10 lugares para conhecer no Peru de extrema beleza
19/02/2018

10 lugares para conhecer no Peru de extrema beleza

Foto da Capa: Laurens Janssen

1. Rainbow Mountains
Conhecido também como Montanhas Vinicunca, Montanhas das 7 Cores, Montanha do Arco-Íris e Cerro Colorado, trata-se de uma incrível formação rochosa que impressiona pelo fato de ser colorida e que parece ter vindo de outro planeta de tão mágico e surreal que é. As montanhas fazem parte da Cordilheira Vilcanota, que fica situada a cerca de quatro horas de Cusco – a cidade base para ir à famosa Machu Picchu – e, para chegar até seu cume e ter uma vista extremamente privilegiada de todas essas cores, é necessário encarar uma trilha um tanto exigente (principalmente por conta da altitude de 5.200 metros), mas cujo esforço é muito recompensado com paisagens deslumbrantes do começo ao fim.


Foto: Trilhando Montanhas

2. Lago Humantay
Também localizado em Cusco, esse lago, mesmo não sendo tão explorado turisticamente, é uma das atrações mais impressionantes e cênicas de todo o Peru, o que se deve principalmente pela cor de suas águas, que são extremamente cristalinas e ainda tomam tons azulados-esverdeados (dependendo da incidência da luz), e pela montanha que emoldurada sua paisagem cinematográfica. O lago fica situado em um ponto da mesma trilha que se faz para chegar à Machu Picchu (a trilha Salkantay), a mais de quatro mil metros de altitude, portanto, será necessário fazer uma caminhada que, apesar de íngreme, é mais curta que a trilha das montanhas de Vinicuca, e também possui vistas espetaculares durante o percurso inteiro.


Foto: Nicolas Rénac

3. Cânion Cotahuasi
Também conhecido como o “Cânion Maravilhoso”, trata-se de nada mais, nada menos que o cânion mais profundo do mundo, com mais de 3.500 metros, além de ainda abrigar três regiões ecológicas e doze diferentes ecossistemas ao longo dos 100 quilômetros que formam esse fenômeno geológico. Esse vale, que foi formado pela erosão do rio de mesmo nome, está localizado ao sul do Peru, em uma província chamada La Unión, na região de Arequipa, e também conta em seus arredores com outros incríveis atrativos, como cachoeiras, vilas e aldeias incas, misteriosas pinturas rupestres, etc.


Foto: Manouel

4. Vulcão Misti
Nesta mesma região de Arequipa, ao sul do Peru, também existem doze vulcões (alguns que são considerados potencialmente perigosos, inclusive), e um dos mais famosos deles é o Misti, classificado como um estratovulcão (o que significa que tem forma de cone graças às erupções) e o segundo maior do país, com mais de 5.800 metros de altitude. Apesar de ser considerado um vulcão ativo, ele entrou em erupção somente quatro vezes em 500 anos, e o risco e esforço para chegar até seu cume são recompensados com uma oportunidade imperdível de ver bem de perto sua imensa cratera e de ter uma visão panorâmica de tirar o fôlego da cidade de Arequipa.


Foto: Kevin Zamani

5. Lagoa 69
Assim como o Lago Humantay, a Lagoa 69 conta com um cenário de extrema exuberância, sendo considerada uma das mais belas de toda a América do Sul – e, além disso, também fica localizada em uma das cordilheiras mais bonitas do mundo, a Cordilheira Blanca, que fica no Parque Nacional Huascarán, um dos principais atrativos da cidade de Huaraz. A trilha até a lagoa é geralmente muito tranquila, mas devido à sua altitude de mais de 4.600 metros, pode ser bastante exigente para quem não está acostumado, mas vale a pena por conta das paisagens encantadoras que se tem durante o trajeto, principalmente ao chegar nessa impressionante lagoa glaciar que possui um intenso e mágico tom azulado.


Foto: Alex Zanuccoli

6. Cordilheira Huayhuash
Considerado um dos melhores trekkings do mundo e o mais cênico do Peru graças às inúmeras paisagens pitorescas que se encontram pelo trajeto, a Cordilheira de Huayhuash é uma cadeia montanhosa declarada reserva natural que também fica localizada ao sul da Cordilheira Blanca e da cidade de Huaraz, e guarda belezas que irão deslumbrar até o viajante mais experiente, como vistas maravilhosas dos picos nevados que se elevam a mais de seis mil metros de altitude, lagoas deslumbrantes que parecem ter saído de uma cena de filme, ruínas pré-Incas, rios e riachos de águas extremamente cristalinas, e vários outros atrativos que você só acreditará se ver com os próprios olhos. O trekking tem mais de 180 quilômetros de extensão e pode ser feito em até doze dias (dois dias apenas para aclimatação), o que irá exigir bastante de quem decidir encará-lo, mas a recompensa é muitíssimo alta e, sem dúvidas, será uma aventura absolutamente inesquecível.


Foto: Paulo Tomaz

7. Lago Titicaca
Localizado na fronteira entre o Peru e a Bolívia, o famoso Lago Titicaca é o maior da América do Sul e também o lago navegável mais alto do mundo, estando a quase quatro mil metros acima do nível do mar, além de abrigar 41 ilhas (algumas delas sendo ainda habitadas) que podem ser exploradas, já que escondem centenas de espetaculares atrações. As principais delas pelo lado peruano, aliás, ficam situadas em uma cidade chamada Puno (mais famosa de todas as cidades que se encontram nos arredores do lago), onde estão as ilhas flutuantes de Urus, a Ilha Taquile e a Ilha Amantani, entre outras.


Foto: Incacity

8. Dunas de Huacachina
Comumente referido como o “Oásis de Huacachina”, trata-se de uma espécie de vilarejo situado ao sul do Peru, próximo à cidade de Ica, que abriga não só alguns estabelecimentos turísticos como também altas dunas de areias muito brancas e, no meio do nada, um belo lago de tons esverdeados e cercado por árvores – não é à toa que é conhecido como um oásis. O local chama muito a atenção dos turistas não só por causa de sua beleza e do contraste peculiar entre a natureza de um lado e seu centro comercial de outro, mas também porque é possível praticar atividades muito divertidas pelas dunas, como o sandboard (descer de prancha nas dunas, que são imensas e bem inclinadas) e o passeio de buggy.


Foto: Christopher Crouzet

9. Vale Sagrado dos Incas
Um dos atrativos mais impressionantes e fascinantes do Peru, além de um passeio imperdível para quem quer conhecer a história do Império Inca, o Vale Sagrado se trata de diversas ruínas, fortificações e construções Incas muito antigas que formam um verdadeiro museu a céu aberto e também antecedem a chegada à famosa Machu Picchu. O Vale fica situado entre os povoados de Písac e Ollantaytambo (o acesso pode ser feito através de Cusco), onde estão também suas principais ruínas e atrações, mas ele se estende, na verdade, por até nove pequenas cidades peruanas, sendo que Chinchero também conta como uma das vilas andinas que reúnem atrativos muito interessantes, como terraços, igrejas e feiras tradicionais.


Foto: Mariano Mantel

10. Gocta Falls
As Cataratas de Gocta, como é chamada em português, costumavam ser a terceira maior queda d’água do mundo – hoje em dia é a 15ª – com seus quase 800 metros de altura, sendo uma impressionante cachoeira e atração imperdível principalmente para quem gosta de trekking (são seis quilômetros até a base da catarata) e muita natureza, uma vez que, para chegar até lá, deve-se atravessar plena Amazônia peruana, que fica localizada próxima ao povoado de Cocachimba. Apesar de ser uma trilha um tanto estreita, tendo que passar por mata densa, o esforço vale muito a pena, pois é possível ver paisagens lindas durante o percurso, como várias outras quedas de águas cristalinas.


Foto: Elemaki

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.