Nobres e seus passeios encantadores
03/11/2020

Nobres e seus passeios encantadores

Uma pequena cidade no estado do Mato Grosso, Nobres é um dos mais novos destinos de ecoturismo do Brasil e vem ganhando cada vez mais destaque graças às suas atrações e paisagens naturais simplesmente encantadoras e deslumbrantes, que incluem dezenas de cachoeiras e poços de águas transparentes e tons hipnotizantes, balneários naturais para mergulhar entre diversos peixes coloridos, mais de trinta cavernas e grutas calcárias, e muito mais. Além disso, o mais impressionante disso tudo é que toda essa abundância de natureza ainda se mantém praticamente intocada, pois além de ser um destino turístico mais “recente” e ainda pouco explorado, sua localização também permite que toda essa exuberância continue muito bem preservada. No entanto, o acesso não é difícil – a partir de Cuiabá, onde fica o aeroporto mais próximo de Nobres, são cerca de 150 quilômetros em estrada simples, mas em condições boas – e, apesar de ser ainda uma cidade pequena e pouco explorada, conta com boa infraestrutura de pousadas e hotéis.

Se você tem interesse em visitar Nobres, confira abaixo os passeios mais encantadores e imperdíveis desse novo destino de ecoturismo e turismo de aventura.


Aquário Encantado

Uma das principais atrações de Nobres, trata-se de um grande poço que forma um incrível aquário natural, onde habitam cardumes de peixinhos coloridos, típicos da região, em suas águas extremamente cristalinas e de tons azuis-turquesa. É o ponto perfeito para mergulhar ou flutuar, relaxar e curtir esse “aquário” que realmente merece o nome que tem, pois tudo sobre ele é encantador!



Pôr-do-sol Lagoa das Araras

O motivo deste local ter ganhado seu nome é justamente o motivo por ser considerado um dos mais lindos e populares passeios de Nobres – ao fim da tarde, centenas de aves (entre elas periquitos, maritacas, mas, predominantemente, araras) podem ser vistas sobrevoando os altos buritis, uma espécie de palmeira que é bem típica da região. Juntando esse belíssimo cenário do voo das aves com a beleza do pôr-do-sol forma um verdadeiro espetáculo da natureza!


Foto: Cassiano Tartari

Cachoeira Serra Azul

Uma das cachoeiras mais bonitas do estado do Mato Grosso e até do Brasil, a Serra Azul possui uma queda de 45 metros de altura que jorra em uma piscina natural de águas transparentes e tons azuis estonteantes, um fenômeno que ocorre graças ao calcário presente no solo do fundo desse poço. É possível ainda nadar entre diversos peixinhos coloridos e observar também os animais que vivem na natureza ao redor do local, como aves e macacos.



Flutuação no Rio Triste

Melhor ponto da região para a flutuação, o Rio Triste tem águas tão transparentes que mais parece uma piscina natural do que um rio, e, com isso, é possível observar com total clareza seus dezenas de peixes coloridos e até mesmo arraias, além de plantas aquáticas e formações calcárias curiosas que formam uma paisagem deslumbrante debaixo d’água.


Foto: Gerhard Mauracher

Boia-Cross no Duto do Quebó

Um passeio extremamente divertido, o boia-cross no rio Quebó tem uma descida de quase dois mil metros de extensão e duração de aproximadamente uma hora, onde você passará por belas paisagens – inclusive, um dos pontos mais interessantes e surpreendentes do passeio é a hora em que você atravessa, ainda na boia, o interior de uma caverna de mais de 300 milhões de anos e pode ver as incríveis formações rochosas e morcegos (que são inofensivos) voando.


Foto: Exploradores

Mirante do Cerrado

Este local, que mais parece uma espécie de resort ou hotel, se trata de um complexo que oferece diversos tipos de atividades para fazer e conta com uma incrível estrutura, com restaurantes, bar, uma piscina com vista para o cerrado (e, de quebra, é também onde você pode assistir a um lindo pôr-do-sol) e, ainda, uma das maiores tirolesas do estado do Mato Grosso – com 700 metros de extensão que atinge uma velocidade de quase 70km/h. É um lugar ideal para passar em família ou com amigos e curtir o dia inteiro!


Foto: Dica de Turista

Balneário Estivado

Outro lugar perfeito para passar o dia todo e relaxar em meio a belíssimas paisagens naturais é o balneário natural, que é formado do rio Estivado e parece mais uma piscina de tão claras que são suas águas – onde, inclusive, habitam diversos tipos de peixes que “saltam” da água para buscar alimento. É um dos principais e mais fascinantes atrativos de Nobres não só por isso, mas também por causa do cenário e ambiente que o local possui, cheio de beleza e tranquilidade.


Foto: Marinelson Almeida - Traveling through Brazil

ATENÇÃO: DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVIRUS (COVID-19), ALGUMAS ATRAÇÕES ESTÃO SUSPENSAS PARA A SEGURANÇA DOS VIAJANTES E CIDADÃOS LOCAIS. PEDIMOS A COMPREENSÃO E ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS. 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.