10 belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros
27/09/2016

10 belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é conhecida como o “Berço das Águas” devido à sua grande quantidade de nascentes de águas cristalinas. Não é à toa que as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros são os principais atrativos da região. São mais de vinte, algumas muito altas e outras menores, mas todas muito exuberantes, sendo necessário percorrer belas trilhas para chegar até elas. Para saber quais delas você não pode deixar de visitar, nós reunimos dez das principais cachoeiras da Chapada:

1. Cachoeira Santa Bárbara
É provavelmente a mais visitada e de maior destaque da Chapada por causa da beleza deslumbrante das águas de suas piscinas naturais, que se formam com sua queda de cerca de trinta metros. Está localizada a poucos quilômetros de Cavalcante, dentro de uma Comunidade Kalunga, povo descendente de quilombolas, e é uma das poucas da região com capacidade limitada de visitação, tendo um tempo máximo de permanência de até uma hora e meia.


Foto: Reserva Renascer

2. Vale da Lua
Um dos principais e mais incríveis atrativos do parque, é um conjunto de formações rochosas que foram esculpidas por suas águas por mais de 600 milhões de anos até tomarem formato semelhante a crateras lunares, por isso ganhou este nome. A trilha para chegar até essas pedras de granito leva apenas cerca de 15 minutos, e, um pouco mais à frente, encontra-se suas piscinas naturais, perfeitas para banhos e para relaxar.


Foto: Ion David

3. Cachoeira Almécegas
Situada na Fazenda São Bento, a nove quilômetros de Alto Paraíso, essa cachoeira possui uma queda de 45 metros de altura que jorra em forma de véu de noiva dentro de seu poço de água cristalina e esverdeada, onde, logo ao lado, está um paredão de cerca de 15 metros, tornando-a um ponto perfeito para a prática de rapel. O acesso até ela é feito através de trilha de nível fácil, mas com algumas subidas.


Foto: Ion David

4. Cachoeira Almécegas 2
Apesar de terem o mesmo nome e de estarem localizadas na mesma fazenda, as duas cachoeiras são muito distintas uma da outra. A Almécegas 2, por exemplo, possui uma queda menor, de apenas oito metros de altura, mas sua trilha é mais tranquila – a partir do estacionamento, basta caminhar apenas 300 metros para chegar ao seu grande poço para banhos.


Foto: Ion David

5. Cachoeira Loquinhas
Situada dentro de uma propriedade privada em Alto Paraíso, é um complexo de sete poços de águas extremamente cristalinas. Essa talvez seja a cachoeira na Chapada dos Veadeiros que tenha as águas de coloração mais impressionantes, uma deslumbrante tonalidade verde-esmeralda. Ela está localizada em uma fazenda particular e conta com uma ótima infraestrutura. A trilha até lá é extremamente fácil e tranquila, é ideal para a visitação de crianças e pessoas da terceira idade.


Foto: Ion David

6. Cachoeira Raizama
Próxima da vila de São Jorge, essa cachoeira é o encontro das águas dos rios Raizama e São Miguel, formando belíssimas cascatas e piscinas, perfeitas para uma hidromassagem natural, e que despencam de um cânion de cerca de cem metros de extensão e de até cinquenta metros de profundidade em alguns pontos, o que a torna um excelente ponto para a prática de canionismo. A trilha até lá é curta, com apenas dois quilômetros de percurso, e pode ser percorrida em 1 hora de caminhada, com paradas para banhos.



7. Cachoeira do Segredo
A trilha até essa cachoeira é feita em cerca de seis quilômetros de percurso (ida e volta) que passa dentro da densa mata ciliar, pelo rio São Miguel e por algumas piscinas naturais. O esforço da caminhada vale a pena ao chegar à uma das mais belas cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, que tem uma queda de cem metros de altura, e que fica em uma região “escondida” (daí a origem de seu nome), e seu belíssimo poço profundo de águas transparentes e de tons azul-esverdeado.


Foto: Mochilando com Nat

8. Cachoeira São Bento
Situada dentro da fazenda de mesmo nome, essa cachoeira possui uma queda que, apesar de pequena, com apenas oito metros de altura, forma uma profunda piscina natural, perfeita para mergulho e natação. Como se encontra em uma propriedade privada, conta com uma trilha muito fácil e também com boa infraestrutura no local para atendimento aos visitantes, o que a torna um ótimo passeio para crianças e idosos.


Foto: Cecilia Heinen

9. Cataratas dos Couros
Dentro da fazenda Boa Esperança, em Alto Paraíso, está situado um dos mais belos conjuntos de, cascatas, corredeiras, piscinas, paredões e cachoeiras da Chapada. Forma uma sequência de quatro quedas no rio Couros, sendo que a mais alta delas, que chega até quinze metros, pode ser acessada através de uma caminhada de aproximadamente 1,5km margeando o Rio dos Couros.


Foto: Emilia Abreu

10. Saltos do Rio Preto
Essa é a cachoeira da Chapada dos Veadeiros, a qual a paisagem é um dos principais cartões postais do Parque Nacional. A apenas um quilômetro da vila de São Jorge encontra-se dois saltos formados pelas águas do rio Preto, o primeiro de 120 metros de altura e o segundo de 80 metros, ambos formando um grande poço de 300 metros de diâmetro, perfeito para banhos. O primeiro salto não é aberto para visitação, mas pode ser admirado de seu mirante após uma trilha de quatro quilômetros; a um pouco menos de dois quilômetros de lá está o segundo salto.


Foto: Ion David

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.