Paulo é um destino que só vive de agito, correria ou praias badaladas para passar o final de semana e feriados. A natureza é também muito presente nas cidades desse estado, sendo o ecoturismo extremamente popular e suas atividades muito procuradas e praticadas principalmente por quem quer começar a fazer viagens de aventura. Para quem mora em São Paulo e estiver interessado em fazer uma viagem diferente sem precisar deixar o estado, nós indicamos alguns lugares onde o turismo de aventura ganha vida.

Eldorado, por exemplo, fica um pouco mais de duzentos quilômetros de distância da capital, mas as quatro horas de viagem no carro valem muitíssimo a pena quando se chega ao destino e se vê todas as suas várias riquezas naturais e tesouros históricos. Além de ser uma das principais regiões auríferas do Brasil colonial, pois fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, o que realmente impressiona é o fato de que tem 70% de sua área total coberta por mata atlântica intacta e, é claro, as atrações em meio à toda essa natureza, como os córregos, ribeirões e quedas de águas cristalinas, sua diversificada flora e fauna, os relevos montanhosos, vales e uma das mais incríveis cavernas da região e de São Paulo, a Caverna do Diabo, com oito quilômetros de extensão e mais de 600 milhões de anos.

O Petar é um destino que não poderia faltar na lista, pois é conhecido no país inteiro como um dos principais polos de ecoturismo de São Paulo e do Brasil. Localizado ao sul do estado, próximo da divisa com o Paraná, Petar (ou Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do mundo, sendo, inclusive, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pois abriga a maior porção de mata atlântica preservada do país e também mais de 350 cavernas.

Por último, Brotas, para fechar a lista com chave de ouro. Considerada a capital paulista do turismo de aventura, essa incrível cidade fica a aproximadamente 250 quilômetros de distância de São Paulo, e concentra em um só lugar tantas opções de atividades que você mal saberá por onde começar – são diversas cachoeiras, rios e outras nascentes de águas cristalinas; trilhas em meio à vegetação de mata nativa; poços e piscinas naturais, parques e sítios que oferecem a oportunidade de praticar rapel, arvorismo, trekking, rafting, canionismo, quadriciclo, tirolesa e muitas outras atividades. Vale também lembrar que a prática de rafting em Brotas é uma das mais procuradas do país graças ao seu rio, o Jacaré Pepira, considerado um dos melhores do Brasil para praticar esse esporte.