O que é Slackline e como começar
04/02/2014

O que é Slackline e como começar

Slackline é um esporte radical relativamente recente. A base do esporte está em se equilibrar em uma fita de nylon estreita e muito flexível, que deve ter suas extremidades fixadas em árvores, postes e rochas. É uma ótima atividade para treinar equilíbrio, postura e concentração.

Você já deve ter visto o pessoal praticando slackline em parque e praças, mas antes de se tornar um esporte urbano, o slackline era praticado essencialmente em ambientes naturais. Conta a história que a atividade surgiu no final dos anos 70, nos campos de escalada de Yosemite Valley (EUA). Os escaladores passavam dias explorando a região e nos tempos livres esticavam cordas de escalada acima do solo e se divertiam ao tentar andar e se equilibrar em cima destas. Com a evolução do esporte, as cordas foram substituídas pelas fitas mais elásticas e largas.

Fotógrafo: Anderson Freire

Quais são os benefícios do esporte?

A prática do slackline ajuda a relaxar e liberar a mente. O esforço para se conseguir o equilíbrio é tão grande que a concentração chega a ser próxima de uma meditação, aliviando a mente das distrações do dia a dia. O corpo também é trabalhado fisicamente, fortalecendo a coluna e os músculos adnominais.

Para quem pratica a modalidade conhecida como trickline, focada em saltos e equilíbrio extremo, o esporte oferece uma boa oportunidade para o condicionamento físico. É preciso um bom preparo para topar essa modalidade. Algumas academias oferecem o trickline como forma de treino aeróbico. E então, gostou da ideia e está pensando em começar com o slackline?

Imagem:Gibbon-Slacklines

Qual fita escolher para começar?

A primeira decisão a ser feita para você começar no esporte é qual fita comprar. A escolha da fita ideal deve levar em consideração o seu grau de experiência e também a sua intenção no esporte, ou seja, se pretende treinar equilíbrio e poses estáticas ou manobras com pulos e giros. As fitas de slackline variam em três principais características: Material, Comprimento e Espessura.

Material da Fita

Material Estático: São fitas produzidas através de materiais pouco elásticos para evitar que a fita tenha muito movimento. São as fitas mais estáveis e por isso são recomendadas para quem pretende iniciar no esporte da maneira mais simples possível. Permite treinar alguns pulos básicos com pouco movimento.

Material Elástico: São fitas produzidas através de materiais mais elásticos. É ideal para quem pretende andar e treinar poses estáticas, como posições de yoga.

Material de Trampolim: São fitas produzidas com os mesmos materiais das camas elásticas. São fitas mais finas e com maior balanço. Ideais para quem quer realizar manobras. Exigem mais equilíbrio e experiência.

Comprimento da Fita

Apesar de existirem vários tamanhos de fitas, as fitas são ajustáveis em comprimento. Se você pretende começar no slackline, saiba que quanto menor a fita, mais fácil para começar.

No mercado as fitas normalmente variam entre 12 e 30 metros. As fitas mais longas são ideais para praticar o longline, modalidade em que o praticante usa cordas longas e tem como objetivo andar a maior distância possível.

Imagem:Gibbon-Slacklines

Espessura

1 polegada: É a espessura padrão do slackline. Ela é mais flexível e transmite sensação de ser solta. Por isso oferece maior dificuldade para iniciantes. A flexibilidade torna essa espessura mais adequada para quem pretende fazer poses estáticas ou caminhas sobre a linha.

Imagem:Gibbon-Slacklines

2 polegadas: Foi desenvolvida pela marca Gibbon. A fita de 2 polegadas permite maior margem para erro no posicionamento dos pés. É mais recomendada para iniciantes e para quem quer praticar manobras.

Imagem:Gibbon-Slacklines

ica Desviantes

De uma maneira geral, as fitas mais curtas, com maior espessura e feitas de material estático, são mais fáceis para começar, pois exigem menos equilíbrio. No entanto, como essas fitas não tem muito balanço, elas não são recomendadas para a prática de manobras com saltos e movimentos. Se você pretende realizar manobras é interessante comprar uma fita feita de material com bastante balanço, como a Trampolim. Tenha em mente que as fitas de maior balanço são mais radicais, mas exigirão mais de você nos primeiros dias. 

Conheça a Modalidade Highline

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.