Fernando de Noronha o que fazer e pontos turísticos

Praias de areias finas e douradas, mares de águas cristalinas e de profundos tons azulados e esverdeados, altos coqueiros para proteger de um sol sempre presente e a mais diversificada e exuberante vida marinha – essa é Fernando de Noronha, um dos destinos de turismo mais cobiçados tanto por brasileiros quanto estrangeiros. Trata-se de um arquipélago de apenas 17 quilômetros quadrados formado por 21 ilhas, ilhotas e rochedos de origem vulcânica, considerado patrimônio mundial natural pela Unesco tamanha sua beleza e dividido entre Área de Preservação Ambiental e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

É conhecido ainda como o Caribe brasileiro por causa da semelhança às paisagens paradisíacas, e, apesar de ser relativamente pequena, Fernando de Noronha tem muito o que fazer, principalmente para quem gosta de entrar em direto contato com a natureza, seja através de suas trilhas ecológicas, de passeios de barco ou de bugue, ou pelo mergulho de flutuação para conhecer todas as incríveis espécies marinhas que habitam suas águas, o último é considerado um dos mais clássicos passeios de Fernando de Noronha e rende belas fotos.

Os pacotes de viagem do Desviantes para Fernando de Noronha unem os melhores passeios de Noronha com o conforto das pousadas da Ilha. Consulte a página de pacotes para conhecer.

  • O que fazer para se aventurar em Fernando de Noronha

    Foto: Tadeu Pereira

    1. Ilhatur
    : Passeio mais procurado de Fernando de Noronha, é feito em bugue ou veículo 4x4 e passa pelas principais praias, fazendo paradas para mergulhar nas águas mornas e claras e observar sua riquíssima fauna e flora, para almoço e, como o passeio dura o dia inteiro, para assistir ao pôr-do-sol no fim da tarde nas ruínas do Forte do Boldró.

    2. Passeio de barco: Percorre todo o mar de dentro, saindo do Porto de Santo Antônio, indo até a Ponta da Sapata e passando ainda por várias praias e dois dos mais incríveis pontos da ilha, a Baía dos Golfinhos, onde pode-se observar esses animais que deram nome a esse lugar, e a Baía do Sancho, para praticar mergulho livre em suas águas cristalinas e entre bancos de corais.

    3. Aquasub: É uma atividade divertida em que o praticante é puxado por um barco enquanto segura uma pequena prancha e usa máscara e snorkel para poder mergulhar na água, fazer acrobacias e observar os peixes.

    4. Trilhas ecológicas: São muitas as trilhas que podem ser feitas no arquipélago, algumas mais curtas e outras um pouco mais longas e complicadas, mas todas valem muito a pena, pois levam a alguns dos lugares mais bonitos da região, como mirantes, praias, piscinas naturais, cavernas e atrativos históricos, sem contar que você poderá observar os animais, vegetação e as belíssimas paisagens. Algumas das trilhas que podem ser feitas são as do Atalaia, do Golfinho, da Esmeralda, dos Abreus, do Leão, da Costa dos Mirantes e do Capim-Açu. As trilhas têm ótima infraestrutura e são umas das joias do turismo de Fernando de Noronha.

  • O que fazer para relaxar em Fernando de Noronha

    Foto: Stefan Krasowski

    1. Caminhada Histórica
    : É uma caminhada feita pela Vila dos Remédios, considerada a principal vila e centro de Fernando de Noronha, para visitar os museus e alguns monumentos históricos como o Palácio São Miguel, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios e as ruínas do Forte dos Remédios.

    2. Mergulho autônomo: Uma atividade imperdível para se fazer em Fernando de Noronha, que é considerado o melhor ponto de mergulho do Brasil, pois além de possuir águas muito transparentes e mornas, há visibilidade de até cinquenta metros de profundidade para observar sua variedade de animais marinhos, como os mais diversos peixes coloridos, tubarões, arraias, tartarugas e corais, e ainda navios naufragados. Os principais pontos se encontram nas Ilha do Meio, Laje Dois Irmãos, Cordilheiras, Pedras Secas e Buraco do Inferno.

    3. Projeto Tamar: Entre os meses de Abril a Junho, é possível observar esse incrível espetáculo que é a desova das tartarugas-marinhas na praia. A sede desse projeto também abriga loja e museu e conta ainda com palestras sobre preservação, ecologia, meio ambiente, extinção, etc.

    4. Praias: Algumas das praias mais paradisíacas do país e do mundo são encontradas em Fernando de Noronha, e parte desse motivo é porque o arquipélago é dividido em duas costas – as praias do mar de dentro, voltadas para o Brasil, são as de águas mais cristalinas; já as do mar de fora, voltado para a África, possuem um ambiente mais rústico e selvagem, mas igualmente incríveis. As principais delas são as baías do Sancho e dos Porcos, a Cacimba do Padre e as praias do Atalaia, do Boldró, do Leão e da Conceição.

    5. Pousadas Spas: As pousadas de Fernando de Noronha são por si só uma atração da Ilha, muitas contam com SPA, restaurantes renomados e área de lazer incríveis que permitem ao hóspede tomar seu café da manhã de frente para o mar multicores de Fernando de Noronha.