Bonito para crianças: Diversão e consciência ambiental em 5 lugares perfeitos
03/11/2020

Bonito para crianças: Diversão e consciência ambiental em 5 lugares perfeitos

Muitas pessoas já ouviram falar das belezas naturais de Bonito-MS, uma instância hidromineral, com muitas grutas, cavernas, cachoeiras e aquários de água doce cristalina. Famosa pelos passeios ecoturísticos e de aventura, nem todo mundo vê a cidade como destino interessante para levar crianças, nada melhor do que mostrá-las o valor da preservação da natureza para nossos dias e para os que virão.



As águas transparentes de Bonito se dão graças as rochas calcárias que filtram as águas dos vertedouros e olhos d´água. Por isso, suas são águas ricas em bicarbonato de cálcio e bicarbonato de magnésio.



Bonito possui uma rica flora e fauna considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil em 2009. Mais de 4000 espécies de plantas e 2000 espécies de peixes.  O clima é quente, por volta de 32°C. O período das chuvas vai de Novembro à Abril, ou seja, está na hora de arrumar as malas e curtir toda a diversidade natural de Bonito com as crianças.

Aqui você encontrará um guia perfeito para viajar com a família:

1. Passeios: Procure as agências locais para agendar os passeios, inclusive o melhor é fazer essa seleção com antecedência, assim vocês se programam de forma objetiva com atividades para todos;

2. As atividades: O turista que vai para o Pantanal, Bonito e Nobres, especialmente nas férias de Julho, deve ter em mente que não se tratam de cidades cosmopolitas e sim de destinos naturais que envolvem as rusticidade da natureza, sendo assim leve roupas, medicamentos e acessórios que sejam muito necessários e que não são encontrados com facilidade;

3. Alugue um carro: Essencial para quem vai com a família é não deseja ficar à mercê dos traslados e motoristas de taxi. O carro é necessário pois em cidades como essas serviços como Uber e Taxis ou não há disponibilidade ou são muito caros. As distâncias entre as atrações são longas e muitas vezes você leva de 45min a 1h para chegar à determinados destinos. Portanto, alugue um carro sempre com antecedência e tenha um bom serviço de GPS. Geralmente as estradas são ótimas e quase não há movimento.

1. Cachoeiras da Serra da Bodoquena

Um lugar lindo com quedas d´água refrescantes e limpinhas, ideais para brincar de boia. Algumas agências oferecem passeios a cachoeira da serra da Bodoquena com atividades como tirolesa, rapel, passeios de bote e caiaque. Bem próximo das cachoeiras há um restaurante de comidas regionais ao fogo de lenha. Aproveite esse momento para mostrar as crianças as inúmeras araras, tucanos e macacos que, ao entardecer, ficam à beira da estrada.



2. Rio Formoso

Uma atividade divertidíssima é o passeio de bote pelo parque ecológico do Rio Formoso. Fica bem próximo do centro de Bonito e possui uma sede com lagoa, redes, decks, stand-up paddle, entre outras atrações, todas com monitores especializados. Destaque para a descida de boia-cross e a tirolesa.  Contate uma agência para seu passeio sair perfeito.



3. RPPN Buraco das Araras

É uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, que tem atividade de preservação e conscientização ambiental. Nessa, do Buraco das Araras, vocês podem contemplar belíssimas araras vermelhas bem como fazer leves caminhadas ecológicas guiadas por monitores locais que explicarão, de forma clara e acessível à todas as idades, as origens da reserva e a diversidade natural encontrada ali.



4. A Gruta do Lago Azul e a Nascente Azul

São os cartões postais de Bonito e constituem aventuras especiais de encantamento, principalmente para as crianças (aconselha-se crianças maiores de 5 anos). O espelho d´água formado dá a sensação de flutuação na atmosfera e com o esnorquel elas podem ver muitos peixinhos coloridos na nascente azul – as crianças adoram!


Gruta do Lago Azul


Nascente Azul

5. Balneários

Os Balneários em geral são a melhor maneira de divertir as crianças. Ficam muito próximos aos rios, com diversas atividades para todas as idades.

Balneário Lago da Capela: O Lago da capela é ideal para passar o dia sem se preocupar muito. O lago é formado pelas águas da nascente do Rio Bonito, onde várias espécies de peixes podem ser observadas, além de uma relaxante cascata para os viajantes mais cansados. Um lugar excelente para banho, praia natural ideal para crianças brincarem em segurança. Decks, redário e passarelas compõem o lugar. Uma capela ecumênica está sempre aberta para reflexão. Para os amantes do Turismo Aventura, o lago tem caiaque, tirolesa e corda-bamba. Isso sem contar com os serviços de bar e restaurante.



Balneário do Sol: Costuma ser bem cheio, mas as crianças se divertem muito por lá, portanto vale a pena. Um lago rasinho faz a festa delas, podem brincar em segurança, com muitos animais, playground e estrutura para os visitantes passarem o dia.



Balneário Ilha Bonita: Um lugar ideal para levar as crianças com passeio de bote, boia cross, tirolesa, espreguiçadeiras e estrutura para eventos. Agendamento de passeios.



Balneário Municipal: Rico em espécies aquáticas, possui piscinas, tirolesa, vestiário, playground, lojinhas e churrasqueira para fazer aquele churrasco em família

ATENÇÃO: DEVIDO A PANDEMIA DE CORONAVIRUS (COVID-19), ALGUMAS ATRAÇÕES ESTÃO SUSPENSAS PARA A SEGURANÇA DOS VIAJANTES E CIDADÃOS LOCAIS. PEDIMOS A COMPREENSÃO E ESTAMOS À DISPOSIÇÃO PARA QUAISQUER ESCLARECIMENTOS. 

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.