Serras Gerais e o Cânion Encantado
06/04/2021

Serras Gerais e o Cânion Encantado

De uns anos para cá o turista brasileiro tem tido bastante informação sobre um “novo” destino turístico localizado no Estado do Tocantins, esse destino é conhecido como Jalapão em homenagem ao Parque Nacional e a Área de Proteção Ambiental (APA) de mesmo nome. No entanto, o que poucos sabem é que pouco do que é conhecido como Jalapão fica localizado de fato no Parque e na APA já que na região existem mais três unidades de conservação cheias de atrativos turísticos, são elas a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, a APA Serra do Tabatinga e o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba.

A unidade de conservação Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins é chamada carinhosamente por Serras Gerais e foi criada com o objetivo de preservar e proteger essa região rica do Cerrado. Até hoje as Serras Gerais chegam a ser um local inexplorado com poucos turistas, de difícil acesso e com paisagens lindas e perigosas.

A Serras Gerais está localizada em cinco municípios do Tocantins sendo o principal chamado Almas, um pequeno município com pouca estrutura e bem simples, por isso para conhecer a Região o melhor caminho é se hospedar no Jalapão e através de uma agência de viagem realizar passeios. Para entrar na unidade de conservação é necessário o acompanhamento de um guia de turismo credenciado.

São nas Serras Gerais que se encontram o Cânion Encantado, passeio que passa despercebido pelos turistas que vão a região do Jalapão, mas que possui peculiaridades difíceis de encontrar em qualquer outro lugar do mundo. A região por ser muito delicada, no entanto, não pode ser visitada o ano todo, durante a época de chuvas a água sobe e a região fica mais perigosa com risco de desabamentos. É indicado que o turista opte pela época de seca para visitar a região, entre abril e novembro.

O Cânion Encantado é uma fenda gigante que forma paredões com 74 metros de altura e para chegar os visitantes da região fazem uma trilha que os leva até à fenda e continua dentro da mesma. A trilha é um pouco complicada no início por se tratar de uma descida íngreme, mas com o passar do tempo vai ficando mais simples. O trajeto tem em torno de 6km o que dá mais ou menos 4h ida e volta.

Ao chegar ao Canion muitas pessoas se surpreendem pela imponência do lugar, andar entre paredões gigantes em meio ao Cerrado Brasileiro é uma experiência surreal. No Cânion os visitantes se deparam com 4 quedas fortes que vem do Rio que passa pela região, enormes e imponentes. Todas juntas formam um pequeno lago na base do Cânion, porém não é incentivado o nado devido a força das quedas.

Nessa visita os visitantes também aproveitam para conhecer uma Cachoeira vizinha chamada Cachoeira da Cortina, cachoeira localizada dentro de uma gruta com uma queda maior de 90m.

Está esperando o que para uma visitinha as Serras Gerais e ao Cânion Encantado? Vem conhecer esse paraíso com o Desviantes!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.