Amazônia: onde ir, o que fazer e quando viajar
05/07/2024

Amazônia: onde ir, o que fazer e quando viajar

A viagem para a Amazônia é ideal para quem deseja viver uma experiência única, em um lugar repleto de cenários deslumbrantes e com uma paisagem absolutamente natural. 

Trata-se de uma viagem inesquecível onde é possível explorar a riqueza da floresta amazônica com a sua biodiversidade inigualável, repleta de animais e plantas raras.

Os amantes da natureza e da aventura têm na Amazônia a oportunidade da descoberta por minuto, numa das maiores florestas úmidas do mundo, com mais de 30 mil espécies de plantas e 6400 Km de extensão do rio Amazonas, que atravessa vários estados brasileiros e oito países.

Quando viajar para a Amazônia?

 PACOTE DE SOBREVIVÊNCIA NA FLORESTA AMAZÔNICA - 6 DIAS

Há espaço para conhecer a Amazônia o ano inteiro, mas é bom lembrar que a paisagem muda completamente de acordo com a época do ano e isso ajuda a definir o tipo de turismo a ser oferecido em cada estação. 

De dezembro a maio, as chuvas provocam as cheias dos rios transformando o cenário num ambiente ideal para passeios de barco e outras aventuras exóticas na floresta. 

Nos outros meses, com o tempo mais seco, os visitantes partem em caminhadas pelas trilhas e praias fluviais em busca das melhores experiências pelo ecoturismo na floresta Amazônica.

Como chegar na Amazônia?

O jeito mais rápido de chegar ao norte do país é por via aérea. Há voos diretos para a capital Manaus saindo de várias capitais do Brasil. Depois, basta organizar o transporte pelo interior da Floresta Amazônica feito por meio de aviões menores, barcos ou veículos particulares com guias ou agências especializadas. 

Esta é uma região em que é fundamental ter a companhia de guias experientes para que a viagem seja feita de modo seguro adotando práticas sustentáveis de Turismo. 

O que fazer na Amazônia?

 AMAZÔNIA - HOTEL DE SELVA DOLPHIN LODGE - SAÍDA DE MANAUS - 5 DIAS

O primeiro passo para organizar o roteiro de viagem perfeito para a Amazônia é definir quantos você vai ficar na região. Nossa dica é que sua viagem comece ou termine em Manaus, onde há mais estrutura para os passeios e hoteis. 

Lá você pode visitar o Teatro Amazonas, construído no século XIX, além de conhecer o Museu do Seringal, que aborda o ciclo da borracha. Além disso, você também terá a oportunidade de mergulhar em uma das 100 cachoeiras da região. Confira algumas dicas de ouro do que fazer na Amazônia.

Trilhas na natureza

Na Amazônia, fazer trilhas na natureza é tão comum quanto pegar uma praia em cidades à beira mar. Porém, é uma experiência que exige um pouco mais de cuidado e preparação para garantir segurança. Salve estas 4 dicas para ter um passeio inesquecível:

1 – Contrate uma agência ou guia experiente que conheça bem a região, a fauna e a flora.

2 – Use roupas leves, calçados próprios e adequadas ao clima local, aplique protetor solar, repelente e coloque água na mochila.

3 – Escolha uma trilha com grau de dificuldade compatível com o seu condicionamento físico.

4 – Respeite as orientações do guia, siga a trilha marcada, não toque em animais, nem plantas, nem jogue lixo na floresta. 

Imersão na Floresta Amazônica

Acampar na floresta amazônica pode ser uma experiência nova e imersiva até para os viajantes mais experientes. Com a orientação de guias especializados, aproveite para explorar a fauna e flora locais, normalize dormir em redes ou tendas e aprenda técnicas de sobrevivência. 

Esta pode ser uma chance única para vivenciar a cultura da floresta amazônica e aprender sobre o processo de preparação da farinha de mandioca e a colheita da castanha do pará.

Viagem de  barco na Amazônia

Para além de explorar as belezas em terra da floresta amazônica, também é possível apreciar a vasta paisagem durante um passeio de barco. 

Você pode fazer isso em cruzeiros fluviais a bordo de pequenas embarcações ou contratando barcos devidamente equipados para navegar pelos rios amazônicos, o que proporciona vistas espetaculares de áreas remotas da floresta. 

Nestas visitas guiadas você pode conhecer mais sobre as características da Amazônia, com a sua fauna variada, além de ouvir sobre as famosas histórias dos botos-cor-de-rosa, que raramente são vistos, mas que viraram lenda no folclore brasileiro. 

Tour pela gastronomia amazônica

Os visitantes podem se deliciar com a tradição da culinária amazônica elaborada por chefs locais em restaurantes regionais e mercados tradicionais da floresta amazônica. Lá eles servem pratos típicos cuidadosamente elaborados com ingredientes da região como pato no tucupi, tacacá e maniçoba sem esquecer dos temperos e das especiarias locais. 

Além disso, o cardápio também conta com iguarias especiais preparadas com peixes do rio, como Tambaqui e pirarucu, além de deliciosos e refrescantes sucos naturais e cachaças artesanais feitas a partir de frutas nativas como açaí e cupuaçu. 

Passeio no Rio Tapajós

O Rio Tapajós deságua no rio Amazonas e tem cerca de  1900 km de comprimento, sendo que a maior parte fica localizada no estado do Pará. Aproximadamente 6%  das águas da bacia Amazônica são da bacia do rio Tapajós e é possível banhar-se nas águas doces do rio durante o seu passeio à Amazônia.

Então se você for visitar Alter do Chão, não pode deixar de conhecer de perto as belezas do Rio Tapajós, também conhecido como o Caribe brasileiro. A região é cercada por praias que banham o local

Quais são os melhores meses para viajar à Amazônia?

Como o cenário da Amazônia muda muito durante o ano, é bom que o viajante saiba que o nível dos rios é que vai dar o tom do passeio. Confira as diferentes características de cada temporada.

Janeiro a Junho

O início do ano é marcado por chuvas amenas e a temperatura máxima da região é de 30ºC. O período também é conhecido como “inverno amazônico”. Durante os três primeiros meses o rio ainda está baixo e é possível curtir as praias com mais tranquilidade. 

Já o segundo trimestre, entre abril e junho, é a época de cheia, quando os rios estão atingindo os níveis mais altos. Esse período é ideal para quem deseja fazer passeios de barco e observar as belezas da floresta. A vegetação fica com um verde vivo que se estende para os rios e você também consegue observar os animais no entorno do rio e nas copas das árvores.

Julho a Dezembro

Os primeiros meses do segundo semestre são caracterizados pelo clima seco que atinge a região e anunciam o início do verão amazônico. As temperaturas elevadas e a ausência das chuvas faz com que o nível dos rios diminua, chegando ao menor nível nos últimos meses do ano, o que permite que o visitante veja a formação das praias de rio e possa fazer trilhas pela floresta. 

Além disso, há também a possibilidade de se hospedar em um hotel de selva, que certamente, é uma das principais acomodações buscadas por quem viaja para a Amazônia. 

Vacinas necessárias para viajar para Amazônia

Antes de viajar para a Amazônia é preciso estar atento às vacinas que são necessárias para imunizar contra doenças tropicais. Saiba quais são as vacinas que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) recomenda. 

Compareça com pelo menos 10 dias de antecedência da sua viagem ao posto de saúde com o seu cartão de vacinas para consultar se as suas doses estão atualizadas.

  • Febre Amarela.
  • Febre Tifoide.
  • Hepatite A.
  • Hepatite B.
  • Antitetânica.

Onde ficar na Amazônia?

Existem diferentes opções de hospedagem na Amazônia e a escolha ideal vai depender do que você está procurando para a sua viagem. Os hoteis de selva são excelentes para quem busca por experiências mais imersivas na natureza, além da vista maravilhosa, o local também tem um charme acolhedor que torna a experiência única.

Outra opção são os cruzeiros, chalés e bangalôs, que também proporcionam um clima diferenciado para a sua viagem. Por fim, você também pode optar pelos hoteis convencionais na região. O importante é entender o que cada lugar oferece e quais são suas principais necessidades.

 O MELHOR DA AMAZÔNIA: BATE E VOLTA EM PRESIDENTE FIGUEIREDO + HOTEL DE SELVA

Quantos dias ficar na Amazônia?

A regra é conhecer a Amazônia no seu tempo. Mas, para explorar plenamente a floresta, participar de passeios, visitar comunidades locais, aproveitar a deliciosa e exuberante gastronomia e ainda conseguir apreciar a rica biodiversidade da região é recomendável pelo menos 5 dias de viagem.

Há quem diga que uma semana é o tempo ideal, mas você também pode optar por roteiros mais imersivos e ficar um tempo a mais na região.

Como montar um roteiro ideal pra Amazônia

Pesquise sobre o local e escolha os pontos turísticos que mais deseja conhecer

Antes de viajar, pesquise por roteiros diferenciados e anote todos os locais e pontos turísticos que mais deseja conhecer. Isso vai te ajudar a visualizar melhor seu plano de viagem e assim você conseguirá construir um roteiro perfeito. 

Para te auxiliar, selecionamos alguns das principais atividade para realizar na cidade de Manaus e também para quem busca fazer uma imersão na Floresta Amazônica.

Manaus: Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Museu Seringal, Trilhas no Jardim Botânico, banho nas cachoeiras Presidente Figueiredo, passeio encontro das águas rios Negro e Solimões e noite no Teatro Amazonas

Na Floresta Amazônica: Passeio de barco para visita às comunidades ribeirinhas, acampamento na selva, canoagem pelos igarapés e igapós, banho de rio, ida ao Lago do Acajatuba para ver o boto cor-de-rosa e ao Parque Ecológico Janauary – apreciar a vegetação, destaque para a vitória régia.

Conte com a ajuda de especialistas em viagens para o local que você vai visitar

Que a Amazônia é um lugar absolutamente extraordinário todo mundo sabe, mas o que nem todo mundo sabe é que o Estado oferece uma lista imensa de opções turísticas com vivências diversas, opções de lazer e aventura. 

Uma boa dica para quem deseja conhecer esse incrível destino é contar com a ajuda de uma agência de viagem. Aqui, a primeira regra ainda vale, porque é importante que você saiba quais lugares mais deseja conhecer e a partir disso, buscar um roteiro que se encaixe.

No Desviantes você encontra pacotes de viagem para os mais diversos perfis, com roteiros de 5 a 7 dias e várias opções de passeios, tanto para quem está em busca de grandes aventuras, quanto para quem quer relaxar junto à natureza.

Outro ponto de destaque é que você também pode escolher o tipo de acomodação que prefere, com opções que vão das mais econômicas às luxuosas. Entre em contato com os nossos especialistas e aposte numa viagem deslumbrante e segura.

 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.