O que fazer na Serra da Capivara - PI
Foto: Claudia Regina
A Serra da Capivara, ou Parque Nacional Serra da Capivara, localizada no interior do estado de Piauí, é um dos mais importantes patrimônios pré-históricos do Brasil. Além de sua incrível diversidade de belezas naturais, a região abriga também os mais antigos vestígios de ocupação humana da América do Sul e ainda uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo. Por esses motivos, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade com o intuito de proteger todos seus tesouros históricos, que incluem mais de 600 sítios arqueológicos e paleontológicos, e diversos outros impressionantes atrativos que fazem desse lugar um verdadeiro museu a céu aberto.
-
Há cerca de 15 trilhas na Serra da Capivara para que você possa explorar a região a fundo. Entre todas elas, as principais são:
1. Baixão da Pedra Furada: É um dos percursos mais frequentados devido à sua facilidade e também por passar por outros atrativos, como o vale do Baixão das Mulheres, o circuito do Caldeirão dos Rodrigues, o Sítio do Meio, a Toca do Boqueirão da Pedra Furada e mais dez sítios arqueológicos que guardam os vestígios da presença humana mais antiga das Américas.
2. Alto da Pedra Furada: Essa trilha, considerada de nível difícil, começa a partir do trajeto do Baixão da Pedra Furada, seguindo por uma escada de pedras de 350 degraus que o levará até um paredão rochoso. Nele, pode-se ter uma vista aérea muito privilegiada da Pedra Furada e então descer até alguns sítios e às oficinas de lascamento da pedra, locais onde homens pré-históricos criavam suas ferramentas para tratar um animal caçado ou preparar um instrumento de madeira.
3. Desfiladeiro da Capivara: Apesar de ser considerada fácil, essa trilha é feita em meio à uma densa vegetação nativa, mas qualquer esforço é recompensado por suas curiosas pinturas rupestres, de grandes figuras decoradas com surpreendentes formas geométricas, algumas delas sendo as mais antigas da região. Esse trajeto também costumava ser utilizado como passagem pelas populações locais nos tempos pré-históricos e leva ainda a atrações como o Boqueirão do Papagaio, aos sítios do circuito dos Veadinhos Azuis, entre outros.
4. Baixão das Andorinhas: Esse percurso leva ao grande desfiladeiro que deu nome à trilha e que se tornou muito famoso por causa do espetáculo que ocorre ao final da tarde, quando as andorinhas mergulham para o fundo das fendas do cânion do Boqueirão (daí a origem de seu nome). O trajeto também inclui outros atrativos, como o Baixão do Perna e seus doze sítios arqueológicos. -
1. Museu do Homem Americano: Trata-se de uma incrível exposição que mostra quatro décadas de pesquisas feitas na região do Parque Nacional da Serra e revela a evolução da cultura material do homem pré-histórico no continente da América. A coleção conta com cerca de 90 peças que inclui os seixos queimados em fogueira há 50 mil anos, fragmentos de cerâmica de quase nove mil anos, um projétil de quartzo hialino (mineral translúcido lapidado há oito mil anos), entre outras.
2. Cerâmica: Os produtos feitos com cerâmica são extremamente populares na Serra da Capivara, e como são produzidos na região, seus preços, que podem ser muito altos no restante do Brasil, são até 20% mais baratos aqui. Você pode comprar peças como canecas, copos, pratos e vários outros objetos que exibem reproduções de pinturas rupestres.