Guia Deserto do Atacama
28/10/2020

Guia Deserto do Atacama

O Chile é um país riquíssimo e muito diversificado, principalmente quando se trata de suas paisagens naturais, e possui lugares extremamente impressionantes, desde ilhas remotas e praias exóticas até vulcões ativos e imensos picos nevados. Um perfeito exemplo disso é também um de seus destinos de viagens mais populares e requisitados – o Deserto do Atacama! Trata-se de nada mais, nada menos que o deserto mais árido e alto do mundo, com cenários que parecem ter saído de um filme de ficção científica ou até mesmo de outro planeta.



No entanto, como é literalmente um deserto, muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como chegar, quais são as atrações turísticas, onde é possível se hospedar etc. E, para isso, nós criamos uma espécie de “guia” para ajudar os viajantes a aproveitar ao máximo esse lugar tão fascinante! Confira tudo aqui.


O que fazer

Primeiramente, é importante saber que o Deserto do Atacama é uma área imensa com mais de 100 mil quilômetros quadrados que se estende pelas fronteiras com outros três países, sendo eles a Argentina, a Bolívia e o Peru. Além disso, conta com centenas de incríveis atrativos e passeios para fazer, mas, justamente por ser uma região tão extensa, eles ficam situados distantes um do outro. Por isso, é altamente recomendado que os viajantes contratem os serviços de uma agência turística para realizar essa viagem, pois, desta forma, serão disponibilizados veículos 4x4 para levar de modo seguro e confortável a todas as atrações, sem correr risco de se perder ou se deparar com quaisquer perigos.





Dito isso, certifique-se de que algumas das principais e mais imperdíveis atrações do Deserto do Atacama estarão inclusas no roteiro de sua viagem. Por exemplo, não deixe de visitar lugares como as Lagunas Altiplânicas, o Vale da Lua (ou Valle de la Luna) e o Vale da Morte (ou Valle de la Muerte), os Gêiseres del Tatio, o Salar do Tara, as Piedras Rojas, as Termas de Puritama e o majestoso Vulcão Lascar, se você curtir trekking e quiser se aventurar com a subida até a cratera desse vulcão ainda ativo.

Como chegar

Há duas opções rápidas e simples para visitar o Deserto do Atacama partindo do Brasil. A primeira e mais escolhida pelos viajantes é pegar o voo para Santiago, capital do Chile, e, de lá, alugar um carro, ir de ônibus ou, no caso de quem comprou a viagem com antecedência através de agências de turismo, aproveitar o transporte que normalmente já está incluso nos pacotes. A distância entre Santiago até o Deserto do Atacama é de mais de mil quilômetros.

A segunda opção, apesar de um pouco mais cara e menos conhecida pelos viajantes, pode ser até mais prática, principalmente para quem está viajando por conta própria, ou seja, sem os serviços de agências turísticas. Ela inclui pegar um voo do Brasil até Calama, uma cidade que não só oferece ótima estrutura para os turistas e está apenas a 100 quilômetros de distância do Deserto do Atacama, mas também é onde fica o aeroporto mais próximo. Desta forma, você não precisará percorrer os mais de mil quilômetros entre Santiago do Chile e o Deserto.

Por sorte, com a união das antigas companhias aéreas da TAM e Lan – que agora é a LATAM –, já é possível fazer esse trajeto entre Brasil e Calama com uma única passagem, ao invés de ter que comprar duas passagens separadas para Santiago e então para Calama. A escala, no entanto, ainda é necessária, pois não há voos diretos entre as cidades brasileiras e Calama.

Onde ficar

Apesar de ser uma região realmente muito vasta, como já vimos acima, o Deserto do Atacama não possui muitas cidades habitadas e com grande estrutura turística nos arredores por causa das condições um tanto extremas do deserto. Para se ter noção, as temperaturas podem chegar a 40°C durante o dia e baixar drasticamente para 0°C durante a noite.

Uma das únicas opções realmente viáveis é a pequena cidade de San Pedro de Atacama, que, por oferecer boa estrutura para os turistas, como diversos tipos de hospedagens – desde pousadas simples até hotéis mais luxuosos, além de agências de turismo para comprar os passeios –, se estabeleceu na região como a “base” ou porta de entrada para visitar o famoso deserto. No entanto, é importante lembrar que San Pedro de Atacama não possui aeroporto, ou seja, será necessário fazer a viagem de Santiago ou de Calama (dependendo de onde irá pousar) para lá.


Foto: Dicas Chile

Como também já mencionamos no tópico anterior, o aeroporto mais próximo do Deserto do Atacama fica na cidade de Calama, portanto, é outra opção para se hospedar, principalmente para quem prefere usufruir de uma estrutura turística mais completa. Mas apesar de Calama e San Pedro de Atacama estarem separadas apenas por 100 quilômetros de estrada, não é ideal para quem pretende fazer passeios pelo Deserto todos os dias da viagem.

Outras dicas

Após definir seu roteiro, onde irá se hospedar e como chegará, temos ainda algumas dicas que podem ser bastante úteis para sua viagem ao Deserto do Atacama. Por exemplo, nunca se esqueça de levar blusas de frio, mesmo que sua viagem seja durante o verão, pois em alguns lugares, como nos Gêiseres del Tatio, e principalmente às noites, as temperaturas podem cair muito por conta de sua altitude elevada, que fica a mais de quatro mil metros. Se você viajar durante meses mais quentes, dê preferência a jaquetas corta-vento; já se viajar nos meses mais frios, opte por roupas que esquentem bem o corpo, como blusas fleece e segunda pele.



Além disso, independentemente do clima, nunca deixe de levar tênis de caminhada muito confortáveis para sua viagem, pois, mesmo se você fizer os passeios de carro com as agências de turismo, é bem provável que terá que caminhar bastante ainda assim. Outros itens muito importantes também incluem protetor solar, garrafa d’água, remédios e objetos de higiene pessoais, mochila cargueira, meias grossas, óculos de sol, entre outros.

Finalmente, nunca deixe de se hidratar muito no Deserto do Atacama! Isso porque, sendo o deserto mais árido do mundo, você irá se deparar com um tempo bastante seco e, juntamente com a altitude elevada e as caminhadas entre um passeio e outro, há grandes chances de desidratação se você não lembrar de sempre beber muita água.

ATENÇÃO: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (COVID-19), OS DESTINOS INTERNACIONAIS DO DESVIANTES ESTÃO SUSPENSOS, NÃO TENDO UMA PREVISÃO DE RETORNO. NOS SIGA NO INSTAGRAM PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.