21 pacotes de viagem para Tocantins

Selecione o mês
Qual seu destino?
Tocantins
ver todos
Feriado
Ordenar por

Viagem para o Tocantins tem paisagens de tirar o fôlego

Tocantins é o mais novo estado do Brasil, mas reúne paisagens naturais milenares, muita cultura e história, ricas tradições e inúmeras atrações que atraem todos os tipos de turistas. Mesmo com todas essas opções de atividades que oferece, o maior potencial turístico da região é, sem dúvidas, o turismo de aventura devido à sua abundância de encantos naturais muito bem preservados. Para aqueles que tem interesse e curiosidade em conhecer esse incrível lugar, nós reunimos informações sobre os três principais destinos de turismo natural do Tocantins: o Jalapão, as Serras Gerais e a Ilha do Bananal.

O Jalapão é um dos lugares mais bonitos do Brasil e fazer a volta ao Parque do Jalapão é um roteiro obrigatório para qualquer pacote de viagem ao Tocantins. Lá existem centenas de atrativos para todos os tipos de gostos, desde atividades relaxantes como curtir suas praias fluviais e se banhar nas piscinas de umas das várias cachoeiras ou nos populares fervedouros do Jalapão, até praticar esportes radicais, como o rafting, canoagem, trilhas e subir até o topo da Serra do Espírito Santo ou das dunas de areias douradas, onde o nascer do sol ou pôr do sol criam umas das paisagens mais bonitas para se ver na vida.

As Serras Gerais do Tocantins tem ganhado fama por ser um dos roteiros de viagem que pode ser conjugado com o Jalapão. Elas formam a maior cadeia de serras do país, e por causa de sua ampla extensão, conta com um cenário diversificado e fascinante, além de oferecer os mais variados atrativos, que incluem desde rios, cachoeiras e praias fluviais até grutas, cavernas, mirantes, cânions, fazendo deste, portanto, um dos melhores lugares para o turismo de natureza e atividades de aventura como trekking e off-road. Há também muita cultura e história para conhecer nessa região, uma vez que é lá onde se encontra toda a cultura popular de Tocantins, que preserva todas as suas tradições com sua arquitetura colonial e as festas folclóricas e religiosas que surgiram com o colonialismo e a era do ciclo do ouro.

A Ilha do Bananal é nada mais, nada menos do que a maior ilha fluvial do mundo, tendo uma área de cerca de 25 mil quilômetros quadrados e sendo cercada por dois importantes rios, o Javaés e o Araguaia. Situada na divisa do Tocantins com os estados de Goiás e Mato Grosso, essa região tem muita importância cultural e ambiental para o Brasil, pois está localizada na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, e é também uma importante área de habitação indígena. As principais atividades na ilha são os passeios a pé ou de barco pelos rios, lagos, morros e pântanos, curtir nas praias e lagos naturais e artificiais, admirar as aves e os animais silvestres, as trilhas e a pesca esportiva.