A Chapada dos Veadeiros e a melhor época para ir
24/07/2017

A Chapada dos Veadeiros e a melhor época para ir

Foto da Capa: Ion David

A Chapada dos Veadeiros, uma fascinante região de cerrado situada ao nordeste de Goiás, logo no coração do Brasil e no ponto mais alto do Planalto Central, é lar de alguns dos cenários mais bonitos de todo o país e de uma riquíssima biodiversidade que fazem deste um dos principais destinos brasileiros do ecoturismo, incluindo cachoeiras e rios cristalinos, piscinas naturais, formações rochosas de mais de um bilhão de anos e muitas outras atrações imperdíveis. Além disso, essa chapada também é conhecida como um dos pontos mais místicos do Brasil por conta da presença de cristais de quartzo e pinturas rupestres, sendo até mesmo considerada uma fonte de fortificação e curas espirituais para grupos de místicos, espiritualistas etc.



A Chapada dos Veadeiros é um destino de viagem imperdível que todos os amantes de natureza deveriam conhecer. Se ela faz parte de seus planos, saber quando é a melhor época para visitá-la será muito importante. E isso vai depender muito do seu estilo de viagem e dos passeios e atividades que você quer fazer.

  Quer conhecer a Chapada dos Veadeiros? Entre e veja nossos pacotes na Chapada


Primeiramente, vale lembrar que não existe épocas ruins para viajar para essa incrível chapada – por conta de seu clima semitropical, as temperaturas permanecem amenas durante o ano todo e variam de 24°C a 26°C – portanto, há apenas períodos mais ideais para fazer um certo tipo de passeio ou ir a atrações específicas.


Fonte: Climatempo

Por exemplo, apesar da estação chuvosa ocorrer entre os meses de Outubro a Março (sendo Dezembro o mês mais chuvoso), esse período é excelente para quem quer ver as cachoeiras com grande volume d’água, já que os rios e piscinas naturais estarão muito mais cheios; em contrapartida, quem optar por viajar para a Chapada durante os meses de inverno pode achar algumas dessas cachoeiras quase sem água, como são os casos das Cachoeira do Sertão Zen e Cachoeira do Abismo, que “secam” no frio.


Cachoeira do Sertão Zen


Cachoeira do Abismo - Foto: Vitor Marigo

Mas isso não acontece com todas elas, pois nos casos da Cachoeira Santa Bárbara e da Cachoeira Capivara, o melhor período para visitá-las é na estação seca, que ocorre entre os meses de Abril a Setembro, quando as águas estão muito mais cristalinas (sem as chuvas, os poços que se formam dessas cachoeiras não ficam barrentos e suas águas tomam uma coloração impressionante). Além disso, essa época de seca é também ótima para quem quer fazer trekking, já que não chove nesse período e o clima mais seco de montanha é ideal para a prática dessa atividade.


Cachoeira Capivara

É também importante ressaltar que conhecer certos atrativos pode ser mais fácil ou um pouco mais difícil, dependendo da época de sua viagem. Na alta temporada, que ocorre nos meses de verão (principalmente em Janeiro e Fevereiro) ou então nas férias de Julho, os grupos de passeios são maiores e a Chapada pode ficar com um maior número de turistas, o que dificulta o acesso a algumas atrações, como a Cachoeira Santa Bárbara, que possui capacidade limitada de visitação com tempo máximo de permanência de até uma hora e meia. Já em meses menos populares entre os viajantes, é mais fácil de explorar a região com tranquilidade e de encontrar mais opções de hospedagem – a Chapada dos Veadeiros tem uma ótima infraestrutura turística, mas será mais tranquilo de se hospedar nas principais cidades, como Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante.


Cachoeira Santa Bárbara

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.