As incríveis Grutas do Brasil
28/03/2017

As incríveis Grutas do Brasil

O Brasil esconde grutas com formações rochosas muito exóticas e de águas cristalinas, que além de serem um colírio para os olhos, também podem servir como ótimos lugares para um mergulho. A beleza é tão grande, que esses lugares lembram paraísos encantados e nos dão a sensação de estarmos em outra dimensão.

Gruta do Lago Azul
Localizada em Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, essa é uma das mais bonitas grutas do país, sendo, inclusive, considerada o cartão-postal da região e também um monumento natural brasileiro. Para poder admirar toda sua beleza, é necessário encarar uma escadaria de quase 300 degraus, mas o esforço vale a pena ao se deparar com tanta exuberância, que se deve à formação rochosa da gruta, formada por estalactites e estalagmites, e principalmente ao seu lago, que chega a 120 metros de largura e 90 metros de profundidade e cujas águas cristalinas possuem um incrível e intenso tom azulado.



   Conheça Bonito! Veja nossos roteiros para Bonito


Poço Azul
Esse é um dos mais belos e famosos atrativos da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, e é muito fácil de entender o porquê – a gruta é “inundada” por águas extremamente transparentes e de tons muito azulados, daí a origem de seu nome. É possível ainda nadar em seu poço, e, apesar da profundidade de quase vinte metros, as formações rochosas que ficam submersas continuam muito nítidas, tamanha a transparência da água. Além disso, ocorre em alguns períodos do ano um fenômeno natural nessa caverna de tirar o fôlego de qualquer um, onde raios solares a penetram e formam um feixe de luz dentro do poço que faz suas águas ficarem com uma cor azul turquesa ainda mais bonita e intensa.



Poço Encantado
Também situada na Chapada Diamantina, não muito longe do Poço Azul, a gruta do Poço Encantado realmente merece o nome que tem. Sua profundidade é ainda maior, com 60 metros, mas suas águas também são tão cristalinas que é muito fácil de ver com extrema nitidez tudo que há em seu fundo, como rochas, galhos e troncos de árvores. O espetáculo natural da incidência dos raios solares acontecem nessa gruta também e, em alguns meses do ano, como em Julho, a intensidade do sol e sua posição podem favorecer tanto que até mesmo o teto da caverna se ilumina com a cor azul das águas.



   Conheça a Chapada Diamantina! Veja nossos roteiros para a Chapada Diamantina


Gruta do Quati
O Monte Roraima, um dos lugares mais fascinantes, misteriosos e exuberantes do mundo, é uma montanha situada na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana, e possui algumas das mais belas paisagens e atrações naturais que um viajante irá presenciar. A Gruta do Quati é uma delas, onde turistas montam acampamentos (o local é inclusive conhecido como “Hotel Quati”) com direito de acordar com uma vista de tirar o fôlego do mirante de mesmo nome que fica na parte brasileira do Roraima.


Foto: Mochilando

   Conheça o Monte Roraima! Veja nossos roteiros para a Chapada Diamantina


Boqueirão de Pedra Furada
O sítio Toca do Boqueirão da Pedra Furada, situado no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado de Piauí, é um dos mais importantes sítios arqueológicos da região e até do Brasil, pois guarda em seu interior pinturas rupestres de mais de dez mil anos atrás e outros vestígios da presença humana mais antiga das Américas (alguns que datam até cem mil anos). O local ainda conta com excelente infraestrutura para receber visitantes e é uma experiência incrível e absolutamente imperdível para quem gosta de passeios históricos e culturais, pois é como uma viagem no tempo.



   Conheça a Serra da Capivara! Veja nossos roteiros para Serra da Capivara


Gruta do Anjo
Uma das atrações mais impressionantes da cidade de Socorro, que localiza-se na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo, essa gruta costumava ser local de uma antiga mineração que extraía minerais como quartzo e granito, entre outros; quando as atividades foram desativadas, as infiltrações e nascentes d’água formaram uma piscina natural de água mineral. Em seu interior, visitantes poderão fazer passeios de pedalinho por esse poço para conhecer suas imensas e belíssimas galerias e observar o viveiro natural de carpas japonesas que habitam as águas geladas.



   Conheça Socorro! Veja nossos passeios em Socorro


Gruta da Pratinha
Ligada à uma outra gruta da região (a Gruta Azul), em um pequeno município chamado Iraquara, na Chapada Diamantina, a Pratinha está entre uma das mais exuberantes do mundo, e isso deve-se principalmente ao rio de mesmo nome que forma seu poço, onde existe uma grande concentração de calcário que faz suas águas, já muitíssimo cristalinas, tomarem uma mistura de tons de verde, azul e prata. Como está situada em uma propriedade privada, há uma excelente infraestrutura para receber visitantes, portanto, é possível nadar nesse belíssimo poço e, para quem quiser, são dados máscaras de mergulho na entrada da caverna.



Gruta Lapa Doce
Essa gruta, também localizada na Chapada Diamantina, é a terceira maior do Brasil, com cerca de dezessete quilômetros de extensão, mas tendo apenas 850 metros de sua área total abertos para visitação. Em seu interior, pode-se observar diversas fascinantes formações rochosas, como estalagmites, estalactites, cortinas, amplos salões e muitas outras, que possuem formatos curiosos que lembram sapos, anjos e até um lustre e um presépio. Diferentemente das outras grutas dessa região da Bahia mencionadas aqui, a da Lapa Doce não possui um poço natural, mas não deixa de ser tão deslumbrante quanto as outras por conta do incrível cenário que se encontra ao adentrá-la.

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.