Onde e quando ver baleias no Brasil
03/11/2020

Onde e quando ver baleias no Brasil

Poucas pessoas sabem disso, mas o Brasil é um dos melhores e principais destinos para observação de um dos animais marinhos mais magníficos e espetaculares do mundo – as baleias. Principalmente entre os meses de Julho a Novembro, duas espécies de baleias, a Jubarte e a Franca, migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução e, por isso, podem ser vistas em diversos pontos pelo país. Para quem tem interesse em presenciar um verdadeiro espetáculo da natureza, listamos abaixo alguns locais onde é possível ver as baleias bem de perto.


Abrolhos – Baleias Jubarte

Lugar favorito desses animais, o arquipélago de Abrolhos, a cerca de 70 quilômetros da costa de Caravelas, na Bahia, é considerado um dos maiores berçários de baleias Jubarte do mundo – não é à toa que foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil. Para se ter noção da quantidade de baleias que existem na região, é estimado que 90% das baleias Jubarte que migram para o litoral brasileiro se encontram em Abrolhos e, por isso, a probabilidade de avistá-las é muito grande. O passeio para a observação é feito em catamarã, onde você poderá ver bem de perto centenas de baleias nadando e saltando (muitas delas acompanhadas de seus filhotes), e com direito ainda a paradas nas ilhas do arquipélago para fazer mergulhos.


Foto: UOL

Porto Seguro – Baleias Jubarte

Porto Seguro já é bem famoso entre os viajantes brasileiros que curtem sol, praia e badalação, mas poucos sabem que esse destino, além de receber dezenas de baleias jubarte durante a alta temporada das baleias, principalmente entre Julho a Outubro, também conta com um programa extremamente interessante, que começa com uma palestra para ensinar um pouco mais sobre os animais, suas características e o processo de migração para o Brasil, e termina com um passeio de lancha imperdível, pois não só lhe levará para vê-las bem de perto como também permite que você ouça o canto das baleias com o hidrofone, um aparelho que capta os sons emitidos por esses animais.


Foto: Abril

Santa Catarina (Rota da Baleia) – Baleias Franca

Uma região conhecida como a “Rota da Baleia” – que abrange as cidades de Imbituba, Laguna e Garopaba, ao sul de Santa Catarina – só pode ser um lugar repleto desses incríveis animais, mas, diferentemente dos outros destinos da lista, as baleias que habitam por lá são da espécie Franca. Inclusive, a quantidade é tão grande que foi criado uma área de preservação ambiental (que vai desde o sul de Florianópolis até a divisa com o Rio Grande do Sul) justamente com o intuito de proteger e preservar o habitat das baleias. Para ver o espetáculo dessas criaturas bem de perto, você pode fazer o passeio de barco, mas é possível avistá-las facilmente já a partir da praia.


Foto: AVIESP

Praia do Forte – Baleias Jubarte

A cerca de 80 quilômetros de distância de Salvador existe um lugar chamado “Espaço Baleia Jubarte” que, além de atrair centenas de baleias desta espécie, atrai também inúmeros turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros, pois se trata do único espaço interpretativo em todo o país dedicado especialmente às baleias jubarte – e, de quebra, ainda fica situado em uma das praias mais charmosas da região. Lá, é possível fazer atividades e passeios que não só irão lhe dar a oportunidade de admirar de perto as baleias, como também lhe ensinarão muito sobre seus comportamentos, hábitos e outras curiosidades através de vídeos, painéis informativos, palestras e até mesmo réplicas dos animais em seu tamanho natural.


Foto: Praia do Forte

Arraial do Cabo – Baleias Jubarte

Outro ponto excelente para observar essa espécie de baleias é em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, pois, no caminho para Abrolhos, na Bahia, os animais passam pela costa de Arraial, e há uma enorme facilidade de avistá-las graças à geografia da região – o “cabo” é um pedaço de continente que acaba “invadindo” o mar, nos colocando de frente às águas e, consequentemente, possibilitando que a observação das baleias seja totalmente visível e fácil. Para vê-las ainda mais próximas, um dos passeios mais imperdíveis da região é de barco no Pontal do Atalaia, pois você poderá ver dois espetáculos da natureza de uma vez só: o nado das baleias juntamente com um belíssimo pôr-do-sol ao fundo.


Foto: G1

ATENÇÃO: DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVIRUS (COVID-19), ALGUMAS ATRAÇÕES ESTÃO SUSPENSAS PARA A SEGURANÇA DOS VIAJANTES E CIDADÃOS LOCAIS. PEDIMOS A COMPREENSÃO E ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS. 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.