O que fazer na Patagônia?
28/10/2020

O que fazer na Patagônia?

Apesar de ser uma das regiões mais extremas e inóspitas da América do Sul e até mesmo do mundo, a Patagônia se tornou destino turístico muito procurado pelos viajantes que procuram aventura, experiências inesquecíveis e principalmente paisagens avassaladoras, diferentes de qualquer outra. Inclusive, esses cenários tão impressionantes e majestosos se devem graças à sua localização isolada ao extremo sul do continente, em uma área tão enorme que abrange dois países, a Argentina e o Chile. São picos nevados, imponentes montanhas, lagoas de cores espetaculares, geleiras e, mesmo com seu clima gelado e ambiente inóspito, abriga florestas, bosques, uma bela fauna e flora e muita natureza – uma verdadeira surpresa de contrastes!

Para conhecer um pouco mais sobre a Patagônia e tudo que ela tem a oferecer, confira aqui as principais atrações da região e o que não pode faltar no roteiro!

1. Ushuaia (Argentina)

O turismo na Patagônia pode ter começado a crescer em anos mais recentes, mas Ushuaia há algum tempo já é um dos destinos mais famosos dessa região e recebe diversos viajantes todo ano. Um dos grandes motivos disso é que o local ficou conhecido como o “fim do mundo” por estar localizado tão ao extremo sul da América do Sul e, graças a esse apelido, começou a atrair turistas curiosos e fascinados pelos tipos de experiências que poderiam encontrar por lá. Por exemplo, é possível visitar ilhas habitadas exclusivamente por pinguins (a Ilha Martillo) ou por lobos-marinhos (a Ilha dos Lobos-Marinhos); conhecer as belezas do parque nacional mais austral do mundo (o Parque Nacional Tierra del Fuego); fazer um passeio de trem que leva ao correio mais austral do mundo (o Trem do Fim do Mundo e o Correio do Fim do Mundo); esquiar em um dos melhores centros de esqui da Argentina (o Cerro Castor); e muito mais.



2. El Calafate (Argentina)

Parecido com Ushuaia, mas em uma escala relativamente menor, El Calafate é uma pequena cidade na província de Santa Cruz que ficou conhecida como o “Campos do Jordão da Argentina”, tamanho seu charme e infraestrutura turística de luxo, com hotéis, restaurantes e lojas que parecem combinar com o friozinho. Além disso, o destino também ficou conhecido por outro apelido – a “Terra dos Glaciares”, pois conta com uma quantidade tão surpreendente de glaciares (ou geleiras) que até ganhou um parque nacional “dedicado” a eles, o Parque Nacional Los Glaciares. O cenário que se encontra por lá é realmente impressionante, principalmente quando se trata do Glaciar Perito Moreno, a maior geleira da Argentina e a maior em extensão horizontal do mundo. Outras geleiras famosas desse parque e que valem muito a pena incluir no roteiro são o Glaciar Upsala, o Glaciar Spegazzini, o Glaciar Onelli e o Glaciar Viedma.



3. Parque Nacional Torres del Paine (Chile)

Atravessando a fronteira da Argentina e chegando ao Chile, não é exagero dizer que você encontrará um dos lugares mais surreais e deslumbrantes da Patagônia inteira, assim como da América do Sul e até do mundo. Isso porque o Parque Nacional Torres del Paine abriga paisagens completamente cinematográficas, tanto em questão de grandiosidade quanto de beleza, como pode-se ver nas grandes estrelas desse local – as altas formações rochosas em formatos pontiagudos e cobertas de neve que ficam às margens das enormes lagoas cristalinas de cores hipnotizantes. É uma vista de tirar o fôlego até do viajante mais experiente! E mesmo esse sendo o cenário principal do Parque, há centenas de outras atrações igualmente encantadoras, como geleiras de cores azuladas, torres de granito, quedas d’água, cavernas e muito mais. Não deixe de conhecer o Glaciar Grey, juntamente com o Lago Grey; as cordilheiras do Cerro Paine Grande; o Lago Pehoe; a cachoeira Salto Grande; o Lago Nordenskjöld; os picos em formatos de “chifre” conhecidos como Cuernos del Paine etc.



4. Parque Nacional Vicente Pérez Rosales (Chile)

Situado na região dos Lagos Andinos, na província de Llanquihue, este não é somente outro parque de extrema exuberância, mas também o primeiro e mais antigo parque nacional do Chile, criado em 1926. O motivo de ter sido o primeiro do gênero está provavelmente relacionado ao fato de que abriga algumas das paisagens mais clássicas e icônicas do país, como o Vulcão Osorno, que ainda se encontra ativo; o imenso Lago Todos Los Santos; as belíssimas quedas dos Saltos del Petrohué; e os vários bosques com vegetação típica dessa região, como os bosques de Coihue (que significa “lugar com muita água”) e de Olmo. Além de conhecer alguns dos principais cartões-postais do Chile, o Parque Nacional Vicente Pérez Rosales ainda é um excelente ponto para praticar esportes de aventura, como trekking, montanhismo, canoagem e muitos outros, sem contar que há diversas áreas de camping para quem quer pernoitar e entrar em total contato com a natureza do local.


Foto: Novo Monde

5. El Chaltén (Argentina)

O que antigamente costumava ser uma pequena vila onde habitava um dos povoados mais antigos da Argentina, hoje é a cidade mais recente do país. Mas apesar de ter sido “transformada” em cidade em 1985, El Chaltén mantém seu ambiente pacato e simples de vila, tendo como foco principal suas belezas naturais; no entanto, mesmo ainda sendo pequeno e rústico, o lugar é preparado e estruturado para receber os milhares de turistas que o visitam todo ano para presenciar o esplendor de suas paisagens e atrações. Mas se prepare, pois para ter a oportunidade de admirar de perto tudo de mais lindo que El Chaltén tem a oferecer, é necessário enfrentar trilhas, sendo algumas delas curtas, mas algumas longas e um tanto cansativas. Se possível, não deixe de fazer todas elas, pois os cenários que você encontrará farão valer a pena todo esforço físico! Entre alguns dos mais incríveis deles estão o Cerro Fitz Roy, a Laguna de Los Tres, a Laguna Capri e a Laguna Torre.



6. Península Valdés (Argentina)

Finalmente, esse é um lugar diferente de todos os outros, seja pelo lado da Patagônia Chilena quanto da Patagônia Argentina. Não tão conhecida quanto as outras atrações acima, a Península Valdés possui paisagens um pouco menos extremas, mas, de certa forma, ainda mais encantadoras – tão encantadoras, inclusive, que conseguiram encantar até mesmo Charles Darwin, o naturalista e criador da “Teoria da Evolução”, que visitou a região no século 19. E entre tantas belezas, como praias, ilhas e reservas naturais, o que mais impressiona na Península Valdés é sua biodiversidade, pois abriga uma quantidade incrível de animais marinhos, com mais de 1.500 espécies diferentes, como pinguins, baleias, golfinhos, leões-marinhos e muito mais. Não é à toa que é considerado um verdadeiro santuário animal! Por lá, é possível visitar lugares como Puerto Pirámides, um berçário de baleias; Punta Tombo, a maior colônia reprodutiva de pinguins na Patagônia; e a Caleta Valdés, uma reserva com pinguins e elefantes-marinhos; entre tantas outras atrações maravilhosas.

ATENÇÃO: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (COVID-19), OS DESTINOS INTERNACIONAIS DO DESVIANTES ESTÃO SUSPENSOS, NÃO TENDO UMA PREVISÃO DE RETORNO. NOS SIGA NO INSTAGRAM PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.