8 Belas Cachoeiras da Serra da Canastra
29/08/2016

8 Belas Cachoeiras da Serra da Canastra

Considerado um dos mais importantes parques nacionais do Brasil, a Serra da Canastra abrange uma área de mais de 70 mil hectares e seis municípios do estado de Minas Gerais, sendo eles São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. A região é dona de uma das paisagens mais deslumbrantes de todo o país, principalmente graças as belas cachoeiras da Serra da Canastra, muitas delas formadas pelas águas do Rio São Franscisco que é um dos principais cursos d’água da América do Sul, e nasce ali mesmo, nas partes altas da Serra da Canastra.

Há uma ampla variedade de cachoeiras na Serra da Canastra para escolher, algumas de alturas incríveis e outras, apesar de menores, de beleza igualmente exuberante, que podem ser alcançadas tanto através de trilhas mais pesadas quanto por caminhadas mais leves ou feitas até de carro. Com isso, nós selecionamos as melhores delas para que você não deixe de conhecer nenhuma dessas atrações imperdíveis.

Se depois de conhecer essas maravilhas você quiser conhecer a Serra da Canastra. Conheça nossos pacotes de viagem para Serra da Canastra

1. Cachoeira Casca D’Anta: Principal atração e cartão-postal da Serra, essa cachoeira possui uma sequência de cinco quedas das águas do rio São Francisco, sendo que a maior delas tem quase 200 metros de altura, impossibilitando qualquer visitante de chegar muito próximo devido à sua força. Há duas maneiras de vê-la: pela parte de cima, através de uma trilha leve de onde pode-se observar sua grande queda do mirante e ainda encontrar um poço para banhos; e pela parte debaixo, podendo avistá-la de frente e por completo e também dando acesso ao seu poço grande e profundo.



  A visita Casca D' Anta faz parte de um de nossos pacotes de viagem. Confira o pacote de Final de semana na Canastra.


2. Cachoeira da Chinela: Situada em uma propriedade particular próxima ao município de Vargem Bonita, a cachoeira se encontra entre montanhas que margeiam a serra e é acessível por uma trilha que, apesar de fácil, não é muito bem sinalizada. No caminho até a cachoeira há diversas plantas de babosa, uma casa de roça feita de barro e, finalmente, a bela queda e seu profundo poço, excelentes para banhos.


Foto: José Magalhães

3. Cachoeira da Parida: Apesar de estar localizada fora do parque nacional, em uma fazenda particular a 90 quilômetros do município de Sacramento, e ser uma das cachoeiras menos frequentadas por causa de sua distância, é uma das mais bonitas cachoeiras da Serra da Canastra, onde suas duas quedas d’água brotam de um pequeno cânion e formam poços de águas profundas e cristalinas. No terreno da fazenda é ainda possível ver um sítio arqueológico com pinturas rupestres.


Foto: Paulinho Nolli

4. Cachoeira do Cerradão: A dez quilômetros do município de São Roque de Minas, a área da cachoeira do Cerradão foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural pelo Ibama para preservar todas as suas nascentes, as vegetações de cerrado e mata ciliar, e, é claro, sua cachoeira, uma das mais altas da serra, com uma queda de cerca de 200 metros de altura que é dividida em três lances e forma uma incrível piscina natural de águas muito cristalinas, perfeita para banhos.


Foto: Regina Nicoletti

5. Cachoeira do Fundão: Situada em uma área particular a cerca de 50 quilômetros de São Roque de Minas, essa cachoeira possui uma queda de 80 metros de altura formada pelas águas do rio Santo Antônio, que caem em seu poço de forma um tanto violenta, formando pequenas ondas. É dona de uma beleza exótica que se mantém intacta devido à dificuldade de seu acesso. Essa cachoeira da Serra da Canastra já foi destaque no blog do Desviantes e está citada com uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais.


Foto: Renata Bossle

6. Cachoeira do Jota: Também conhecida como Cachoeira da Gurita, está situada em área particular, ao lado do povoado de São João Batista, a cerca de 50 quilômetros de São Roque de Minas. Sua queda forma dois poços – o de cima é um pouco mais fundo, enquanto o de baixo é raso e permite a proximidade às águas que caem para tomar uma ducha.


Foto: Zé Maria

7. Cachoeira dos Rolinhos: Com cerca de 300 metros de altura, caindo em forma de cascata, e poços de 50 metros de extensão, é a maior cachoeira da Serra da Canastra e pode ser admirada pela parte alta do mirante, que fica dentro do parque nacional. No entanto, para ter uma vista de toda a cachoeira, você precisará descer por uma trilha situada fora do parque, e, para isso, é necessário o acompanhamento de um guia.


Foto: Gustavo Maximo

8. Cachoeira Rasga Canga: Na estrada da parte alta do parque nacional, a dez quilômetros da Cachoeira dos Rolinhos, está a Cachoeira Rolinhos Parte Alta, apelidada de Rasga Canga e formada pelo mesmo córrego. Possui quatro quedas d’água, sendo a maior delas de quinze metros de altura, que caem sobre dois poços rasos e cristalinos, ideais para banhos e para receber uma massagem natural.


Foto: Halley Pacheco de Oliveira

  A visita a Cachoeira Rasga Canga faz parte de um de nossos pacotes de viagem. Confira o pacote de Final de semana na Canastra.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.