Gosta de viajar e se aventurar?
Preencha seus dados abaixo para receber dicas de destinos e ofertas de viagens na natureza
Cadastro efetuado com sucesso.
As 10 mais belas Montanhas do Brasil
No Desviantes, o Brasil é sempre o assunto e não seria diferente quando o tema é montanhas. Sim, nós temos belas montanhas no Brasil. A riqueza e diversidade natural do nosso país estão presentes também em suas montanhas. O território guarda montanhas com formatos de mesa, pontões e inclusive monolitos gigantes.
Observação: Adotamos a terminologia montanha para descrever formas acidentadas de relevo, que apresentam picos elevados, vales profundos e altitudes variadas e assim como o Conselho Nacional de Meio Ambiente, admitimos a existência deste relevo no Brasil.
As montanhas mais altas do Brasil já estão na ponta da língua dos aventureiros. Mas e as montanhas mais belas? Selecionamos 10 das que acreditamos ser as mais bonitas. E você? Concorda com a equipe Desviantes?
Monte Roraima - Serra de Pacaraíma
Foto: Terra Mundi
Uma pedra gigante e quadrada no meio do nada e ainda por cima repleta de quedas de água que dão à paisagem um aspecto de paraíso perdido. O Monte Roraima é um tepui, um monte em formato de mesa bastante característico da região das Guianas. A montanha ainda guarda no seu interior inúmeras cavernas, que se interligam e formam a maior caverna de quartzo do mundo.
Altitude do cume: 2810 metros
Localização: O Monte Roraima está localizado na Serra de Pacaraíma e na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana.
Acesso: Via trekking
Pico Paraná - Serra do Mar
Três cumes esverdeados, no meio da Serra do Mar, de onde desponta o maior paredão de granito do Brasil, com 1.050 metros de altura. No entardecer, suas paredes são tomadas pelas revoadas de pássaros que procuram abrigo nas rochas do paredão. O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil, seus três cumes são conhecidos por Pico Paraná, União e Ibitirabi.
Altitude do cume: 1877 metros
Localização: O Pico Paraná está localizado na Serra do Ibitiraquire, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul.
Acesso: Via trekking
Pedra Riscada - São José do Divino
Foto: Recanto Pedra Riscada
O maior Monolito das Américas, ou seja, a maior montanha das Américas que é formada por uma única e maciça rocha, com 850 metros de desnível. O nome Pedra Riscada realmente descreve bem a montanha, ela possui várias ranhuras que à distância parecem riscos verticais feitos a lápis. Se por um lado os riscos embelezam a montanha, por outro, a tornam um grande playground para escaladores que desafiam suas vias de dificuldades técnicas respeitáveis.
Altitude do cume: 1425 metros
Localização: A Pedra Riscada está localizada em São José do Divino - MG, em uma região que é famosa por concentrar os maiores afloramentos de granito do Brasil
Acesso: Via escalada
Dedo de Deus - Serra dos Órgãos
Foto: Montanha
A montanha lembra uma mão com o dedo indicador apontando para o céu. Dedo de Deus é certamente um bom nome para descrever essa estranha formação rochosa. O Dedo de Deus está localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e sua primeira conquista aconteceu em 1912, o que lhe rendeu o título de berço da escalada no Brasil.
Altitude do cume: 1692 metros
Localização: O Dedo de Deus está localizado na Serra dos Órgãos, entre as cidades fluminenses de Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis. Dá última cidade é possível avistar o Dedo de Deus da própria área urbana.
Acesso: Via escalada
Pedra Azul - Domingos Martins
Foto: Lugares Fantásticos
Um paredão de 490 metros de altura e tonalidade azul que surge em meio ao cenário bucólico de Domingos Martins. A pedra adquire tonalidade azulada como resultado da incidência de luz sobre os diversos líquens que cobrem a superfície da rocha. Na base da montanha existem piscinas naturais ideais para banho e que são acessíveis através da Trilha das Piscinas, com extensão de 1.200 metros.
Altitude do cume: 1882 metros
Localização: A Pedra Azul está localizada no Parque Estadual da Pedra Azul, no distrito de Aracê, em Domingos Martins - ES
Acesso: Sem acesso ao cume
Agulhas Negras - Itatiaia
Pedras pontiagudas e afiadas em uma paisagem onde as pedras constituem a maior parte do visual. No pé da montanha, a impressão é de que as pedras estão surgindo do solo e que algum dia vão dominar toda a região. O Agulhas Negras é o ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro e a sexta montanha mais alta do Brasil. Na região da montanha, no Paque Nacional de Itatiaia, existem outros picos de grandes altitudes, tais como o Prateleiras e a Pedra do Sino.
Altitude do cume: 2791 metros
Localização: O Agulhas Negras está localizado na Serra da Mantiqueira, dentro do Parque Nacional de Itatiaia, com território nas cidades de Itatiaia e Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro
Acesso: via trekking ou via escalada, dependendo da rota
Pedra do Céu - Guaratinga
Foto: Luciano Passos Cruz
A Pedra do Céu é uma das montanhas pouco conhecidas do Brasil. Seus dois cumes estão em meio a vegetação, que parece querer dominar a imensa rocha. A formação rochosa está na cidade de Guaratinga, que tem um cenário muito incomum devido a presença de inúmeras formações rochosas, tais como a Pedra do Topete e a Pedra do Oratório. A última é plano de fundo de toda a área urbana de Guaratinga.
Altitude do cume: Desconhecida
Localização: A Pedra do Céu está localizada na cidade de Guaratinga- BA, nas proximidades da Fazenda Duas Barras.
Acesso: Sem acesso ao cume
Morrão - Chapada Diamantina
Foto: Viajar Pelo Mundo
Se não fosse pela sua cor esverdeada, o Morrão poderia muito bem se enquadrar no cenário do cartoon Papaléguas, dominado por estranhas formações rochosas de formato quadrado. Morrão é o nome mais tradicional dado ao monte Tabor, que é uma das mais belas paisagens da Chapada Diamantina e local de uma das nascentes do rio Mucugezinho.
Altitude do cume: 1418 metros
Localização: O Morrão está localizado dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, que abrange o território de mais de 28 cidades da região.
Acesso: via trekking
Pico Desejado – Ilha da Trindade
Foto: Vila Mundo
Este talvez seja o pico mais remoto do Brasil. O Pico Desejado está na Ilha da Trindade, distante 1167 quilômetros da costa brasileira, mas ainda território pertencente ao município de Vitória - ES. O cume do Desejado é o ponto culminante da ilha, com 620 metros acima do nível do Atlântico. Com todos esses pontões, a ilha é um pedacinho do Espirito Santo que foi parar no meio do mar.
Altitude do cume: 620 metros
Localização: O Pico Desejado está localizado na Ilha da Trindade, próximo do ponto mais ao leste de todo o território brasileiro. Na ilha existe apenas uma guarnição mantida pela marinha e está a 1025 km de distância da localidade mais próxima.
Acesso: via trekking
Três Picos - Nova Friburgo
Foto: Waldyr Neto
O nome diz tudo. São Três picos entrelaçados que se unem uns aos outros, sendo difícil dizer onde começa um e termina o outro. O mais alto, chamado Pico Maior de Friburgo, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar. Do lado direito dos Três Picos está o Pico do Capacete, que é um gigantesco bloco de pedra, muito procurado pelos escaladores que visitam a região.
Altitude do cume: 2316 metros
Localização: O Três Picos está localizado dentro do Parque Estadual do Três Picos, na área do município de Nova Friburgo.
Acesso: via trekking nos Picos Médio e Menor e somente via escalada no Pico Maior e Capacete
Gostou desse post? Veja esse: Saiba onde encontrar seres bioluminescentes pelo Brasil
Os parceiros do Desviantes te levam para montanhas e cachoeiras
Confira aqui os roteiros de aventura oferecidos no Desviantes
Saiba onde se hospedar nos lugares mencionados aqui.