Águas termais na Chapada dos Veadeiros – O que saber
03/11/2020

Águas termais na Chapada dos Veadeiros – O que saber

Foto da Capa: Viajante Comum

A Chapada dos Veadeiros, situada no estado de Goiás, é uma das regiões mais ricas e exuberantes do país no quesito de paisagens naturais, principalmente quando se trata de sua grande quantidade de nascentes de águas cristalinas que incluem diversas cachoeiras, rios, poços etc. – não é à toa que ganhou apelido de “Berço das Águas”. Entre todos esses incríveis atrativos aquáticos, as águas termais fazem parte de um de seus principais e mais procurados passeios, pois é uma ótima e deliciosa maneira de relaxar com um banho quente após um longo dia de caminhadas e diversão.

  Quer conhecer a Chapada dos Veadeiros? Confira os pacotes e viagens do Desviantes para Chapada dos Veadeiros


Essas águas termais se tratam de piscinas naturais extremamente cristalinas e mornas que ocorrem graças ao fenômeno da geotermia – calor armazenado na crosta terrestre, que é formado por rochas de quartzito e, por isso, além de fazer com que as águas fiquem quentes, podendo atingir até 30ºC, causa também sua transparência. Além do mergulho delicioso e relaxante nesses poços de um metro de profundidade, pode-se ainda curtir uma vista espetacular do local, pois estão situadas sob céu aberto e rodeadas por muita natureza.


Acesso às piscinas termais - Foto: Viajando na Janela

Na Chapada dos Veadeiros, existem duas propriedades que abrigam as piscinas de águas termais: o Morro Vermelho e o Éden, ambos localizados praticamente uma em frente à outra, a cerca de 14 quilômetros da vila de São Jorge. Tanto o Morro Vermelho quanto as Águas Termais do Éden abrigam três piscinas termais e possuem boa infraestrutura turística, oferecendo restaurantes e cabines para trocas de roupa, mas a do Éden conta com uma estrutura um pouco melhor por alguns motivos, como as pousadas (caso você prefira se hospedar por ali mesmo e ter fácil acesso às piscinas quando quiser) e os banheiros. Para chegar até essas propriedades, basta seguir pela rodovia GO-239 que liga o município de Alto Paraíso a São Jorge por uma estrada de terra, mas que é bem conservada e segura.


Águas Termais do Morro Vermelho - Foto: Viajar Hei


Águas Termais do Éden - Foto: Viajando na Janela

Também vale a pena ressaltar que, para tirar o máximo de proveito das águas termais, opte por visitá-las durante a noite, principalmente após um dia inteiro de caminhadas, desta forma, além de poder descansar tranquilamente e relaxar os músculos nas águas mornas, você não correrá o risco de perder outros passeios que ocorrem durante os dias.


Piscinas termais à noite - Foto: TripAdvisor

Além das águas termais da Chapada dos Veadeiros, o estado de Goiás é muito popular por abrigar diversos outros atrativos aquáticos iguais a esses, como nos casos de Caldas Novas e sua vizinha Rio Quente, muito famosas por suas fontes termais. Inclusive, Caldas Novas é considerada uma das maiores hidrotermais do mundo, pois conta com dezenas de outras atividades divertidas e relaxantes para todas as idades, desde parques aquáticos com tobogãs e piscinas para praticar esportes até, é claro, os banhos termais com águas ricas em minerais.


Banho termal em Caldas Novas - Foto: Vem pra Caldas Novas

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.