10 belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
29/03/2021

10 belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é conhecida como o “Berço das Águas” devido à grande quantidade de nascentes na região, não é à toa que as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são os principais atrativos da região. São mais de vinte, algumas altas e outras menores, mas todas exuberantes e em meio a natureza, tendo, inclusive, que fazer trilha para chegar a elas. Para saber quais delas você não pode deixar de visitar, nós reunimos dez das principais cachoeiras da Chapada:

1. Cachoeira Santa Bárbara

É provavelmente a mais visitada e de maior destaque da Chapada dos Veadeiros, sua queda de 30 metros forma lindas piscinas naturais que atraem público em geral com sua fama de cachoeira mais linda da Chapada. Está localizada a poucos quilômetros da cidade de Cavalcante, dentro de uma Comunidade Kalunga, povo descendente de quilombolas, e é uma das poucas da região com capacidade limitada de visitação, tendo um tempo máximo de permanência de até uma a meia hora.


Foto: Reserva Renascer

2. Vale da Lua

Um dos principais e mais incríveis atrativos do parque o Vale da Lua é um conjunto de formações rochosas que foram esculpidas pela água do rio presente na região por mais de 600 milhões de anos até tomarem formato semelhante a crateras lunares, inspiração para o nome. A trilha para chegar até essas pedras de granito leva apenas cerca de 15 minutos, e, um pouco mais à frente, encontram-se piscinas naturais, perfeitas para banhos e para relaxar.


Foto: Ion David

3. Cachoeira Almécegas I

Situada na Fazenda São Bento, a nove quilômetros da cidade de Alto Paraíso, essa cachoeira possui uma queda de 45 metros de altura que jorra em formato de véu de noiva, além disso possui ao lado um paredão de cerca de 15 metros, tornando-a um ponto perfeito para a prática de rapel, sua água é cristalina e esverdeada, perfeita para um mergulho. O acesso até ela é através de uma trilha de nível fácil.


Foto: Ion David

4. Cachoeira Almécegas II

Apesar de terem o mesmo nome e de estarem localizadas na mesma fazenda, as duas cachoeiras são muito distintas uma da outra. A Almécegas 2 possui uma queda menor, de apenas oito metros de altura e sua trilha é mais tranquila – a partir do estacionamento, basta caminhar apenas 300 metros para chegar a sua localização. Por se tratar de quedas pequenas a cachoeira Almécegas II é perfeita para tomar um banho, são águas tranquilas para qualquer um conseguir relaxar.


Foto: Ion David

5. Cachoeira Loquinhas

Situada dentro de uma propriedade privada em Alto Paraíso a Cachoeira Loquinhas é um complexo de sete poços de águas extremamente cristalinas. Essa talvez seja a cachoeira na Chapada dos Veadeiros que tenha as águas de coloração mais impressionantes, uma deslumbrante tonalidade verde-esmeralda. Ela está localizada em uma fazenda particular e conta com uma ótima infraestrutura. A trilha até lá é extremamente fácil e tranquila, é ideal para a visitação de crianças e pessoas da terceira idade.


Foto: Ion David

6. Cachoeira Raizama


Próxima da Vila de São Jorge essa cachoeira é o encontro das águas dos rios Raizama e São Miguel que juntos formam belíssimas cascatas e piscinas que são perfeitas para uma hidromassagem natural. Os Rios citados despencam de um cânion de cerca de cem metros de extensão e de até cinquenta metros de profundidade o que a torna um excelente ponto para a prática de canionismo. A trilha até lá é curta, com apenas dois quilômetros de percurso, e pode ser percorrida em 1 hora de caminhada, com paradas para banhos.

7. Cachoeira do Segredo

Segredo é um nome perfeito para essa cachoeira, localizada em uma zona mais afastada do parque sempre consideraram uma cachoeira escondida e ai se formou o nome Segredo que tem uma queda de cem metros de altura e um poço profundo. A trilha até essa cachoeira é feita em cerca de seis quilômetros de percurso (ida e volta) que passa dentro da densa mata ciliar, pelo rio São Miguel e por algumas piscinas naturais. O esforço da caminhada vale a pena ao chegar à uma das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros.


Foto: Mochilando com Nat

8. Cachoeira São Bento

Situada dentro da fazenda de mesmo nome ao lado da Cachoeira Almécegas II, essa cachoeira possui uma queda que, apesar de pequena, forma uma profunda piscina natural, perfeita para mergulho e natação. Se encontra em uma propriedade privada, conta com uma trilha muito fácil e também com boa infraestrutura no local para atendimento aos visitantes, o que a torna um ótimo passeio para crianças e idosos.


Foto: Cecilia Heinen

9. Cataratas dos Couros

Dentro da fazenda Boa Esperança, em Alto Paraíso, está situado um dos mais belos conjuntos de cascatas, corredeiras, piscinas, paredões e cachoeiras da Chapada. Em uma sequência de quatro quedas no rio Couros, sendo que a mais alta delas chega até quinze metros, pode ser acessada através de uma caminhada de aproximadamente 1,5km margeando o Rio dos Couros.


Foto: Emilia Abreu

10. Saltos do Rio Preto

Essa Cachoeira é um dos principais cartões postais do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a apenas um quilômetro da vila de São Jorge encontram-se dois saltos formados pelas águas do rio Preto, o primeiro de 120 metros de altura e o segundo de 80 metros, ambos formando um grande poço de 300 metros de diâmetro, perfeito para banhos. O primeiro salto não é aberto para visitação, mas pode ser admirado de seu mirante após uma trilha de quatro quilômetros, logo após há o segundo salto com um pouco menos de dois quilômetros de distância.
Foto: Ion David

 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.