10 pousadas para se conectar com a natureza
03/11/2020

10 pousadas para se conectar com a natureza

Foto da Capa: Pousada Ilha do Papagaio


1. Portal dos Ventos – Visconde de Mauá

Situada em Visconde de Mauá, no estado do Rio de Janeiro, a pousada Portal dos Ventos é a opção perfeita para quem quer muita tranquilidade e natureza, pois além de estar localizada entre as montanhas – sendo a pousada mais alta dessa região, a 1.600 metros de altitude, com direito a uma vista panorâmica de tirar o fôlego –, ela também se encontra muito próxima de alguns dos principais e mais belos atrativos naturais, como as cachoeiras do Escorrega e o Poção da Maromba.


Foto: Pousada Portal dos Ventos

2. Refúgio Ecológico Caiman – Pantanal

Um lugar absolutamente encantador em um dos destinos mais exóticos do país, no Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul, o Refúgio Ecológico Caiman é realmente um paraíso para aqueles que procuram uma verdadeira imersão na natureza, pois se trata de uma enorme fazenda de mais de 50 mil hectares que não só abriga diferentes hospedagens dentro de sua propriedade (o Complexo Sede e as pousadas Cordilheira e Baiazinha) como também conta com a Estância Caiman, uma fazenda de criação de gado, e um programa de conservação que preserva sua área de Reserva Particular de Patrimônio Natural, de maneira que seus hóspedes possam explorar com segurança e muito cuidado toda a grandiosa natureza desse local – que inclui rios, lagos, matas e uma das maiores concentrações de animais selvagem do Brasil – através de passeios de barco, caminhadas e um maravilhoso safári fotográfico.


Foto: Caiman

3. Parador Casa da Montanha Ecovillage – Cambará do Sul

Uma das pousadas mais charmosas e luxuosas do Brasil, o Parador fica situado no famoso Parque Nacional dos Aparados da Serra, em meio aos imponentes cânions de Cambará do Sul e aos gigantescos desfiladeiros da fronteira entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Graças a essa privilegiada localização, a pousada proporciona as paisagens mais espetaculares e ainda atividades imperdíveis, desde caminhadas com guias até passeios de helicóptero ou de quadriciclo para visitar algumas das atrações mais belas dessa região, como piscinas naturais, cachoeiras, matas e, é claro, seu principal atrativo e cartão-postal, o Cânion Itaimbezinho, que possui impressionantes dimensões.


Foto: Hotel Parador Casa da Montanha

4. Casa dos Arandis – Península de Maraú

Um hotel boutique extremamente charmoso e exclusivo, a Casa dos Arandis é um verdadeiro recanto bem de frente a uma linda praia quase totalmente deserta, rodeada por piscinas de corais, florestas, mangues, lagoas de água doce e muita beleza natural em um dos lugares mais paradisíacos do Brasil: a Península do Maraú, na Bahia. Construído de forma sustentável entre coqueiros e proporcionando um ambiente rústico e muito tranquilo, a pousada oferece bangalôs, piscina e jacuzzi, serviço de praia e vários passeios e atividades de lazer, como snorkel nas piscinas de corais, visita à Ilha da Pedra Furada, trilhas pela Floresta das Bromélias, passeio de barco pela Baía de Camamu (terceira maior do Brasil) e muito mais.


Foto: Casa dos Arandis

5. Refúgio das 7 Cachoeiras – Serra do Mar

Localizado entre três cidades do estado de São Paulo (São Luiz do Paraitinga, Cunha e Ubatuba), na imensa e exuberante região conhecida como Serra do Mar, o Refúgio das 7 Cachoeiras é exatamente como seu nome sugere – um lugar perfeito para se refugiar em meio a muita natureza e conhecer sete das principais e mais belas cachoeiras através da famosa trilha de mesmo nome, além de outras trilhas pela mata atlântica nativa, como a do Vale Encantado, e passeios que levam a piscinas naturais, rios cristalinos e muito mais.


Foto: Refúgio das 7 Cachoeiras

6. Pousada Canto das Bromélias – Aiuruoca

Essa é uma das melhores pousadas da pequena cidade mineira de Aiuruoca, mas isso não se deve somente pelo charme e sofisticação rústica da propriedade e, sim, por conta de sua privilegiada localização, no topo das montanhas do Vale dos Garcias, a 1.700 metros de altitude, descortinando a vista mais impressionante do Pico do Papagaio e da grandiosa Serra da Mantiqueira. O lugar é ideal para descansar e curtir a natureza bem de perto com muita tranquilidade, mas também é possível fazer passeios de aventura, como as trilhas até os picos e às cachoeiras (como a Cachoeira dos Garcias) e o passeio de quadriciclo ou de 4x4 ao Parque Estadual de Aiuruoca e seus principais atrativos.


Foto: Viagens Possíveis

7. Pousada Ilha do Papagaio

Exatamente como seu nome, a pousada fica situada na Ilha do Papagaio, ao sul de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e se trata de uma ilha praticamente deserta e privativa, rodeada por vegetação de mata atlântica preservada e praias de águas cristalinas que abrigam diversos animais marinhos, como golfinhos, tartarugas, baleias e até mesmo pinguins (durante os meses de inverno). Com uma natureza tão impecável dessas, você poderá fazer trilhas pelas praias da região, como a do Sonho, da Pinheira e Guarda do Embaú; fazer passeios de caiaque e barco para ilhas vizinhas também, como das Três Irmãs e dos Corais; e explorar toda a área da ilha, que abrange mais de 140 mil metros quadrados de muita natureza intocada.


Foto: Pousada Ilha do Papagaio

8. Pousada Canto Bravo – Ilhabela

Uma linda pousada “pé na areia”, a Canto Bravo se encontra bem de frente à Praia do Bonete, em Ilhabela, uma das mais famosas e paradisíacas da região, com areias brancas, um mar cristalino e de ondas fortes, ideais para surfar, e completamente rodeada por uma imensidão de verde, fazendo deste um dos destinos mais preservados e isolados do litoral norte paulista. Até mesmo para chegar até a pousada, você já estará fazendo um lindo passeio pela mata atlântica, passando por três cachoeiras (da Laje, do Areado e do Gato) e podendo observar sua rica fauna e flora.


Foto: Pousada & Restaurante Canto Bravo

9. Recanto da Floresta – São José do Barreiro

Pousada construída especialmente para o ecoturismo e turismo de aventura, o Recanto da Floresta é o lugar ideal para amantes de esportes que unem muita emoção e natureza, como trekking, rapel, mountain bike, entre outros. Situado no coração da Serra da Bocaina, no pequeno município de São José do Barreiro, essa pousada oferece diferentes roteiros para conhecer os picos, como os da Bacia e do Tira Chapéu, e as lindas cachoeiras, como as do Santo Izidro, das Posses e dos Veados, entre muitas outras atividades de aventura.


Foto: TripAdvisor

10. Ponta dos Ganchos – Governador Celso Ramos

Um resort de muito charme e luxo, a Ponta dos Ganchos se encontra em um verdadeiro refúgio escondido em Santa Catarina, em uma pequena cidade a poucos quilômetros de distância de Florianópolis conhecida como Governador Celso Ramos. Apesar de não tão conhecida como as outras praias do estado, essa região possui uma localização extremamente privilegiada na Costa Esmeralda que garante paisagens maravilhosas, com uma enseada recortada por prainhas praticamente privativas, rodeada por natureza intocada e águas tão cristalinas que proporciona um dos melhores e mais belos mergulhos.


Foto: Ponta dos Ganchos Exclusive Resort

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.