Arroz no Bambu
10/03/2014

Arroz no Bambu

O bambu é uma planta que está presente em praticamente todo o Brasil, sendo principalmente encontrada em regiões ao nível do mar, tropicais e montanhosas (na faixa de altitude próxima à 1300 metros). O tronco do bambu tem diversos usos, pode ser utilizado para a produção de pequenos artesanatos e até na construção civil. Vamos mostrar um uso curioso dessa planta: Utilizá-la como uma panela para o cozimento de arroz. A receita da vez é o arroz de fogueira cozido no bambu.

O arroz no bambu é uma receita que pode ser feita em acampamentos selvagens. Arroz é leve e não necessita de refrigeração e o bambu pode ser colhido durante o próprio percurso até o acampamento. Uma boa dica é procurar por bambus na beira de rios, córregos e lagoas, sempre em baixas altitudes. Se a trilha for de ascensão, procure por bambus logo no início da caminhada, pois os bambus de baixa altitude costumam ser mais grossos.

Ingredientes

  • Arroz
  • Água
  • Sal
  • Bambu
  • Temperos (Tempero a gosto: Alho, cebola, meu arroz)

Modo de preparo

1.    Encontre um pedaço de bambu que tenha pelo menos um colmo em cada extremidade, para que seja possível colocar o arroz em seu interior. É importante escolher um pedaço que seja relativamente grosso. O bambu deve resistir ao fogo durante o cozimento.

2.    Faça um corte horizontal no bambu, como se fosse fazer a tampa de uma panela, abrindo espaço para colocar o arroz dentro do colmo.

3.    Coloque o arroz no interior do bambu.

4.    Adicione a água no bambu com o arroz. Como nas receitas domésticas, a quantidade de água deve ser o dobro da quantidade de arroz.

5.    Adicione sal a gosto ou qualquer outro tempero de preferência.

6.    Feche a “tampa” do bambu com os ingredientes no interior e leve-o para a fogueira. Procure colocar o bambu diretamente nas chamas do fogo.

Arroz no Bambu Pronto

Tempo de preparo

Aproximadamente 20 minutos. O tempo de preparo irá depender muito da quantidade de arroz e da grossura do bambu. Verifique de tempos em tempos a quantidade de água. Quando toda água tiver evaporado e o arroz estiver macio, basta retirar o bambu da fogueira e aproveitar.

Extras

Para aqueles que querem incrementar o sabor da comida, aconselhamos colocar pedaços de linguiça ou salsicha ou também legumes como batata e cenoura. Use a criatividade e o famoso improviso dos momentos de camping.

Cuidados

Antes de acender a fogueira verifique se o local do seu camping é apropriado para tal. Fogueiras não são permitidas em áreas de preservação ambiental, pois podem ocasionar incêndios de grandes proporções.

Vídeo de como preparar seu arroz no bambu

O Video foi gravado em uma viagem de 3 dias de Trekking nas Filipinas por Don Gerardo Frasco

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.