Conheça a Cachoeira Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros
08/08/2016

Conheça a Cachoeira Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado ao nordeste do estado de Goiás que abriga o Parque Nacional de mesmo nome, considerado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial, e oito municípios – Alto Paraíso, Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina. Por causa da grande quantidade de nascentes de águas cristalinas, a Chapada é também conhecida como o Berço das Águas, portanto, não é exagero algum dizer que essa região reúne as mais variadas e exuberantes cachoeiras de todo o Brasil.

O maior exemplo da rara e imponente beleza das cachoeiras da Chapada é a Santa Bárbara, uma das mais visitadas e de maior destaque. Apesar de não ser a mais alta, com um pouco mais de trinta metros de altura, forma grandes piscinas naturais de tons que variam do verde-esmeralda até o mais profundo azulado. É também uma das poucas da região com capacidade limitada de visitação e com tempo máximo de permanência de até uma hora e meia, portanto, é importante chegar cedo – se possível, tente ir entre às 11h e 13h, quando o sol se encontra bem em cima da cachoeira e torna a água ainda mais nítida.

Foto: Reserva Renascer

A cachoeira Santa Bárbara, a pouco menos de trinta quilômetros de distância do município de Cavalcante, se encontra dentro da Comunidade Kalunga, povo descendente de quilombolas que viveram na região há mais de 200 anos. Para chegar até lá, é necessário passar por uma espécie de Centro de Atendimento ao Turista, onde você poderá contratar um guia Kalunga. Ele irá primeiramente lhe mostrar o restaurante local, onde você poderá reservar seu almoço, que é preparado enquanto você faz o passeio e, na volta, já está tudo pronto para você apenas sentar e comer. O preço gira em torno de vinte a trinta reais por pessoa e é possível se servir à vontade, com opções de salada, feijão, arroz, galinha e farinha de carne seca.


  Quer conhecer a Cachoeira Santa Barbara e outras belezas? Confira esse pacote de 8 dias na Chapada dos Veadeiros


Em seguida, o trajeto para chegar à cachoeira começa de carro, que dura cerca de trinta quilômetros em uma estrada de terra. A partir de um certo ponto, você terá que descer e continuar ou a pé, em uma trilha sem muitas dificuldades de seis quilômetros, ou então pagar uma taxa para que um tipo de traslado lhe leve por cinco quilômetros para encurtar o percurso. Se você optar por fazer a trilha completa a pé, será compensado pela paisagem de rios e colinas cobertas de campos floridos.


Logo antes de chegar à cachoeira principal, você poderá ver a Santa Bárbarazinha, com uma queda d’água que, apesar de pequena, possui uma coloração turquesa de tirar o fôlego. Finalmente, após uma curta subida, chega-se à Santa Bárbara e ao seu profundo e cristalino poço que contém sais de carbonato, o que causa a precipitação de partículas e permite que suas águas reflitam o verde da vegetação.

O valor pago ao guia Kalunga também dá direito à uma visita à cachoeira Capivara, que, apesar de não apresentar os mesmos tons encantadores das águas da Santa Bárbara, é ainda extremamente bonita, com diversas quedas e poços profundos, perfeitos para banhos.


Foto: Ion David

A melhor época para visitar a cachoeira Santa Bárbara e vê-la com suas águas bem nítidas e com tons azulados é no período de seca, uma vez que, no período de chuvas, a água fica mais turva e escura e a trilha mais escorregadia. Vale a pena também ir durante a semana, como nas terças-feiras (de segundas-feiras, o Parque Nacional está fechado), pois o fluxo de visitantes é muito menor.

  Já tinha visto algo do tipo? Confira todos os pacotes de 4 a 8 dias para a Chapada dos Veadeiros e veja essas e outras belezas

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.