Deserto do Atacama: Onde fica e como chegar
07/05/2018

Deserto do Atacama: Onde fica e como chegar

Foto da Capa: Cissa Ferreira


O Deserto do Atacama é, sem dúvidas, um dos lugares mais fascinantes e impressionantes do mundo. Não só é considerado o deserto mais árido e alto que existe, mas abriga ainda vários outros tipos de cenários que vão muito além de um mar de areia que se estende por mais de cem mil quilômetros quadrados – são gêiseres, milhares de vulcões (sendo que centenas deles ainda estão ativos), belíssimas lagoas, sítios arqueológicos, formações rochosas que parecem ter vindo de outro planeta e diversas outras paisagens capazes de deixar qualquer um encantado.


Laguna Quepiaco - Foto: A. Duarte


Gêiser - Foto: Cissa Ferreira

Apesar de abranger uma área imensa – está localizado ao norte do Chile e se espalha pelas fronteiras com a Argentina, Bolívia e até o Peru –, existem poucas cidades em seu entorno por causa das temperaturas e condições no deserto que podem ser um tanto extremas (pode chegar a 40°C durante o dia e depois baixar para 0°C durante a noite). No entanto, San Pedro de Atacama é a cidade mais famosa e considerada como “base” para quem quer conhecer a região, e mesmo se tratando de um vilarejo rústico com cerca de apenas cinco mil habitantes, conta com boa estrutura para receber os turistas, oferecendo vários tipos de hospedagens, desde albergues simples até hotéis de luxo, e ainda diversas agências turísticas para comprar passeios.


San Pedro de Atacama - Foto: Adriana

Outra opção para se hospedar é na cidade de Calama, que, apesar de estar a cem quilômetros de distância de San Pedro de Atacama e não ser ideal para quem prefere facilidade de acesso às principais atrações da região, conta com estrutura turística melhor e é também onde fica o aeroporto mais próximo. No entanto, não existem voos diretos do Brasil para Calama, sendo necessário então fazer conexão na capital Santiago, que fica a mais de mil quilômetros de distância, para finalmente poder seguir ao Deserto do Atacama (seja seu destino final Calama ou San Pedro).


Calama - Foto: @Chile_Satelital

Da maioria das cidades do Brasil até Santiago, a viagem é rápida e bem tranquila (de São Paulo, são apenas quatro horas de duração, e do Rio de Janeiro são quatro horas e meia) e companhias aéreas como Avianca, Gol e Latam operam linhas diretas diariamente; já de Santiago para Calama, os voos duram até duas horas e são operados pela Latam, Sky Airline ou JetSmart. Caso você prefira continuar para San Pedro de Atacama, onde nós aconselhamos que se hospede pela facilidade de acesso, a melhor maneira de chegar até lá seria contratando serviços de transfer no próprio aeroporto, já que não existem ônibus que saiam do aeroporto até o vilarejo de San Pedro – somente ônibus que saem de dentro da cidade de Calama até lá, mas a opção mais fácil e confortável é, com certeza, de transfer.



Há também a opção de ir de ônibus de Santiago diretamente até San Pedro do Atacama, mas vale ressaltar que, apesar de mais barato, a viagem será muito mais longa e você perderá tempo, pois para realizar esse percurso todo, a duração pode ser de até 24 horas; caso tenha interesse ainda assim, algumas companhias como Pullman e TurBus operam linhas diretas. Você também pode optar por fazer a viagem de carro, mas como se trata de um deserto onde sinais de celular e/ou GPS não funcionam, é importante ter pelo menos um pouco de experiência de off-road antes de se arriscar, e, ainda assim, nós aconselhamos deixar o carro de lado na hora dos passeios e contratar um guia ou tour para essa parte.


Veículo 4x4 no Deserto - Foto: vincentraal

Outra dica legal é saber quantos dias ficar no Deserto do Atacama para poder explorar todas suas riquezas, que não são poucas. Nosso conselho é permanecer no mínimo seis dias (máximo sete ou oito dias) na região para conseguir fazer uma viagem tranquila, sem pressa e sem correr risco de perder atrações importantes, mas também para poder se aclimatar, já que fica a 2.500 metros de altitude e, em certos lugares e passeios, pode chegar até 5.500 metros.

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.