Gosta de viajar e se aventurar?
Preencha seus dados abaixo para receber dicas de destinos e ofertas de viagens na natureza
Cadastro efetuado com sucesso.
Lugares de mergulho em Bombinhas
A cidade de Bombinhas, localizada no litoral Norte de Santa Catarina, é considerada a Capital do mergulho Ecológico e o melhor local para mergulho na região Sul. O município tem 60% do seu território rodeado pela Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, a única reserva marinha no Sul do país, por isso grande parte da área de Bombinhas é de preservação permanente.
Fotos: Turismo Bombinhas
A reserva fica localizada à apenas 3 Km de Bombinhas e por isso a cidade atrai muitos mergulhadores que pretendem explorara-la. A reserva é composta pelas ilha de Galés, Ilha Deserta, Calhau de São Pedro e Ilha do Arvoredo e possui cerca de 17.800 hectares. O local é encontro de duas correntes marinhas, uma corrente fria vinda das Ilhas Maldivas e a outra mais quente que é brasileira. Esse encontro de correntes, proporciona uma condição perfeita para formar uma rica e diversificada fauna e flora marinha, na qual é possível encontrar desde seres típicos de água quente, como também os de água fria como os pinguins, lobos-marinhos e baleias brancas.
A visibilidade da água chega até 21 metros, um pouco inferior com outros pontos de mergulho no Brasil como Fernando de Noronha (até 50 metros) ou Abrolhos (até 30 metros). Porém, a diversidade marinha e a presença de naufrágios no local compensam a visibilidade. Além disso, a cidade tem 20 praias com águas cristalinas como as do Mariscal, Canto Grande, Tainha e Quatro Ilhas. A infraestrutura turística é bem desenvolvida na parte de serviços, com bons restaurantes, centro de compras e mais de 5 mil leitos distribuídos em hotéis, pousadas campings.
Fotos: Sabores e Ondas e Rogerio Rupollo
Melhores lugares para mergulho em Bombinhas
Ilha do Arvoredo: É o principal local de mergulho da região, onde pode ser encontrado mais de 200 espécies de animais como anchovas, arraias, badejos, garoupas gigantes, tartarugas e tainhas. A profundidade nessa região pode variar de 5 a 20 metros com visibilidade de 18 metros.
A ilha é coberta por mata atlântica e para ter acesso ao se interior é necessária uma autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Geralmente, as escolas de mergulho cuidam da questão de acesso e autorizações.
Pontos liberados para mergulho na Ilha do Arvoredo
- Cordilheira do Sul
- Parcel do Boi
- Saco do Capim
- Saco do Batismo
- Baia das Tartarugas
- Baia do Engenho
- Saco do Farol
- Saco do Vidal
- Ponta do Farol
Ilha das Galés: É o local onde pode ser explorado o naufrágio mais conhecido da região. Em 1958, durante um nevoeiro o cargueiro Lili de 80 metros acabou afundando na região. A profundidade na região é de 5 a 17 metros com visibilidade de até de 12 metros. A região também é importante pelo fato de ser um dos principais locais de acasalamento de aves marinhas do Brasil.
Costa de Bombinhas: Bombinhas tem tantos locais de mergulho que não é necessário ir muito longe da costa para fazer um mergulho de qualidade. Segue a lista de locais em que pode ser feito o mergulho na própria costa: Sepultura, Palmeiras, Caraolho, Costão de Bombas, Praia da Lagoinha, Praia do Embrulho e Praia da Tainha.
Fotos: Rogerio Rupollo
Quer mergulhar em Bombinhas?
CONFIRA AQUI as opções de Mergulho em Bombinhas do Desviantes
Saiba onde se hospedar nos lugares mencionados aqui.