O que fazer em Ushuaia?
28/10/2020

O que fazer em Ushuaia?

Foto da Capa: José Bevevino


A pequena e muito gelada cidade de Ushuaia, situada em um arquipélago da Argentina chamado de Terra do Fogo, está a tão extremo sul da América do Sul que a região ficou conhecida como o “fim do mundo”. E apesar de não ser um lugar grande ou com dezenas de atrações, as paisagens que se vê por lá são inacreditáveis e impressionantes, como picos nevados, lagoas de cores maravilhosas, ilhas de pinguins e uma riquíssima fauna marinha, como leões-marinhos e até mesmo baleias. Além disso, Ushuaia possui uma história muitíssimo interessante, pois, inicialmente, a cidade foi construída com o propósito de ser um presídio.

Para conhecer melhor sobre essa região extraordinária e tudo que ela tem a oferecer, confira aqui o que fazer em Ushuaia!


1. Parque Nacional Tierra del Fuego

O Parque Nacional Tierra del Fuego, na língua local, ou Terra de Fogo (mesmo nome do arquipélago em que está situado), é uma das atrações mais imperdíveis de Ushuaia. Além de ser o Parque Nacional mais austral do mundo – ou seja, mais ao extremo sul possível –, ele também é um dos únicos da Argentina que conta com uma combinação de “elementos” completamente diferentes, mas que estão reunidos em um único lugar, sendo eles: montanhas, mar, lagos e bosques. Graças à essa incrível diversidade de paisagens, o parque realmente abriga uma imensidão de belezas naturais e passeios espetaculares, como o Lago Roca, que chega a fazer fronteira com o Chile, a Baía Lapataia, ponto mais austral da famosa Ruta Nacional 3, e o Correio do Fim do Mundo e o Trem do Fim do Mundo.


Mirante da Baía Lapataia – Foto: Casal de Mochilão

2. Ilha Martillo

A Isla (ou Ilha) Martillo é um dos atrativos mais encantadores de todos. Conhecida também como a “Pinguinera”, é um dos locais mais famosos de Ushuaia e não é à toa – ela é literalmente uma ilha de pinguins! Para quem quer vê-los de pertinho – mas, é claro, sempre respeitando seu habitat e toda a natureza –, é possível fazer uma caminhada pela ilha e admirar não só esses belíssimos animais, como também a vista que a região descortina das montanhas e do mar. No entanto, esse passeio tem duração máxima de uma hora, é necessário ser feito com guia e não é permitido chegar a mais de três metros dos pinguins. Mas, nele, além de observar as diversas espécies de pinguins em seu próprio habitat natural, você também aprenderá muito sobre eles e sobre a ilha. É imperdível!



3. Canal de Beagle

Chamado também de Estreito de Beagle, esse local ganhou seu nome em homenagem ao navio HMS Beagle, cujas expedições feitas pelo canal levavam nada mais, nada menos que um dos cientistas mais famosos e importantes que já existiram no mundo – Charles Darwin, o pai da “Teoria da Evolução”! Além disso, o canal tem grande importância por outro motivo: é ele que separa a Argentina e o Chile e ainda liga o Oceano Pacífico com o Oceano Atlântico. E é claro que com essa localização geográfica privilegiada, há muito do que ver e fazer em todos os seus 240 quilômetros de extensão, como a Ilha Martillo (que já mencionamos acima), a Ilha das Aves e a Ilha dos Lobos-Marinhos, cujas atrações principais são justamente os animais que lá habitam, o Farol Les Eclaireurs, conhecido também como o “farol do fim do mundo” e as diversas espécies de animais marinhos que podem ser vistas por lá. Para chegar até o Canal de Beagle, é necessário fazer a navegação de barco – um passeio que é, inclusive, um dos melhores e mais populares de Ushuaia!


Farol Les Eclaireurs

4. Laguna Esmeralda

Há dezenas de lagos e lagoas em Ushuaia de extrema beleza e que merecem muita atenção, mas a Laguna (ou Lagoa) Esmeralda ganha destaque especial por ser uma das mais deslumbrantes, um fato que se deve pela profunda cor esverdeada que possui. No entanto, para chegar até ela, você terá que passar por uma trilha de aproximadamente dez quilômetros (ida e volta), considerada de nível médio a díficil. Mas, acredite, o esforço físico vale muito a pena! Além de poder observar as belíssimas paisagens durante a trilha, que incluem picos nevados, rios, muita natureza e ainda uma vista privilegiada da Cordilheira dos Andes, a recompensa final faz valer cada passo caminhado – uma grande lagoa de cor hipnotizante em meio a um cenário indescritível que parece ter saído de um filme.


Foto: Dicas de Viagem

5. Cerro Castor

Além de todas as espetaculares atrações naturais, Ushuaia também conta com um dos melhores pontos do mundo para praticar esportes radicais de inverno – e não é de se surpreender, com tantas montanhas e a quantidade de neve que tem por lá – e é exatamente isso que o Cerro Castor fornece. Apesar de ainda ser novo, é considerado um dos principais centros de esqui da Argentina (competindo até mesmo com Bariloche) e possui mais de 30 pistas para esquiar, tanto para iniciantes quanto para os mais experientes, além de 12 meios de elevação e parques de neve, totalizando em mais de seis quilômetros quadrados de área para esquiar.


Foto: Ushuaia

ATENÇÃO: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR (COVID-19), OS DESTINOS INTERNACIONAIS DO DESVIANTES ESTÃO SUSPENSOS, NÃO TENDO UMA PREVISÃO DE RETORNO. NOS SIGA NO INSTAGRAM PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES!

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.