10 Belas Cachoeiras no Rio de Janeiro
06/08/2014

10 Belas Cachoeiras no Rio de Janeiro

O Desviantes preparou uma lista com 10 belas cachoeiras do estado do Rio de Janeiro. A seleção abrange diversos tipos de cachoeiras, algumas com mais de 1000 metros de queda, outras mais modestas, mas todas de grande beleza e que, com certeza, merecem ser conhecidas. Para quem é da cidade do Rio de Janeiro, incluimos na lista uma cachoeira que está a menos de 10 km do centro. O Desviantes mostra que para visitar a natureza, nem sempre é preciso ir muito longe!

 

1. Cachoeira Conde D’eu – Sumidouro – RJ

A cachoeira Conde D’eu é considerada uma das maiores cachoeiras do Estado do Rio de Janeiro, sendo a maior de queda livre no estado, são 127 metros de queda com grande volume de água. O impacto das águas no poço forma uma nuvem de água que em dias de sol formam arco-íris, que embelezam ainda mais o local. A cachoeira Conde D’eu fica no município de Sumidouro, próximo ao distrito de Dona Maria.

Altura da Cachoeira Conde D’eu: 127 metros

Como chegar na Cachoeira Conde D’eu: A cachoeira fica a 15 do centro de Sumidouro. Seguir pela RJ-148 até a placa indicativa da Cachoeira. Após a placa, a estrada é sem capeamento e é preciso ir até onde der com o carro, a partir de certo ponto a estrada fica estreita se tornando uma verdadeira trilha e neste caso a saída é seguir a pé até a base da cachoeira.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 160 km

Cachoeira Sumidouro - Rio de Janeiro

Foto: Nil Barros

 

2. Cachoeira do Escorrega – Vila da Maromba – RJ

A cachoeira do Escorrega é uma das mais clássicas da Vila da Maromba, distrito do município de Itatiaia. A cachoeira faz jus ao nome, são 30 metros de tobogã natural, formado por uma pedra bem lisa. A região de Itatiaia é famosa pela quantidade de cachoeiras, mais de 100 catalogadas, e também por suas montanhas, algumas com altitude superior a 2.500 metros, onde estão grande parte das nascentes dos rios que formam as cachoeiras da Vila da Maromba. Isso explica porque as águas da Cachoeira do Escorrega costumam ser tão geladas.

Altura da Cachoeira do Escorrega: 30 metros de tobogã

Como chegar na Cachoeira do Escorrega: A cachoeira fica a 3 km acima da Vila da Maromba. A estrada de acesso para a Vila é a RJ 163, que inicia-se na Dutra. A estrada é estreita e bastante sinuosa, mas o caminho é asfaltado e a paisagem é sensacional.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 200 km

Cachoeira Visconde de Mauá - Rio de Janeiro

Foto: Visconde de Mauá

 

3. Cachoeira dos Treze – Petrópolis – RJ

A Cachoeira dos Treze ou Cachoeira da Macumba é formada por duas quedas, a primeira com 15 metros de altura e a segunda com 30 metros. As suas águas foram dois poços que são um verdadeiro convite a um banho. A cachoeira está na cidade de Petrópolis, região de geografia acidentada e recheada de cachoeiras, picos e pedras, excelente para a prática de trekking e escalada.

Altura da Cachoeira dos Treze: 45 metros

Como chegar na Cachoeira dos Treze: A cachoeira fica no km 19 da estrada Petrópolis – Teresópolis. O acesso para a cachoeira fica do lado direto da estrada, para quem vem de Petrópolis, através de uma trilha de apenas 5 minutos

Distância do centro do Rio de Janeiro: 70 km

Cachoeira Petropolis - Rio de Janeiro

Foto: Clube dos Aventureiros

 

4. Cachoeira Véu da Noiva – Petrópolis – RJ

Apesar do nome ser bastante comum, essa cachoeira merece destaque pela sua localização e beleza. A Cachoeira Véu da Noiva fica no Parque Estadual da Serra dos Órgãos, um dos melhores lugares do país para a prática de esportes de montanha e local do berço da escalada no Brasil, a pedra do Dedo de Deus. A cachoeira tem 23 metros de altura, muito utilizada para escalada, rapel e cascading. Para quem gosta de dar um mergulho, seu poço é de 1,5 metros e a queda d’água não é muito forte.

Altura da Cachoeira Véu da Noiva: 27 metros

Como chegar na Cachoeira Véu da Noiva: A trilha para a cachoeira inicia-se na sede de Petrópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no bairro do Bonfin, no distrito de Corrêas. O parque abre as 8:00 horas da manhã e o percurso da portaria até a cachoeira é de 1h:40 min. Durante o caminho tem-se vista para as principais montanhas da região, formando um cenário incrível. É preciso pagar um valor de entrada na portaria do Parque para ter acesso as atrações.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 80 km

Cachoeira Petropolis - Rio de Janeiro

Foto: Expedição andando por ai

 

5. Cachoeira da Jornada – Cachoeiras do Macacu – RJ

A cachoeira da Jornada é também conhecida como Chapadão. Sua queda é de 65 metros e formada pelas águas do rio Manuel Alexandre. A cachoeira da Jornada está localizada no município de Cachoeiras de Macacu, dentro da Reserva Ecológica do Guapiaçu, que guarda uma das poucas áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Apesar da sua altura, o volume de água da cachoeira é pequeno e o seu poço é raso, então a visita vale muito mais para a contemplação da sua beleza.

Altura da Cachoeira da Jornada: 65 metros

Como chegar na Cachoeira da Jornada: Acesso pela rodovia BR 122 em direção a Nova Friburgo. No km 32, há um acesso por estrada de terra que leva até a entrada do Parque. Dentro do parque é preciso fazer uma trilha de aproximadamente 3 km até a cachoeira.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 100 km

Cachoeira Cachoeiras de Macacu - Rio de Janeiro

Foto: André Confort

 

6. Cachoeira do Robertão – Barra Mansa – RJ

A Cachoeira do Robertão tem tamanho modesto, são duas quedas com 10 metros de altura. Mas o seu formato em C cria um aspecto de buraco, que lembra muito um lugar de beleza secreta. O seu poço é de coloração verde cristalino e de pouca profundidade, ótimo lugar para colocar todo o corpo de baixo das quedas. A cachoeira fica na cidade de Barra Mansa, mais especificamente no distrito de Amparo.

Altura da Cachoeira do Robertão: 20 metros

Como chegar na Cachoeira do Robertão: Partindo do vilarejo de Amparo, tomar a estrada para Santa Isabel, a trilha de acesso sai a partir da estrada.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 133 km

Cachoeira Barra Mansa - Rio de Janeiro

Foto: Turismo Vale do Café

 

7. Cachoeira da Amorosa – Conceição de Macabu – RJ

A cachoeira da Amorosa fica bem próxima do centro de Conceição de Macabau, em torno de 20 minutos de carro. A altura da cachoeira é de aproximadamente 15 metros, sendo formada por dois saltos que descem em um poço de pouca profundidade. Por ser de fácil acesso, as melhores datas para visitar a cachoeira são fora de feriados e finais de semana de muito calor.

Altura da Cachoeira da Amorosa: 15 metros

Como chegar na Cachoeira da Amorosa: O acesso para a cachoeira fica na estrada para Trinfo. A partir do acesso são aproximadamente 18 minutos de carro até a cachoeira.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 220 km

Cachoeira Concenicao de Macabu - Rio de Janeiro

Foto: Andre Nestle

 

8. Cachoeira das Sete Quedas – Macaé - RJ

A Cachoeira das Sete Quedas, recebe este nome devido a presença de sete degraus por onde descem as águas da cachoeira. O interessante nessa cachoeira é entrar atrás da sua cortina de água e curtir a queda d’agua de outra visão. A Sete Quedas é considerada a mais bela das cachoeiras de Sana, distrito de Macaé, famoso pela grande diversidade de cachoeiras, são mais de 20 catalogadas.

 Altura da Cachoeira das Sete Quedas: Desconhecida

Como chegar na Cachoeira das Sete Quedas: Partindo de Sana, seguir pela estrada Frade – Sana por 5 minutos, até a estrada para o Circuito das Águas, à esquerda da pista. Chegando no parque, o acesso é feito por trilha de aproximadamente 30 minutos.

Distância do centro do Rio de Janeiro: 155 km

Cachoeira Sana - Rio de Janeiro

Foto: Leonardo Brocker

 

9. Cachoeira Cascatinha Taunay – Rio de Janeiro – RJ

A cidade do Rio de Janeiro, também tem cachoeiras e dentre elas o Desviantes escolheu a Cascatinha Taunay, que apesar do nome, tem 35 metros de altura, a maior das quedas d’agua do Parque Nacional da Tijuca. A área da cachoeira possui banheiro, lojinha e estacionamento. Por lei é proibido entrar nas águas da cachoeira. Outra cachoeira do parque que merece visitação é a cachoeira do Horto, que tem uma queda de 20 metros com pequenas piscinas naturais.

Altura da Cascatinha Taunay: 35 metros

Como chegar na Cascatinha Taunay: A cachoeira fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, a uma distância de 500 metros do portão do parque, próximo à Praça Afonso Viseu

Distância do centro do Rio de Janeiro: 10 km

Cachoeira Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Foto: Bert

 

10. Cachoeira do Rio Bracuhy ou Bracuí – Angra dos Reis – RJ

Angra dos reis, além de belíssimas praias, também guarda uma cachoeira de tamanho espetacular. A Cachoeira do Bracuhy tem 5 quedas que descem por uma extensão de 1100 metros, seu tamanho é tanto, que vista da Baía de Ilha Grande, parece uma cicatriz na serra. No poço de banho é possível avistar o mar e os recortes do litoral da Baía de Ilha Grande. Uma curiosidade é que a cachoeira se forma no Estado de São Paulo e deságua no Estado no Rio de Janeiro.

Altura da Cachoeira do Bracuí: 1100 metros de quedas

Como chegar na Cachoeira do Bracuí: Acesso pelo km 28 da Estrada da Bocaina. São 11 km de estrada de terra até o início da trilha, que tem 3,5 km (aproximadamente 50 minutos).

Distância do centro do Rio de Janeiro: 155 km

Cachoeira Angra dos Reis - Rio de Janeiro

Foto: INEA

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.