Trilha do Pai Zé no Parque do Jaraguá
19/02/2014

Trilha do Pai Zé no Parque do Jaraguá

O pico do Jaraguá é um dos destinos mais procurados em São Paulo capital para a prática de trekking. O pico é o ponto mais alto da cidade e o início da trilha fica a menos de 25 km do centro. Seguindo em meio à natureza, a trilha que leva ao cume é chamada trilha “Pai Zé”.

O Jaraguá está localizado no Parque Estadual do Jaraguá na Zona Oeste de São Paulo, em uma área de cinco mil hectares, onde ainda é possível encontrar a vegetação da Mata Atlântica. O parque foi criado em 1961 e tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1994.

Com seus 1.135 metros é possível vê-lo de diversos pontos da cidade e o contrário também é verdade, de lá de cima podemos ver quase toda a extensão da cidade de São Paulo. Para quem quer ter esse privilégio, existem duas formas de chegar ao cume: através da trilha do Pai Zé ou por uma via de acesso de veículos chamada Estrada Turística do Jaraguá. Como nosso papel é sempre estimular o contato com a natureza, nesse texto vamos focar apenas na trilha.

Trilha do Pai Zé

A trilha que leva ao cume do Pico do Jaraguá tem cerca de 1,8 km (apenas ida) e leva cerca de 1h – 1h 30 m para ser percorrida. Para aqueles que estão iniciando a vida nas montanhas é uma boa pedida, já que a trilha é bem demarcada e possui nível de dificuldade técnica e física baixos. Mas para aqueles que já possuem uma experiência em montanha e querem fazer apenas um passeio leve em São Paulo, a caminhada também vale a pena.

Após entrar no parque basta virar à direita em uma rua de paralelepípedo que você vai encontrar uma placa indicando o início da trilha do Pai Zé. O percurso continua com a rua de paralelepípedo, mas em pouco tempo se transforma em uma caminhada fresca na Mata Atlântica, onde a trilha leva para o Vale dos Palmitos. A parte refrescante da trilha com a sua mata fechada logo acaba e dá lugar a uma vegetação de campo de altitude com árvores baixas e arbustos espaçados, que deixa o visitante bem exposto ao sol.

 

A trilha termina em um mirante próximo à via de acesso de veículos ao cume, porém não é o fim da caminhada. Para chegar no ponto mais alto do pico, você deve continuar subindo por cerca de 100 metros nessa estrada que termina em um estacionamento, com barracas de artesanato, lanchonetes e um centro de informação. Para chegar nos seus 1135 metros no cume do Pico do Jaraguá é necessário ainda pegar uma longa escada, partindo do estacionamento.

No topo o esforço é recompensado, há um mirante onde é possível ver boa parte da cidade. Além disso, no cume fica localizado duas torres que são compartilhadas por três emissoras (Bandeirantes, Globo e Cultura), transmissores de rádios e de outras empresas privadas. A torre da TV Bandeirantes teve a sua obra iniciadas em 1940 e é a mais alta delas com 130 m de altura.

Apesar da camada de poluição da cidade, a subida é recompensada com a vista panorâmica da cidade de São Paulo, com seus milhares de edifícios, pontes e vias. Se você for morador da cidade, poderá fazer o exercício de tentar se localizar dentro de toda a imensidão da vista do pico.

 

Como Chegar

De carro: Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539 (acesso pela Rodovia Anhanguera, Km 18)
De trem: Linha 7 Rubi da CPTM – Descer na estação Vila Clarisse e ir andando
De ônibus: Pegar a linha 8696-10: "Jaraguá – Pça Ramos de Azevedo”. É possível pegar próximo ao metro Anhangabaú na Rua Xavier de Toledo.

 icas Desviantes:

  • Leve bastante agua, não há postos de reabastecimento confiáveis no percurso da trilha
  • Utilize protetor solar e bonés para não se queimar. O trecho de campo de altitude não possui sombras e portanto nenhuma proteção contra o sol. Programe-se para começar a trilha cedo, para ter menos problemas com o sol.
  • Para aqueles que possuem o passaporte de trilhas de São Paulo, essa trilha é uma das que precisam ser carimbadas para conseguir o KIT.
  • O pico do Jaraguá é um dos lugares com maior incidência de raios de São Paulo, por isso se existir alguma possibilidade de tempestades no dia que você estiver programando, não suba.

 

Galeria

 

ica Desviantes:

Conheça as Aventuras em São Paulo oferecidas pelo Desviantes

Atividades de Aventura de São Paulo  CONFIRA AQUI as atividades de aventura em São Paulo

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.