O que fazer em El Calafate?
28/10/2020

O que fazer em El Calafate?

El Calafate, uma pequena cidade na província de Santa Cruz, na Argentina, faz parte de uma das regiões mais diversificadas e espetaculares da Patagônia. O mais interessante sobre esse destino é que, mesmo abrigando paisagens como picos nevados, geleiras, imensos lagos de tons azulados e colinas áridas, o centro de El Calafate, que lembra uma charmosa vila, é repleto de ótimos hotéis, restaurantes e lojas. Inclusive, a infraestrutura turística da cidade é tão incrível (apesar dos valores altos) que El Calafate é conhecida como o “Campos do Jordão da Argentina”, mas em uma versão maior e ainda mais impressionante!

Por isso, nós selecionamos algumas das principais atrações desse belíssimo destino – cada uma que deixaria qualquer viajante encantado! Confira aqui o que fazer em El Calafate.


1. Glaciar Perito Moreno

Com 250 quilômetros quadrados – maior até mesmo que a cidade inteira de Buenos Aires! –, o Glaciar Perito Moreno é, de longe, o principal e maior (literalmente) atrativo de El Calafate. E não é de se surpreender! Esse gigantesco bloco de gelo fica situado no Lago Argentino, maior do país, e percorre cinco quilômetros de frente ao lago e se estende a 60 metros de altura. Existem passarelas de aço para os turistas percorrerem a pé e poderem observar a verdadeira maravilha da natureza que é essa atração. Algumas pessoas ainda tem a sorte de presenciar o momento em que um bloco se desprende da geleira e cai nas águas com um grande estrondo.


Foto: Foursquare – Nhat T.

2. Parque Nacional Los Glaciares

Segundo maior parque nacional da Argentina, abrangendo quase metade de todo o Campo de Gelo Patagônico (considerada a segunda maior área de gelo do mundo), o Parque Los Glaciares é uma área imensa e tão impressionante que foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Por lá, as paisagens mais clássicas e de tirar o fôlego são das montanhas, os lagos cristalinos e, é claro, as geleiras. Inclusive, o parque ganhou esse nome justamente por conta dos vários glaciares (ou geleiras) que abriga e que também estão inclusos nas principais atrações de El Calafate, como o Glaciar Upsala, o Glaciar Spegazzini, o Glaciar Viedma, a belíssima Estância Cristina e, é claro, o Glaciar Perito Moreno, mencionado acima e a grande estrela da região.


Foto: Boralá

3. Reserva Laguna Nimez

Uma atração encantadora e, de quebra, bem pertinho do centro de El Calafate, essa importante reserva natural abriga diversas espécies de aves, tanto terrestres quanto aquáticas, e ainda serve como um local de parada e descanso para essas aves quando estão migrando. Mas além da belíssima fauna e também flora que atrai os turistas, a Reserva Laguna Nimez chama muita atenção ainda pela sua lagoa (ou laguna), que garante uma paisagem deslumbrante no verão e, no inverno, quando congela, se transforma em uma pista de patinação no gelo! As trilhas em meio à vegetação colorida, com a lagoa de cenário de fundo, também é uma atividade muito popular entre quem visita a reserva.



4. Balcon de Calafate

Em um destino onde as atrações são tão imponentes quanto as geleiras, picos e montanhas de El Calafate, não deixe de conhecer o mirante natural que permite observar toda essa beleza com uma vista panorâmica de tirar o fôlego a partir de um dos pontos mais privilegiados da região. Esse é o Balcon de Calafate, o famoso mirante da cidade que fica às margens do Lago Argentino e conta ainda com o Cerro Torre e o Cerro Fitz Roy, duas imensas montanhas na fronteira da Argentina e o Chile, ao fundo. Ou seja, é realmente uma paisagem inigualável!


Foto: Dieter Schoeters

ATENÇÃO: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (COVID-19), OS DESTINOS INTERNACIONAIS DO DESVIANTES ESTÃO SUSPENSOS, NÃO TENDO UMA PREVISÃO DE RETORNO. NOS SIGA NO INSTAGRAM PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.