Serra da Canastra é cenário de novela da Globo
03/11/2020

Serra da Canastra é cenário de novela da Globo

Muitos já sabem que, para dar vida aos belos cenários de suas novelas, a Rede Globo viaja por todo o país em busca das mais variadas e impressionantes paisagens brasileiras, como nos casos das novelas “O Outro Lado do Paraíso” (que fez suas filmagens no Jalapão) e “Espelho da Vida” (que utilizou as cidades históricas de Minas Gerais), entre tantos outros exemplos. Desta vez, o local escolhido para a nova novela das nove, “O Sétimo Guardião”, é a região da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, que representa a cidade fictícia de “Serro Azul”. Por isso, nós vamos mostrar alguns dos mais impressionantes cenários que existem por lá e que fazem parte da maior cidade cinematográfica já feita pela Globo!

O Parque Nacional da Serra da Canastra é considerado um dos mais importantes parques do Brasil e abriga ainda em sua imensa área não só centenas de atrações naturais de tirar o fôlego (como cachoeiras e poços cristalinos, mirantes, imponentes paredões rochosos, grutas e cavernas, lagos, vales e a nascente histórica do rio São Francisco), mas chega também a abranger seis municípios mineiros.



Segundo o diretor da novela, a Serra da Canastra foi escolhida principalmente por dois motivos: Serro Azul teria que ser uma típica cidade pacata do interior de Minas, mas rodeado de montanhas, e as cidadezinhas que compõem o Parque da Serra da Canastra formam o cenário perfeito para isso; o segundo motivo seria que os moradores de Serro Azul não teriam acesso a telefones, portanto, a geografia da Canastra, que fica situado em uma serra e remete a tempos mais simples, permite exatamente isso.

Durante os primeiros episódios de “O Sétimo Guardião”, as filmagens foram focadas mais em Capitólio, uma das cidades mais famosas e turísticas da região da Serra da Canastra graças às suas exuberantes paisagens, como seu maior atrativo, o imenso Lago de Furnas emoldurado por gigantes paredões de pedra.


Lago de Furnas, em Capitólio

Outras paisagens naturais que fazem parte da cidade fictícia de Serro Azul incluem cachoeiras, montanhas, cânions e poços, uma vez que o destino, tanto na vida real quanto na novela, é rodeado de muita natureza. Algumas das principais e mais lindas atrações são: a Cachoeira Casca D’Anta, famoso cartão-postal da Serra da Canastra; a nascente do rio São Francisco, que não só forma a Cachoeira Casca D’Anta, mas é também um dos mais importantes cursos d’água da América do Sul; a Gruta do Tesouro; as cachoeiras do Fundão e do Cerradão; o Poço das Orquídeas; o Curral das Pedras, entre muitas outras.


Cachoeira Casca D’Anta


Rio São Francisco - Foto: Christyam de Lima

Além dos atrativos naturais, a Serra da Canastra é a região perfeita para representar Serro Azul graças aos seus pontos históricos e culturais, como os prédios antigos, igrejas e fazendas de Delfim Moreira, pequeno município pacato e típico do interior de Minas Gerais cuja simplicidade retrata exatamente a cidade fictícia dessa nova novela.


Delfim Moreira - Foto: Trilhas e Aventuras

Equipe Desviantes
O Desviantes é um portal de turismo de aventura e ecoturismo que surgiu para estimular o contato com a natureza através do turismo e dos esportes de aventura.