FERIADO DE TIRADENTES NO VALE DO PERUAÇU - 5 DIAS

  • Principais informações

    • Preço:
      A partir de R$ 2.610,00 por pessoa
    • Horários de saída:
      10:00
    • Local de saída:
      Montes Claros - MG
    • Avaliação:
    • Nível de dificuldade:
    • Próxima saída:
      20/04/2022 10:00
  • Avaliações

    • Nenhuma avaliação encontrada
  • Como funciona

    • Preencha o formulário com seus dados, número de participantes e uma opção de data
    • Clique em "Quero saber mais" para enviar as informações
    • Entraremos em contato para esclarecer dúvidas e informar a disponibilidade
    • Sem dúvidas? Receba um link de pagamento com opção de parcelamento
    • Confirmado o pagamento você recebe um comprovante com todos os detalhes da viagem
    • Boa Viagem!!!
  • Formas de pagamento

    • Cartões de crédito

      • VISA
      • MasterCard
    • Boleto e transferência

      • Boleto Bancário
      • Transferência Bancária
  • Próximas saídas

    Início da expedição: 20/04/2022 - Quarta-Feira - Encontro no aeroporto de Montes Claros (seguindo horário de corte)
    Término da expedição: 24/04/2022 - Domingo - Retorno ao aeroporto de Montes Claros no final do dia. 

  • Descrição

    O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um daqueles lugares incríveis que poucas pessoas ouviram falar ou visitaram. Localizado ao norte de Minas Gerais quase divisa com a Bahia. A área do parque é de 56.400 hectares e está dentro dos limites dos municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, bem próximo ao Rio São Francisco, fazendo parte do Circuito Turístico do Velho Chico e entre outras diversas atrações.
    O Parque Vale do Peruaçu tem uma ótima estrutura: possui trilhas, mirantes, passarelas que levam aos sítios arqueológicos milenares que já deixou pesquisadores de vários países impressionados com a qualidade e a quantidade das Pinturas Rupestres Pré-históricas encontradas em suas cavernas.
    Se você nunca ouviu falar das Cavernas e Pinturas Rupestres do Peruaçu, qualquer pesquisa que fará na internet mostrará com exatidão a beleza e a grandiosidade de estar In Loco em frente ou dentro dos salões colossais das cavernas, das pinturas em perfeito estado e onde viveu o homem pré-histórico conhecendo um pouco do seu legado.

  • Hospedagens e valores

    Pousada Recanto das Pedras
    Quarto Duplo:
    R$ 2610,00 por pessoa

  • Roteiro

    20/04/2022 - Quarta-Feira - Montes Claros > Parque Nacional Vale do Peruaçu (Distrito do Fabião)
    Chegada no aeroporto Montes Claros até às 14h30, transfer (van ou micro-ônibus) com destino ao Parque Nacional Vale do Peruaçu e hospedagem na Pousada Recanto das Pedras (bem na entrada do Parque em torno de 03h30 de viagem (220km)).

    21/04/2022 - Quinta-Feira - Lapa do Rezar, Lapa do Caboclo e Carlúcio
    Café da manhã e saída para conhecer o Parque Nacional Vale do Peruaçu, o caminho para a Lapa do Rezar é considerado de intensidade média justamente pela quantidade de degraus (500), o resto é todo plano.
    Esse é um dos trajetos mais históricos, logo no início da trilha tem ainda uma construção que era um antigo engenho de produção de cachaça, rapadura e garapa, produtos muito comuns no Norte de Minas. Uma das celebrações mais comuns nessa região era a Novena de Nossa Senhora da Conceição quando os moradores do Fabião subiam à gruta em oração e carregando uma pedra na cabeça em sinal de fé e penitência. Por isso o nome Lapa do Rezar.
    A trilha tem 2,4km de extensão total. A Lapa do Rezar reúne toda a grandiosidade do cânion do Rio Peruaçu e a riqueza da arte rupestre pré-histórica. Abriga um sítio rupestre com pinturas e gravuras bem conservadas. Destacam-se também as dimensões do seu salão de entrada, que alcança 90 metros de largura e de 40 metros de altura, além da variedade e exuberância dos espeleotemas.
    Lapa do Caboclo e Carlúcio: O paredão de pinturas rupestres da Lapa do Caboclo possui uma grande concentração de pinturas do Estilo Caboclo, que foram descobertas pela primeira vez neste local e que são exclusivas do Vale do Peruaçu.
    No caminho da Lapa do Carlúcio o visitante encontrará mirantes onde é possível observar as variações da mata seca em diferentes épocas do ano, os cactos e a vegetação rupestre. A trilha segue pela mata de galeria até o início da Gruta do Carlúcio, onde circunda as rochas provenientes do desabamento do teto da caverna.
    Retorno a pousada e noite livre.

    22/04/2022 - Sexta-Feira - Lapa Desenhos, Lapa Bonita, Lapa do Índio e Lapa do Boquete
    Após café da manhã, sairemos para conhecer a maior concentração de pinturas rupestres, a Lapa Desenhos.
    Nos arredores da caverna predomina uma floresta mista, envolvendo espécies subcaducifólias e deciduais. A lapa possui 140m de projeção horizontal e 13 m de desnível. A entrada na forma de abrigo, é ampla e foi utilizada pelos homens pré-históricos, daí a presença de imponentes painéis rupestres.
    Os maiores atrativos da Lapa dos Desenhos são os fabulosos painéis de arte rupestre pré-histórica que se encontram na entrada da caverna.
    Lapa da Boquete: O caminho da Lapa do Boquete tem uma extensão de 1300m. Na lapa do Boquete encontra-se um dos principais e mais estudados sítios arqueológicos do parque, onde foram encontrados alguns sepultamentos e é possível verificar a presença de um silo pré-histórico – estrutura de armazenamento de alimentos. 
    Lapa Bonita: Localiza-se na depressão onde era a Fazenda Terra Brava, era uma grande área de pastagem. O acesso se faz por trilha, no interior da caverna foram detectadas marcas de visitação como: restos de fogueiras e de carbureto, pisoteamento intenso, inclusive sobre os espeleotemas criando vários caminhos alternativos e desordenados, principalmente no Salão Vermelho.
    A Lapa Bonita apresenta uma gama variada de espeleotemas em sua maioria delicados e frágeis, como estalactites e estalagmites, travertinos, ninhos de pérolas, helictites, couve-flor, escorrimentos, velas, colunas, canudos.
    Lapa do Índio: O maior atrativo é a espetacular visão que se tem a partir da sua entrada em direção ao vale e à entrada da Gruta do Janelão, da Gruta do Falso Janelão, dos maciços calcários e da vegetação do entorno. Na entrada da gruta observam-se painéis de arte rupestre pré-histórica. No interior é possível observar vários espeleotemas de diversas formas e tamanhos.
    Retorno a pousada e noite livre.

    23/04/2022 - Sábado - Rio São Francisco, Ilha do Jenipapo e Gruta Coração de Jasmim
    Após o café da manhã, sairemos para Itacarambi e travessia de barco em Morro Velho no Rio São Francisco para a Ilha de Jenipapo.
    Desembarque e início da caminhada conhecendo a Comunidade Vazanteira da ilha, com suas oficinas para a fabricação de farinha e outros produtos como o Beijo de Massa, Beiju de Tapioca e a Puba, além de conhecer praticas de agricultura familiar da comunidade.
    Almoço (incluso) em restaurante local que serve um delicioso peixe as margens do Rio São Francisco.
    Visita a Gruta do Coração de Jasmim, e contemplação do pôr do sol no mirante.
    Retorno a pousada e noite livre.

    24/04/2022 - Domingo - Trilha da Gruta do Janelão
    Após café da manhã, voltamos ao parque para conhecer a Trilha da Gruta do Janelão: A trilha tem início ao lado do Centro de Visitantes, uma caminhada rápida pela floresta e já vemos o primeiro paredão de pinturas rupestres, o Sítio Ateliê Janelão. Seus estilos, cores, tradições e técnicas de pinturas já impressionam logo na chegada. Depois de mais alguns passos, chegamos ao impressionante portal de entrada da caverna com quase 100 metros de altura. A partir do primeiro mirante já é possível ter uma noção da magnitude do lugar. A descida para dentro da caverna é por uma trilha com escadinhas feitas de rocha. Essa caverna é diferentes das cavernas que costumamos ver, ela é muito ampla e com algumas aberturas no teto por onde passam a luz natural e raios de sol, devido a isso acabou formando uma pequena floresta dentro, uma micro fauna e flora específica da caverna. Para completar, o Rio Peruaçu corta a caverna de ponta a ponta, criando pequena “praias de areia e espelhos”, o rende excelentes fotos. 
    Do segundo mirante dentro da gruta é possível avistar conjuntos de enormes espeleotemas de diferentes formas, cores e formatos como Cogumelos Vermelhos e a tartaruga pré-histórica.
    Desse ponto olhando para a entrada, a claraboia da caverna forma perfeitamente um coração. A trilha termina no Buraco dos Macacos, onde o rio forma uma prainha, e onde está a maior estalactite do mundo, a Perna da Bailarina com 28m, e também é possível encontrar centenas de Pérolas de Caverna perfeitamente arredondadas e raras.
    A volta é pelo mesmo caminho e é tão impressionante quanto a ida, a luz muda, os cenários se completam com reflexos na água, as cores dos espeleotemas se tornam mais vibrante e vivas. 
    Retorno à pousada e almoço.
    Após o almoço, saída às 14h em veículo fretado (van, ônibus ou micro-ônibus dependendo do número de pessoas) com destino ao aeroporto de Montes Claros.

  • O que está incluso

    - Transporte em vans (aeroporto x hospedagem x passeios x aeroporto)
    - Hospedagem na Pousada Recanto das Pedras, na entrada do parque (quartos equipados com ar condicionado, banheiro privativo, estilo de hospedagem rústica, da roça, atendimento caseiro com uma atenção e cuidado especial, comida preparada em fogão a lenha e extremamente saborosa)
    - Regime de alimentação com pensão completa (café da manhã, lanches de trilhas e jantares)
    - Passeios descritos no roteiro
    - Seguro-Viagem
    - Guias especializados e devidamente credenciados

  • O que não está incluso

    - Passagem aérea até o aeroporto de Montes Claros (ida e volta) seguindo o horário de corte (contatar a equipe Desviantes para informações sobre horários de chegada/retorno)
    - Bebidas
    - Itens de cunho pessoal
    - Quaisquer outros itens não mencionados no campo "O que está incluso"

  • O que levar

    O que levar para a viagem:
    Quem for alérgico a insetos e/ou plantas levar camisetas de manga comprida e calças confortáveis.
    Medicamentos tomados regularmente.

    O que levar para os passeios:
    Mochila pequena, par de tênis confortável com sola aderente, protetor solar (mesmo com o tempo nublado), repelente, boné/chapéu, lanterna com pilhas reservas, roupa de banho, capa de chuva, cantil/garrafa de água, agasalho (moletom/casaco impermeável), roupa leve para caminhada, máquina fotográfica, toalha, saco plástico (para lixo).

  • Experiência necessária

    Não é necessário experiência prévia, o roteiro pode ser feito por todos.

  • Restrições

    Reserva-se o direito de alterar o itinerário e a programação por motivos climáticos, de força maior ou que envolvam a segurança dos passageiros, sem aviso prévio. É importante ressaltar, que todos os passeios se realizaram com o acompanhamento do guia da agência, além dos instrutores de cada atividade (quando houver) treinados para proporcionar maior segurança a todos.

  • Dias e horários

    Início da expedição: 20/04/2022 - Quarta-Feira - Encontro no aeroporto de Montes Claros (seguindo horário de corte)
    Término da expedição: 24/04/2022 - Domingo - Retorno ao aeroporto de Montes Claros no final do dia.