As belíssimas lagoas de Jericoacoara
07/11/2016

As belíssimas lagoas de Jericoacoara

Situado a cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, no estado do Ceará, Jericoacoara (ou Jeri) é considerado um dos destinos mais bonitos e charmosos de todo o nordeste brasileiro. Sua beleza, composta por dunas, mares cristalinos, mangues, formações rochosas e diferentes biomas, já é conhecida mundialmente e atrai tanto os brasileiros quanto turistas de todos os cantos do planeta. Uma de suas atrações mais imperdíveis, importante parte do roteiro de qualquer pessoa que visita esse lugar exuberante, são suas lagoas de águas doces e de profundos tons que variam do azul ao verde que se formam na época de chuvas e são famosas principalmente por causa das redes, onde é possível deitar e relaxar dentro da água. Para saber quais você não pode deixar de visitar, nós reunimos as principais lagoas da região.



1. Lagoa do Paraíso
Localizada a cerca de trinta minutos da vila de Jericoacoara, no município de Jijoca, essa é um dos cartões-postais da região e é fácil de entender o porquê – suas águas doces são as mais cristalinas entre todas as lagoas, com tons que variam do verde ao azul e se parecem com o mar caribenho, perfeitas para um dia relaxante deitado nas redes coloridas. Além disso, conta com uma boa infraestrutura turística, com restaurantes, bares e ainda um dos melhores beach clubs do Brasil, o The Alchymist. Há três maneiras para chegar até lá: de caminhonetes ou jardineiras, que oferecem transporte coletivo; de carro particular; ou de bugue, em um passeio que pode incluir ainda outras atrações, como a Pedra Furada.


Foto: Alan Franco

  Quer conhecer Jericoacoara? Conheça os pacotes do Desviantes para esse belo destino


2. Lagoa do Coração
Diferentemente das outras lagoas, a do Coração é menos conhecida e um pouco menor também, e, portanto, não tem muita infraestrutura turística além das redes dentro da água, mas não quer dizer que não lhe garantirá muita diversão e um excelente banho relaxante. Tem um cenário cercado por dunas de areia brancas que lhe dá aparência de um oásis em meio a um deserto, além de permitir a prática de skibunda, uma divertida atividade que consiste em descer a pequena montanha até cair dentro de suas águas mornas. Como são também águas muito calmas, é possível ainda praticar stand-up paddle ou então ficar apenas boiando e curtindo a tranquilidade e silêncio da região.


Foto: Thyrone

3. Lagoa da Torta (Tatajuba)
A praia de Tatajuba, entre Jericoacoara e Camocim (a aproximadamente trinta quilômetros de Jeri), faz parte da Área de Proteção Ambiental e é famosa pelas enormes dunas, coqueirais altos e mar calmo. Mas o que realmente atrai turistas a ela é a Lagoa da Torta, onde é possível relaxar nas famosas redes que ficam dentro de suas águas cristalinas ou então nas mesas das barracas que contornam o lugar enquanto lhe são servidos comidas e bebidas e você aprecia a belíssima paisagem. A melhor opção de como chegar até lá, além de também a mais divertida, é de bugue, que passa ainda por outras atrações no caminho, como o berçário de cavalos-marinhos, um mangue e a Duna do Funil.


Foto: Momentos Pelo Mundo

4. Lagoa Azul
Assim como a do Paraíso, a Lagoa Azul é também um dos pontos mais visitados de Jeri, ambas fazendo jus aos nomes que tem, e apesar de estarem separadas entre os municípios de Jijoca e Cruz, trata-se de um só espelho d’água, mas que ganha nomes diferentes nesses dois trechos, o que torna possível a visita às duas em um único passeio. No entanto, ao contrário de sua vizinha, a Lagoa Azul é mais rústica e não conta com a mesma infraestrutura, sendo apenas algumas barracas mais simples, mas possui também as redes para relaxar dentro de suas águas cristalinas de tons azulados e ainda trampolins de madeira.


Foto: Viagens de Maluco

  Quer ir mais a fundo? Confira nossos pacotes de viagem para a Rota das Emoções. Além de Jericoacoara, inclui os Lençóis Maranhenses e o litoral do Piauí.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.