Afinal, onde fica a Chapada Diamantina?
15/03/2016

Afinal, onde fica a Chapada Diamantina?

Por: Isabela Rios - Foto de Capa: André Ribeiro

Se você gosta de viajar e ama a natureza com certeza já ouviu falar da Chapada Diamantina. O lugar é um paraíso para aventureiros e concentra cenários de tirar o fôlego. Mas o que é e onde fica a Chapada Diamantina?

Muitas vezes o destino é confundido com outras chapadas - grandes áreas planas pontilhadas por morros com topos achatados - localizadas no centro do Brasil, como a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, ou a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma região de serras onde nascem diversos rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essa mistura de serras com nascentes de rios forma um destino perfeito para ecoturismo com cachoeiras, lagoas, grutas, poços, mirantes e vales que encantam turistas brasileiros e estrangeiros.

Paredões da Chapada Diamantina

Foto: Otávio Nogueira

Poço Encantado na Chapada Diamantina
Foto: Danielle Pereira

A vegetação predominante da Chapada é conhecida como campo rupestre, mais rasteira, porém é considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo, comparável à Mata Atlântica e à região do Cabo na África do Sul. No local, é possível encontrar mais de 100 tipos de orquídeas, bromélias, trepadeiras, Canelas-de-Ema e a espécie Sempre-Viva-de-Mucugê, só encontrada no interior do parque e ameaçada de extinção. A fauna conta com a presença de onças, veados, jibóias, sucuris, capivaras, preás, peixes e, principalmente, aves, que totalizam mais de 250 espécies.


Foto1: Fred Schinke /Foto2: Sylvia Matsuda

Mas mesmo que muitas pessoas já tenham visto fotos, assistido a programas de televisão e escutado diversas histórias sobre a Chapada, uma pergunta que escuto muito é: onde fica a Chapada Diamantina?

A Chapada Diamantina está situada no centro do estado da Bahia. Nessa espécie de ilha verde dentro do Sertão, é possível aproveitar qualquer época do ano, pois a estação de chuvas não é exagerada e a temperatura é sempre agradável. Existem duas estações climáticas, a quente e úmida que vai de abril a novembro, e o período seco e fresco, que vai de maio a outubro.

A região é composta por 24 municípios, mas a porta de entrada para grande parte dos turistas que visitam o local é a cidade de Lençóis. O município está localizado a cerca de cinco horas de carro de Salvador e recebe voos regulares duas vezes por semana vindos da capital do estado. Outra opção para chegar ao destino são os novos voos de Belo Horizonte à Lençóis que acontecem duas vezes por semana e duram duas horas.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina ocupa uma área de 1.520 quilômetros quadrados no coração do estado da Bahia. Os limites do parque são o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, ao sul, e a Cachoeira do Buracão, ao norte.

Mapa de onde fica a Chapada Diamantina

A grandeza do destino e os diversificados atrativos naturais da região atraem diversos tipos de viajantes: dos que querem descanso aos que querem aventura e natureza, passando por apaixonados por cidades históricas.

Mas ao mesmo tempo que o tamanho encanta, também traz dúvidas. O maior problema de quem visita a Chapada Diamantina é decidir o que fazer e qual roteiro seguir.

Agora que você já sabe onde fica a Chapada Diamantina, vamos justamente para o próximo passo: escolher como e onde será a aventura.

Isabela Rios

Jornalista com experiência em matérias sobre turismo e esportes no Brasil e no exterior. Apaixonada por aventura, pratica escalada, mergulho, snowboard e qualquer outro esporte que seja na natureza. Entre seus hobbies estão a meditação e a fotografia. Devido a sua profissão e a vontade de conhecer o mundo visitou nove países em 2015.