Gosta de viajar e se aventurar?
Preencha seus dados abaixo para receber dicas de destinos e ofertas de viagens na natureza
Cadastro efetuado com sucesso.
6 dicas para encontrar passagens aéreas baratas
Encontrar passagens aéreas baratas pode ser desafiador. E o que não faltam por aí são guias definitivos distribuindo regras de como comprar as melhores passagens. Mas a dúvida que fica é: será que elas funcionam mesmo?
Uma coisa é verdade, a pessoa sentada ao seu lado no avião pode ter pagado bem mais barato do que você para estar ali. E tudo o que nós, viajantes, queremos é ser essa pessoa que conseguiu fechar um bom negócio.
Existem alguns macetes para voar pagando menos e eles são mais fáceis do que você imagina. Neste artigo, reunimos seis dicas que ajudarão na saga por passagens aéreas baratas. Dá uma olhada!
Como encontrar passagens aéreas baratas
Para encontrar passagens aéreas baratas é preciso ter atenção e acompanhar a variação dos valores. Os preços das passagens aéreas oscilam muito, em um leve descuido você pode perder uma boa oportunidade.
O primeiro ponto a ter consciência é que você não está só ao sentir que sempre perde o melhor momento para fechar o seu aéreo. É difícil acompanhar mesmo! São promoções e feirões relâmpagos e a dúvida constante de estar antecipado demais – ou atrasado – para concretizar a compra.
Agora que não se sente mais só, vamos às dicas para não deixar mais as passagens aéreas baratas escaparem de você.
1. Antecedência é tudo, mas tem limites
Via de regra, quanto mais próxima à data do voo, mais cara estará a passagem. Porém, antecedência demais também pode ser uma armadilha. E para entender isso, é preciso ter uma breve noção de como funciona a precificação das passagens aéreas.
As companhias aéreas têm uma área dedicada a precificar os assentos de cada voo. O grande objetivo é não deixar que nenhum avião da empresa decole com prejuízo. Ou seja, precisam fazer a conta fechar: o valor total recebido pelas passagens aéreas daquele voo precisa ser maior do que os gastos operacionais dele.
Agora, imagine que os voos são disponibilizados para compra com 1 ano de antecedência. Porém, essa área responsável por precificar cada assento apenas começa a olhar para esses voos 6 meses antes da sua decolagem.
Isso significa que, por 6 meses, as chances daquela passagem aérea estar com uma tarifa bem mais cara do que deveria é grande.
Por isso que para comprar passagens aéreas baratas é preciso ter antecedência, mas nem tanta. E, aqui, a dica de ouro é começar a monitorar os preços das suas passagens com 6 meses antes da decolagem, acompanhando as tarifas com recorrência.
Afinal, a única forma de saber se a passagem está com um bom preço é sabendo a média das tarifas dos voos. E, para isso, você precisa monitorá-las.
2. Flexibilidade é seu trunfo
Ter flexibilidade nas datas da viagem é um trunfo valioso para achar passagens aéreas baratas.
A diferença entre voar em um dia específico e voar alguns dias antes ou depois, pode fazer impactar em quanto você pagará pelo voo. E isso tem a ver com a famosa lei da oferta e da procura.
As tarifas das passagens aéreas variam de acordo com a demanda em diferentes dias da semana e períodos do ano. Fins de semana, feriados e épocas de alta temporada costumam ter passagens mais caras pelo simples fato de ter mais gente querendo viajar.
Ao ser flexível em relação ao dia da semana em que você viajará, você pode explorar opções menos populares, o que muitas vezes resulta em tarifas mais baixas.
3. Use comparadores de passagem aérea
Até esse ponto falamos sobre começar a monitorar os preços com antecedência e ter datas flexíveis.Agora, qual o melhor lugar para fazer isso?
Sites comparadores de preço são uma excelente opção. O Passagens Promo é um comparador confiável, que oferece as melhores ofertas de todas as companhias aéreas com descontos de até 35% e opção de pagamento em até 10x sem juros.
Ou seja, em um único lugar você consegue visualizar quais as passagens aéreas mais baratas disponíveis para a sua viagem, além de poder facilmente pesquisar por dias flexíveis.
4. Stopover, open-jaw e conexões
Não se assuste com os nomes! Todos eles são excelentes artifícios para ter na manga na hora de pesquisar sua viagem de férias.
Vamos detalhar cada um deles:
Conexões:
Se tratando de passagens aéreas internacionais, voos diretos, em sua grande maioria, serão mais caros.
É claro que quanto antes chegarmos ao nosso destino final, melhor. Mas não deixe de olhar com carinho para as passagens aéreas com conexão para encontrar as opções mais baratas.
Apenas lembre-se de avaliar o tempo de conexão. O ideal é que ele não seja nem tão longo a ponto de perder um dia no aeroporto, nem tão curto a ponto de precisar correr para não perder o segundo voo.
Stopover:
Stopover é uma estratégia para maximizar sua passagem aérea. Como? Você faz uma parada intermediária antes de chegar no seu destino final que dure tempo suficiente para conhecer esse destino que parou.
Em outras palavras, stopover é uma conexão longa. Tão longa que você basicamente agrega um novo destino à sua viagem.
Um stopover muito comum é na rota entre Brasil e Bangkok, no Sudeste Asiático, por exemplo. Esse voo é longuíssimo e boa parte dele faz conexão ou em Dubai ou no Catar.
Para quebrar a viagem cansativa, você pode descer nesse país da conexão, ficar cerca de três dias por lá e, depois, seguir viagem completando seu voo até Bangkok, seu destino final.
Essa técnica não necessariamente deixará sua passagem aérea mais barata, mas melhorará o custo-benefício dela. Afinal, você visitará dois destinos em uma passagem.
Open-jaw:
Esse artifício envolve voar para um destino e retornar por outro ao invés de seguir o tradicional formato ida e volta pelo mesmo ponto de chegada.
Imagine um roteiro pela Europa. Nele você optou por conhecer Roma, Madri e Paris, nessa ordem. Em vez de comprar uma passagem aérea ida e volta do Brasil para Roma, você pode comprar o trecho de ida Brasil – Roma e o de volta Paris – Brasil.
A logística do seu itinerário melhora, você perde menos tempo com deslocamento e, como consequência, também economiza na passagem aérea.
Para pesquisar voos dessa maneira, basta usar a opção multidestinos dos sites das companhias aéreas ou dos comparadores de passagens.
5. Crie alertas de preços
Um grande aliado na sua saga pelas melhores passagens aéreas são os chamados alertas de preços. Alguns sites comparadores de tarifas de voos oferecem esse recurso.
Você diz ao site qual voo deseja acompanhar dando as informações de aeroporto de origem e de destino e as datas da sua viagem. O site te enviará periodicamente por e-mail os preços das passagens e avisará sempre que ela baixar.
Afinal, em um mundo tão tecnológico, uma forcinha das inteligências artificiais nunca é demais. O Passagens Promo, que indicamos acima, tem essa funcionalidade.
6. Conte com um Especialista de viagem
Já deu para entender que encontrar passagens aéreas baratas é uma missão que exige esforço e tempo do viajante. E sabemos que ter essa disponibilidade de tempo para planejar uma viagem não é para todos.
Se esse é o seu caso, você pode contar com o Desviantes. Sabe todos esses itens que detalhamos até aqui? Então, nosso time de Especialistas de viagem faz isso por você.
Além de poder personalizar todo o seu pacote para a natureza com a gente, você também pode fechar sua passagem aérea e garantir os melhores custo-benefícios. Com uma equipe formada por viajantes de verdade, todas essas técnicas e muitas outras são usadas para chegar na sua viagem perfeita.
É só entrar no nosso site e encontrar sua próxima aventura.
Como encontrar passagens aéreas baratas?
Unir antecedência, monitoramento de tarifas, flexibilidade e ter na manga boas técnicas para otimizar sua passagem aérea é o melhor caminho para fechar bons negócios.
Ao fazer isso, não hesite em confirmar a compra quando o preço do voo que deseja baixar. Passagens aéreas baratas existem, mas mudam de tarifa muito rápido.
E se ainda não a encontrou, não desista! Continue com as buscas e monitoramentos e avalie com ainda mais carinho toda flexibilização que puder fazer para que sua viagem aconteça.