O que fazer em Cambará do Sul - RS

Cambará do Sul está a poucos quilômetros de duas joias naturais, o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional de Aparados da Serra, ambos reconhecidos por abrigar os majestosos cânions, cujos paredões atingem mais de 900 metros. Os dois principais cânions da região são o Itaimbezinho (Aparados da Serra) e o Fortaleza (Serra Geral). Com tamanha beleza cênica, escolher o que fazer em Cambará do Sul necessariamente envolverá visitar algum dos cânions da região. As visitas envolvem caminhadas para todos os perfis de amantes da natureza, com opções de trilhas de 45 minutos de caminhadas até a trilhas com duração estimada de 8 horas.

Apesar das caminhadas serem o carro chefe do turismo de Cambará do Sul, existem também outras maneiras de aproveitar a natureza da região. Rapel, Passeios de 4x4, Passeios de Bike e Quadriciclo são algumas das atividades que podem ser feitas para complementar as caminhadas.

Vale dizer que Cambará do Sul é uma cidade bastante pacata, que possui menos de 7 mil habitantes e por isso é um ótimo destino para quem quer contato com a natureza e tranquilidade. A cidade conta com uma boa estrutura de pousadas e restaurantes e serve como uma ótima base de pernoite entre um e outro passeio para os cânions. Confira em detalhe o que fazer na cidade dos cânions.

  • Fazer Caminhadas em Cambará do Sul

    As caminhadas são a atividade número 1 em Cambará do Sul. Existem 8 roteiros tradicionais de trekking com saídas diárias e duração de 1 dia, além de outros roteiros que podem ser criados sobre medida e de maior duração. Existem 3 principais setores de trekking:

     

    Cânion Itaimbezinho: É o Cânion mais famoso e também um dos mais belos da região. Seus paredões atingem 720 metros de altura, e se estendem por 5,8 km. O Itambezinho está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra e pode ser contemplado por 3 caminhos diferentes: 1) Trilha do Vértice (1,5 km e visão superior do cânion); 2) Trilha do Cotovelo (6 km e percurso pela borda do cânion); 3) Trilha do Rio do Boi (8 km e caminhada na parte de baixo do cânion).

     

    Cânion Fortaleza: É o maior e mais imponente cânion dos parques. Seus paredões atingem 900 metros de altura, e se estendem por 7,5 km. O Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral e pode ser contemplado por 2 caminhos diferentes: 1) Trilha do Mirante (3 km e visão integral do cânion); 2) Trilha da Cachoeira do Tigre Preto (3 km, visão parcial do cânion e acesso a queda d’água de 400 metros de altura). A Trilha do Tigre Preto pode ser complementada até a Pedra do Segredo, uma pedra gigante que parece estar equilibrada em uma pequena base de 50 cm.

     

    Cânion da Pedra: Não é muito divulgado, mas não perde em nada em termos de beleza. Seus paredões atingem 700 metros de altura, e se estendem por 3 km. O Cânion da Pedra está localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra e tem acesso por uma trilha de 6 km de grau de dificuldade difícil.

  • Fazer Passeio de Jipe em Cambará do Sul

    Os passeios de 4x4 são uma boa forma de conhecer a região cruzando campos nativos, rios e matas de araucárias. Existem dois principais roteiros: 1) Rota das Cachoeiras: São 5 horas de passeio em um percurso de 90 km, chegando a imponentes cachoeiras da região, com destaque para a Cachoeira dos Venâncios formada por quatro quedas d’ água e própria para banhos; 2) Cânion do Pinheirinho: São 5 horas de passeio em um percurso de 75 km até às bordas do Cânion Pinheirinho, de onde você fará uma leve e curta caminhada com vista para a Cachoeira do Tramboso, que cai até o vale do cânion. (Foto: Eneide Lucia)

  • Fazer Passeio de Quadriciclo em Cambará do Sul

    Uma atividade diferente do que fazer em Cambará do Sul são as saídas de quadriciclo. O Roteiro pode ser feito de acordo com as suas preferências passando por mata fechada, atravessando rios e enfrentando os declives do terreno. O roteiro padrão tem 1 hora de passeio e 30 km de trilha e pode ser finalizado com a contemplação de um maravilhoso pôr do sol. (Foto: Coiote Aventura)

  • Fazer Rapel em Cambará do Sul

    O rapel é feito em uma cachoeira de 30 metros em um local com forma de micro cânion, um lugar único, com araucárias e xaxins centenários. São feitas ao todo duas descidas da cachoeira e você sempre vai acompanhado de um condutor e equipado com todos os equipamentos de segurança. (Foto: Canion Turismo)

  • Fazer Passeio de Bike em Cambará do Sul

    Gosta de pedalar? Você poderá conhecer a região dos cânions de bicicleta, inclusive conhecer o Cânion Itaimbezinho em um percurso de 12 km pela Trilha do Cotovelo, nas bordas do cânion. Outro destino incrível para pedalar é o Cânion Malacara, o pedal começa no estacionamento do Cânion Fortaleza e tem um percurso de 20 km passando pelas bordas do Cânion Malacara, Churriado e Rio-Leão.

  • Fazer Passeio de Bote em Cambará do Sul

    O Rio Camisas tem águas tranquilas e oferece um passeio de bote contemplativo com aproximadamente 3 horas de duração e 4,5 km de percurso. As águas puras e a mata ciliar formam um ótimo cenário para curtir a natureza. Apesar de utilizar equipamentos semelhantes, essa atividade não é um Rafting, o rio não apresenta corredeiras. (Foto: Canion Turismo)

  • Fazer Passeio de Cavalo em Cambará do Sul

    Cavalgar é uma ótima forma de relaxar, interagir com a natureza e com os cavalos. Existem diversos roteiros e tipos de passeios de cavalo na cidade. Os passeios são próprios mesmo se você não tiver experiência em montaria. Um dos passeios mais fantásticos é a cavalgada na beira dos cânions Cambajuva, da Pedra e Pinheirinho. Os roteiros são focados na cultura do tropeiro, fazendo você voltar ao tempo das tropeadas.