O que fazer no Parque Nacional do Jalapão

Unidades de conservação são aquelas regiões que tem como objetivo a proteção integral da fauna e flora daquele local. A Região do Jalapão que é centralizada no estado do Tocantins possui nada menos que 5 unidades de preservação sendo elas o Parque Estadual do Jalapão, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, a APA Serra da Tabatinga, a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e por último a APA Estadual do Jalapão. Juntas essas cinco completam um cenário irresistível para os amantes da natureza com 34 mil quilômetros quadrados, tamanho maior que os estados de Sergipe e Alagoas.

O Jalapão, por ainda ser pouco conhecido e muito afastado, é um dos únicos locais do país onde a natureza ainda se encontra quase intocável e por isso é possível encontrar paisagens realmente exuberantes por lá. A região é conhecida como o Deserto de Água brasileiro pois se trata de uma região com dunas douradas, porém rica em rios, cachoeiras e fervedouros.

Como é uma região muito vasta há muitos passeios para fazer e você poderá optar tanto por atividades mais tranquilas ou então por aquelas com uma carga maior de emoção, dependendo de seu gosto e preferência pessoais. No entanto, o Jalapão ainda está se abrindo para o turismo de forma sustentável e por isso oferece uma experiência simples e autêntica, não existem hotéis de luxo ou resorts, todas as acomodações são simples, porém aconchegantes. Isso vale também para os restaurantes, são cheios de simplicidade e acolhimento com uma comida caseira incrível.