Cavernas do Peruaçu: Onde fica e como chegar
28/10/2020

Cavernas do Peruaçu: Onde fica e como chegar

Foto da Capa: Wikipédia


Um destino extremamente esplêndido, com cenários que parecem ser de outro mundo, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está localizado ao norte do estado de Minas Gerais e se trata de um lugar de absoluta fascinação e admiração, principalmente entre pesquisadores, por conta de atrações que datam há milhões de anos, possuem imensa importância histórica e, o que mais surpreende, ainda se encontram muito bem preservadas. Entre algumas das mais curiosas e maravilhosas paisagens que essa importantíssima unidade de conservação abriga estão pinturas rupestres pré-históricas ainda muito estudadas, sítios arqueológicos e, é claro, assim como sugere no nome do Parque, as famosas cavernas de tamanha imponência que deixa qualquer um boquiaberto.


Foto: Wikipédia

Para explorar a maioria dessas atrações, principalmente cavernas e sítios arqueológicos, a melhor maneira – além de ser a mais prática e, é claro, divertida para conhecer o máximo possível sem perder muito tempo – é através das trilhas, que percorrem os principais cenários do Parque, sem contar que, desta forma, você poderá entrar em contato direto com a natureza, que inclui diferentes biomas (Cerrado e Caatinga) e flora e fauna com espécies em extinção.

Por exemplo, uma das trilhas mais famosas é também a que leva a uma das principais atrações e cartão-postal do Parque, a Gruta do Janelão, uma enorme caverna que abriga a maior estalactite do mundo. Outra trilha imperdível é do Arco do André, um pouco mais desafiadora que a da Gruta do Janelão devido a suas subidas e descidas íngremes, mas que vale muito a pena para admirar as imponentes cavernas e seus mirantes naturais de tirar o fôlego.


Gruta do Janelão - Foto: Viagens Possíveis

Já para quem prefere caminhadas mais leves e que envolvem as curiosas e extraordinárias pinturas rupestres pré-históricas, as trilhas da Lapa dos Desenhos é um passeio que não pode ficar de fora de sua lista, pois é o melhor ponto de todo o Parque Nacional para observar as mais conservadas e diferenciadas pinturas, que estão gravadas em cores ainda totalmente vívidas nas paredes rochosas das cavernas. É um verdadeiro museu a céu aberto!



Para chegar até o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, você pode optar por ônibus ou carro (de qualquer forma, o acesso é muito fácil) a partir da cidade de Januária, que fica apenas a 45 quilômetros de distância; já para quem precisar pegar voo até lá, o aeroporto mais próximo é o de Montes Claros, a 200 quilômetros da entrada do Parque.

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.