10 maravilhas naturais do Brasil para conhecer antes de morrer
26/07/2016

10 maravilhas naturais do Brasil para conhecer antes de morrer

O Brasil é um imenso país de mais de oito milhões de quilômetros quadrados de área, sendo que grande parte de toda essa extensão territorial abriga um dos mais diversos ecossistemas do mundo. Aqui, pode-se achar algumas das mais belas paisagens e as mais deslumbrantes maravilhas naturais, que incluem suas praias, florestas, dunas, cachoeiras, rios, lagoas e riquíssimas fauna e flora. Entre tantas opções imperdíveis, nós selecionamos dez espetáculos da natureza que simplesmente não se pode deixar de conhecer.

1. Cataratas do Iguaçu

Localizado na fronteira entre o Brasil (no Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná) e a Argentina (no Parque Nacional Iguazú, na província de Misiones), é um espetacular conjunto de cerca de 275 quedas d’água, por onde escoam em torno de um trilhão de litros de água por segundo. Com 2.700 metros de extensão, 800 metros do lado brasileiro e 1.900 metros do lado argentino, as Cataratas atraem turistas de todos os cantos do mundo, sendo o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil.

  Conheça os pacotes de viagem para Foz do Iguaçu do Desviantes


2. Delta do Parnaíba

Foto: G B

Entre os estados do Maranhão e do Piauí encontra-se uma das mais belas e exóticas maravilhas naturais do mundo, um arquipélago formado por mais de 70 ilhas e com 2.700 quilômetros quadrados de área, conhecido como Delta do Parnaíba ou Delta das Américas. Possui cinco ramificações que formam um grandioso santuário ecológico, compostos por espelhos d’água, mangues, dunas, lagoas, rios e praias, e é um raro fenômeno da natureza que também ocorre no Rio Nilo, na África, e em Me Kong, no Vietnã.

3. Vale da Lua

Foto: Ion David

Uma das principais atrações da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é um peculiar conjunto de formações rochosas esculpidas nas pedras pelas corredeiras das águas do rio São Miguel. Ganhou este nome devido à sua semelhança com as crateras lunares, e entre suas grutas e fendas pode-se encontrar cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina e perfeitas para banhos.

  Conheça os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros do Desviantes


4. Praia de Canoa Quebrada

Uma das maravilhas naturais mais apreciadas pelos brasileiros são as praias! Localizada no litoral leste do estado do Ceará e pertencente ao município de Aracati, a doze quilômetros de sua sede, essa praia tem como sua maior característica suas dunas e falésias de cores avermelhadas e que chegam até trinta metros acima do nível do mar. Costumava ser uma pequena vila de pescadores até a década de 70, quando um grupo de hippies se apaixonou pela sua beleza paradisíaca e a transformou em um lugar turístico, sendo que, hoje em dia, é uma das praias mais visitadas do estado.

  Conheça o passeio para Canoa Quebrada do Desviantes


5. Cânion de Xingó

Foto: Rosanetur

Às margens do extenso e famoso rio São Francisco, no município de Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe, a 186 quilômetros da capital Aracaju, encontra-se um dos maiores cânions do mundo. Este profundo vale possui 65 quilômetros de extensão, 170 metros de profundidade e largura que varia entre 50 a 300 metros, e paredões rochosos de mais de 60 milhões de anos que se estendem em suas águas verdes e cristalinas. No cânion, pode-se ainda achar vestígios dos primeiros habitantes do local, que viveram lá há mais de oito mil anos atrás, como pinturas rupestres e fragmentos de cerâmica.

6. Floresta Amazônica

Foto: Marcelo Medeiros

Com uma extensão de mais de cinco milhões de quilômetros quadrados, distribuída por territórios do Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, é não apenas a maior como também a mais famosa e mais importante floresta tropical do mundo. É considerada uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza e possui os mais diversos tipos de vegetação e de animais de todo o planeta, sendo que 60% de sua área total se encontra em solo brasileiro.

7. Gruta do Lago Azul

Cartão-postal de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul, é um dos passeios mais famosos para fazer na região. Com dimensões que a tornam uma das maiores cavidades inundadas do mundo, essa gruta possui aproximadamente 100 metros de profundidade e é necessário descer uma escadaria 300 degraus para alcançar seu deslumbrante lago de águas azuladas. A idade desta maravilha natural é de 10 milhões de anos, e pode-se até encontrar nela fósseis de animais pré-históricos.

  Conheça os pacotes de viagem para Bonito do Desviantes


8. Parque Estadual do Jalapão

Localizado no estado de Tocantins e abrangendo uma área total de mais de 150 mil hectares, que ainda compreende nove municípios e uma natureza ainda pouco intocada, este parque por inteiro é considerado uma imensa maravilha natural. Para onde vá, pode-se encontrar os mais diversos tipos de cenários de lhe tirar o fôlego, desde cachoeiras de enormes quedas d’água, poços de águas cristalinas e dunas alaranjadas que chegam até 40 metros de altura, até antigos vilarejos onde é possível observar a produção de artesanato com capim dourado, principal fonte de renda da maioria das comunidades da região.

  Conheça os pacotes de viagem para o Jalapão do Desviantes


9. Piscinas de Maragogi

Foto: Tiago Leite

Conhecido como o Caribe brasileiro, Maragogi está localizado ao norte do estado de Alagoas, no meio da Costa dos Corais, entre Maceió e Recife, e tem como maior atração suas piscinas naturais. Formadas na maré baixa, são arrecifes de corais que apresentam flora e fauna riquíssimas, podendo ser observadas através dos passeios de mergulho, e possuem águas mornas, cristalinas e de tons azulados.

10. Baía do Sancho

Eleita duas vezes a melhor praia do mundo, está localizada no arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, entre o Morro Dois Irmãos e a Baía dos Golfinhos. Com águas extremamente claras e de tons verde-esmeralda e areias brancas, é um dos melhores lugares do país para mergulho, pois possui bancos de corais com diversas espécies marinhas. Entre os meses de Janeiro a Junho, ocorre também a desova das tartarugas marinhas e a formação de duas cachoeiras a partir da água da chuva. Fernando de Noronha é por inteira uma grande maravilha natural!

  Conheça os pacotes de viagem para Fernando de Noronha do Desviantes

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.