O que fazer no Petar (Parque das Cavernas) - SP
O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abrange os municípios de Iporanga e Apiaí. A região encontra-se em alto nível de preservação, quase sem intervenção humana e ainda tem mais, o Parque abrange uma das áreas do Brasil mais ricas em cavernas. Isso mesmo, cavernas! São mais de 300 cavernas catalogadas e acredita-se na existência de muitas ainda desconhecidas. Algumas delas estão abertas à visitação e são de fácil acesso, como é o caso da Caverna Santana, segunda maior do estado de São Paulo, com mais de 5.400 metros de profundidade, dos quais 800 estão abertos à visitação.
Apesar das cavernas serem os grandes personagens, ainda há muito mais o que fazer no PETAR quando o assunto é natureza. Pelos rios, como no Betari e Ribeira, você poderá praticar Boia-cross e Rafting, o primeiro é uma das atividades símbolos do PETAR. O local é, também, cheio de cachoeiras, são dezenas delas, algumas chegando a quase 70 metros, como é o caso da Cachoeira das Arapongas, com 65 metros e uma queda impressionante. No PETAR, você encontra cachoeiras até mesmo dentro das próprias cavernas, é uma experiência única!
Em torno do parque existe uma infraestrutura modesta de hospedagens e comércio, e você pode ficar ali, pertinho das principais atrações.
-
Com tamanha diversidade de cavernas, mais de 300 catalogadas, o PETAR é um paraíso para quem gosta ou tem o interesse de saber como é a vida no interior de uma caverna. E lá, existem cavernas para todos os gostos. Algumas são de fácil acesso e possuem infraestrutura interna, como escadas, corrimãos e passagens especiais, outras são acessíveis apenas por escalada ou rapel e não há nenhum tipo de estrutura ao turista.
Visitar uma caverna te leva para um mundo totalmente desconhecido. O Silêncio é imenso, só ouvimos as gotas de água caindo e correndo pelas pedras. Não deixe de visitar a cachoeira no interior da Caverna do Ouro Grosso, atravessar o rio no interior da Caverna Alambari de Baixo e conhecer o pórtico de entrada da Caverna do Morro Preto.
-
Essa é uma das mais clássicas atividades do PETAR. No Boia-cross, você desce rios de águas calmas utilizando-se de uma câmara de ar de caminhão. Cada boia leva apenas uma pessoa e todos descem em grupos. A atividade é realizada no Rio Betari e pode ser realizada em dois trechos diferentes, de acordo com a sua experiência. O percurso é de 2KM, passando por pequenas corredeiras que dão ação e emoção ao passeio.
-
De alguns anos para cá, o Rafting no Rio Turvo vem se popularizando. O percurso tradicional possui 5KM, passando por trechos de muitas pedras e mata nativa exuberante. Além da descida tradicional, existe também o Rafting Noturno, que acontece nas noites de lua cheia, e o Rafting Kids, que tem em seu percurso corredeiras mais leves, permitindo que crianças, entre 5 e 10 anos, aproveitem o passeio com toda segurança. Se você procura um passeio de maior duração, existem roteiros de expedições que incluem pernoite em casas quilombolas e percorrem grandes distâncias no Rio Turvo.
-
As trilhas são as principais vias de circulação pelo PETAR. Sempre para se locomover de um atrativo ao outro, você terá uma bela trilha pela frente. No PETAR existem ao menos 5 trilhas turísticas para você explorar, sendo a Trilha do Betari a principal delas. É um percurso de 3,6 KM, com duração média de 4 horas e que passa por duas cavernas (Água Suja e do Cafezal) e leva a nascente do Rio Betari. Se você gosta de caminhadas de longa distância, vale se informar sobre a Trans Petar, um percurso com duração de 2 a 3 dias, que passa pelos Núcleos Caboclos e Casa de Pedra, e pernoite feito em camping selvagem.
-
Petar é o lar de um dos cenários brasileiros mais exóticos para praticar Rapel. Você pode praticar Rapel para descer em bocas de cavernas e paredões de calcário. É a sensação de estar descendo por um mundo desconhecido e ainda com o visual do interior de uma caverna de milhares de anos. Você também pode fazer Rapel dentro de uma caverna, alguns com mais de 240 metros de altura.
Veja também
- O que fazer em Socorro - SP
- O que fazer em Ilhabela - SP
- O que fazer em Piracaia - SP
- O que fazer em Juquitiba - SP
- O que fazer em Atibaia - SP
- Águas da Prata
- O que fazer em Campos do Jordão - SP
- Biritiba Mirim
- São Bernardo do Campo
- Ilha do Cardoso o que fazer e passeios
- Serra da Mantiqueira
- O que fazer em Ubatuba - SP
- Pedro de Toledo
- Serra da Bocaina o que fazer e pontos turísticos
- Jundiaí
- Vale do Ribeira
- Guaratingueta