3 pacotes de viagem para Petar

Selecione o mês
Qual seu destino?
Petar
ver todos
Feriado
Ordenar por

Petar é uma viagem as cavernas e a mata atlântica

Petar, ou Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, está localizado no sul do estado de São Paulo, entre os municípios de Apiaí e Iporanga, e é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do mundo. É reconhecido como um patrimônio da humanidade pela Unesco, e abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil, além de mais de 350 cavernas, dezenas de cachoeiras, trilhas, e sítios arqueológicos e paleontológicos. Já deu para imaginar o paraíso que você vai conhecer em uma viagem para o Petar?

Há inúmeros atrativos turísticos no Parque do Alto Ribeira, mas o destaque está nas cavernas do Petar, que estão separadas em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra. No primeiro, pode-se explorar as cavernas de Santana, Água Suja, do Cafezal, do Morro-Preto e do Couto, e as cachoeiras das Andorinhas, do Beija-flor e do Couto; no segundo, as cavernas Ouro Grosso e do Alambari de Baixo, e a piscina natural do Rio Betari; no terceiro, as cavernas Tememina, Desmoronada e Pescaria; e, no quarto, a caverna Casa de Pedra. Em algumas opções de pacotes de viagem ao Petar, há atividades como rapel de mais de 130 metros de altura, tirolesas, boia cross, rafting e trilhas.

A melhor época para ir ao Petar é fora da época de chuvas, pois algumas cavernas podem ficar interditadas. Por isso, se possível, tente visitar o parque entre os meses de Abril a Novembro, devido à estabilidade do clima.

Como é um lugar isolado, os roteiros de viagem no Petar incluem transporte do parque para o município de Iporanga ou para o Bairro da Serra, onde fica a maioria das opções de pousadas. Alguns dos lugares de mais destaque para comer bem na região são o Mangarito Bar e Restaurante, o Restaurante do Abílio e o Restaurante da Pousada da Diva.