Os cânions da região de Cambará do Sul
04/07/2017

Os cânions da região de Cambará do Sul

1. Cânion Itaimbezinho
O cânion mais popular e visitado do Parque Nacional dos Aparados da Serra, situado na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, possui paredões rochosos de cerca de 130 milhões de anos que se estendem a quase seis quilômetros e mais de 700 metros de altura, estando entre os maiores do mundo. É também de lá de onde desce o rio Perdizes, que forma duas altas e belas cascatas, a das Andorinhas e a Véu da Noiva, e que podem ser admiradas durante os percursos que levam ao cânion.



Inclusive, você pode escolher entre três trilhas diferentes para chegar até lá: a Trilha do Vértice (com cerca de 1,5 quilômetros) e a Trilha do Cotovelo (de seis quilômetros) ficam na parte alta do Parque e são fáceis, pois são feitas pela borda do Itaimbezinho; já a Trilha do Rio do Boi fica na parte debaixo e possui um nível de dificuldade mais alto, pois são oito quilômetros feitos no interior do cânion e entre pedras, e, em alguns trechos, é necessário caminhar com água até os joelhos. Para quem quiser fazer as trilhas e conhecer esse belíssimo cânion, o horário de visitação do Parque é de terça a domingo, das 9h às 17h.



2. Cânion Fortaleza
Situado no Parque Nacional da Serra Geral, que também fica na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas a 23 quilômetros de Cambará do Sul, esse é um dos mais impressionantes de toda a região devido às suas incríveis dimensões (7,5 quilômetros de extensão, cerca de trinta quilômetros de bordas, quase seis quilômetros de comprimento e altura máxima das escarpas de 900 metros) – não é à toa que ganhou o nome de Fortaleza, já que seus paredões realmente lembram as muralhas de um forte medieval. Existem dois trekkings diferentes para fazer nesse Parque que dão acesso ao cânion: a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e Pedra do Segredo, com cerca de três quilômetros, passa primeiro por uma bela cachoeira de 400 metros de altura (a do Tigre Preto) e, um pouco mais à frente, encontra-se um gigantesco bloco de pedra de cinco metros de altura, trinta toneladas e que se equilibra numa base de 50 centímetros (a Pedra do Segredo).



Já a Trilha do Mirante, são dois quilômetros de subida para chegar ao topo do cânion a mais de mil metros de altitude para observar toda a imensidão do Parque e até mesmo do litoral gaúcho. É possível visitá-lo em qualquer dia da semana.



  Quer conhecer esses canyons maravilhosos? Clique e veja os pacotes e viagens do Desviantes para lá.


3. Cânion Malacara
Também situado no Parque Nacional da Serra Geral, entre o Itaimbezinho e o Fortaleza, é possível admirar os paredões desse cânion, que se erguem a mil metros de altura, das janelas dos chalés e pousadas da região. Há apenas uma trilha para ir até lá e conhecer o cânion de perto, e é um dos passeios mais leves – são dois quilômetros feitos pelo leito de um rio repleto de pedras e que leva a suas belíssimas piscinas naturais de águas cristalinas, de onde pode-se ter uma vista de frente para os paredões de basalto do cânion. Além disso, você poderá ainda observar a fauna (principalmente aves) e flora (possui vegetação em transição de mata atlântica e mata nebular) e as cachoeiras durante o percurso. Assim como no cânion Fortaleza, pode ser visitado em qualquer dia da semana.



4. Cânion Índios Coroados
A 25 quilômetros de Cambará do Sul, inserido no Parque Nacional da Serra Geral, esse cânion tem cerca de 1,5 quilômetros de extensão e 700 metros de profundidade, e, por estar próximo à estrada da Serra do Faxinal, conta com acesso muito fácil e uma trilha curta de apenas 500 metros e que leva à borda do cânion, de onde pode-se ver seus paredões de basalto cobertos por matas nebulares, uma parte de um cânion menor que fica ali perto (Cânion Molha Coco), as cachoeiras, piscinas naturais e várias espécies de flora e fauna, além de poder observar toda a magnitude dessa belíssima região. O horário de visitação para fazer a trilha é das 8h às 16h.


Foto: Montanha Fest

5. Cânion Churriado
Vizinho do cânion Malacara, no Parque Nacional da Serra Geral, tem aproximadamente três quilômetros de extensão e paredões verticais cobertos por musgos com altura que varia de 250 a 700 metros. A trilha de acesso ao seu topo está fechada, mas ela costumava ser uma continuação da Trilha da Malacara, onde caminha-se 16 quilômetros (ida e volta) passando na região do Cânion Fortaleza e também de outros cânions menores (como o Cânion Leão e o Cânion Corujão).


Foto: Diário de Carina

6. Cânion Josafaz
Esse é o maior cânion da região de Cambará do Sul e um dos maiores do Brasil, com mais de mil metros de altitude e 16 quilômetros de extensão, sendo tão imenso que ultrapassa os limites desse Parque. Por causa de sua humidade (causada pela grande quantidade de mata atlântica em seu território), de seu tamanho e da dificuldade do acesso, esse cânion é um tanto remoto e pouco explorado por turistas, mas a extrema beleza do local é uma recompensa e tanto – durante a travessia de trinta quilômetros, que pode demorar de dois a três dias para completar, você passará por belíssimas cachoeiras e rios cristalinos, vegetações de mata atlântica e mata de araucária, campos abertos, morros e diversas outras atrações que criam um cenário de tirar o fôlego.


Foto: CEBB

  Que lugares maravilhosos, não? Clique e veja os pacotes e viagens do Desviantes para os Cânions

Silas Barbi

Praticante de trekking, escalada, mergulho livre e profissional de marketing por formação. Acredita em mundo com menos rotina e mais aventura. Suas duas paixões são o Brasil e a Natureza e não é por acaso que o seu principal objetivo de vida é levar as pessoas para conhecer as belezas naturais do Brasil.