Conheça o mergulho livre ou snorkeling
10/02/2014

Conheça o mergulho livre ou snorkeling

O snorkeling, também conhecido como mergulho livre, é uma modalidade de mergulho normalmente praticada para fins de recreação e lazer. No snorkeling o mergulhador usa apenas três equipamentos: máscara, nadadeiras e o snorkel, tubo usado para respirar sob a água e que possui em média entre 35 e 45 cm de comprimento. Na modalidade esportiva, o snorkeling recebe o nome de apneia e basicamente consiste em o mergulhador permanecer o maior tempo possível submerso ou atingir a maior profundidade, tudo sem o auxílio de equipamentos para respiração.

A história do snorkeling ou mergulho livre é bem antiga. Conta a lenda que em 3.000 A.C. alguns homens utilizavam juncos furados para respirar debaixo da água. Em um episódio da história, o snorkel foi bem importante para a sobrevivência de um povo, conta-se que moradores da região da Itália usaram juncos como snorkels para respirar de baixo da água e esconderem-se de tropas Romanas.

Curiosidade
Já parou para pensar quanto tempo você consegue ficar submerso ou qual é a maior profundidade que você consegue atingir sem a ajuda de equipamentos para respirar? Uma pessoa, sem afinidade com o esporte, fica em média 30 segundos e atinge uma profundidade de 5 metros. Mas alguns atletas estão levando esses números ao extremo: O dinamarquês Stig Severinsen permaneceu durante 22 minutos em baixo d´agua sem o auxílio de cilindros de ar, detendo o atual recorde mundial de maior tempo de mergulho em apneia, segundo o Guiness. O belga Patrick Musimu chegou aos inacreditáveis 209,6 metros de profundidade também apenas com o ar dos seus pulmões.


Equipamentos

Nadadeiras: Aumentam a propulsão na água e permitem uma movimentação mais leve e harmoniosa, diminuindo a chance de espantar os animais ao redor. Dê preferência para nadadeiras de tamanho médio e resistentes. 
Como utilizar: Se precisar andar com as nadadeiras, procure andar de costas para a correnteza das ondas, do contrário será muito difícil se mover em direção à água. Para nadar, faça movimentos firmes e evite a flexão dos joelhos.

Máscara: Impede o contato da água com os olhos e o nariz e aumenta a visibilidade durante o mergulho.
Como utilizar: A máscara deve estar firme no rosto, mas não muito apertada, ou poderá causar desconforto com o aumento da pressão nos momentos de submersão. Pouco antes do mergulho, com a máscara ainda seca, esfregue saliva em toda a superfície do vidro, a saliva diminui as chances da máscara embaçar e de você perder visibilidade durante o mergulho.

Snorkel: O principal equipamento. Permite respirar com a cabeça voltada para baixo.
Como utilizar: O snorkel deve ser preso à tira da máscara. O mais importante sobre o snorkel é saber que durante a submersão, quando o snorkel entra inteiramente na água, ele irá se encher de água e por isso no momento de retorno à superfície é preciso assoprar com força para que água saia pela válvula e a respiração possa ser retomada. Se você não tem experiência com snorkeling, é aconselhável treinar a limpeza do tubo no raso antes de partir para mergulhos mais profundos. Saber liberar a água do snorkel de maneira tranquila é essencial para fazer um bom mergulho.


Onde praticar
O snorkeling pode ser praticado em rios, lagos, piscinas ou no mar. A grande atração para os praticantes do esporte é observar a vida subaquática e ai que está a tecnologia por trás do snorkeling: os equipamentos permitem que o mergulhador possa respirar ao mesmo tempo em que observa a vida aquática. O tubo snorkel é usado para respirar ar da superfície enquanto os olhos, o nariz e a boca estão submersos, assim não se perde um segundo da atração e você pode permanecer por um longo período na água.

O Brasil é um país de grande potencial para o snorkeling. As águas quentes e calmas da costa brasileira revelam muitas espécies de peixes, crustáceos, medusas e algas. Toda a costa brasileira oferece pontos de bom snorkeling, mas o grande destaque fica com a costa Nordeste, entre os estados de Alagoas e Pernambuco. Essa região apresenta uma formação de corais que se estende por mais de 130 quilômetros de costa. Os principais pontos para mergulho nesta região são: São Miguel dos Milagres, Maragogi, Tamandaré e Porto de Galinhas. Para quem está no Rio de Janeiro, Búzios e Ilha Grande são lugares mais próximos e não ficam para trás na beleza das águas.

Se a ideia for praticar snorkeling em rios, Bonito no Mato Grosso do Sul é o melhor destino para você. As águas são assustadoramente cristalinas e apresentam uma grande variedade de peixes. O lugar também possui cavernas submersas, que podem ser visitadas pelos mergulhadores mais experientes.

Maragogi - Alagoas                                           Bonito - Mato Grosso do Sul

Precauções

  • Evite áreas de entrada e saída de barcos: Durante o mergulho é comum esquecermos do mundo ao redor e ficarmos atentos somente à vida marinha, por isso você raramente irá notar a aproximação de embarcações ou jet skis a tempo de desviar-se. Por mais tentador que seja, a região de tráfego de barcos deve ser evitada ao máximo pelo mergulhador de snorkel.
  • Fique atento com o sol: A sua pele pode ficar exposta ao sol enquanto estiver mergulhando. Não se esqueça de passar protetor solar e dê preferência para algum que seja à prova d’água.
  • Tome muito cuidado com os corais: Há dois motivos para seguir esta precaução. Primeiro - Os corais são estruturas muito frágeis e qualquer contato pode destruir o que levou anos para se formar. Segundo - Os corais são pontiagudos e podem causar ferimentos com um leve contato.
  • Não toque em nada: Nunca toque em nada que você não conheça. Alguns animais são venenosos e podem causar ferimentos, outros são muito frágeis e podem sofrer danos com o toque. A beleza é grande, a curiosidade também, mas deixe a apreciação somente para os olhos.
  • Conheça as correntezas do local: O costões e cantos de praia são ótimos lugares para a prática do snorkeling, além de abrigar maior diversidade de vida marinha, também permitem entrar mais fácil no mar, depois do ponto de arrebentação. No entanto, são áreas que podem sofrer influência de correntezas e levar o mergulhador para longe de seu destino. É sempre importante conhecer o local de mergulho, não só as correntezas como o tamanho e a força das ondas.

ica Desviantes
Para praticar snorkeling no mar, procure áreas longe da arrebentação das ondas, com águas claras e tranquilas. Além de oferecer menos risco ao mergulhador, as águas calmas permitem maior visibilidade e abrigam maior variedade de vida marinha.

Veja algumas imagens de mergulhos realizados em Fernando de Noronha - PE e Arraial do Cabo - RJ. Dois paraísos para o Snorkeling!

Snorkeling Noronha

Cardume Mergulho Fernando de NoronhaTubarões Snorkeling Noronha

Costão Mergulho Arraial do CaboSnorkeling em Arraial do Cabo

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.