Guaraqueçaba e seu incrível turismo de natureza
12/09/2017

Guaraqueçaba e seu incrível turismo de natureza

No litoral do Paraná, quase na divisa com o estado de São Paulo, encontra-se uma pequena cidade situada dentro da maior reserva de mata atlântica do país que recebeu título de melhor destino ecológico do mundo, sendo o primeiro município considerado Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Brasil pela Unesco. Essa é Guaraqueçaba, uma região que, apesar de ainda pouco conhecida por turistas, merece grande destaque, pois abriga uma quantidade surpreendente de riquezas e encantos naturais (e alguns até históricos), como quilômetros de praias desertas, cachoeiras, ilhas, trilhas, uma riquíssima presença de fauna e flora, e ainda três unidades de conservação – a Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba, a Estação Ecológica da Serra Negra e o Parque Nacional de Superagüi.

Apesar da tranquilidade de Guaraqueçaba, que possui apenas oito mil habitantes, há centenas de atrações incríveis e dezenas de passeios muito divertidos para fazer por lá. Inclusive, a própria cidade é considerada um atrativo – no centro, existem edifícios, igrejas, esculturas, casarões e uma praça que refletem a história da região, além de uma charmosa área arborizada chamada de Ponta do Morretes, onde você poderá passar um delicioso fim da tarde com vista para o mar e, com alguma sorte, terá até mesmo a oportunidade de admirar botos nadando ao fundo de um cenário idílico.

Depois de ler o texto, clique aqui para ver a incrível viagem do Desviantes para Guaraqueçaba.



Para quem quiser ver os botos mais de perto, os famosos passeios de barco são simplesmente imperdíveis, pois levam às praias quase desertas de Guaraqueçaba, onde a presença de sua fauna (abrigando, inclusive, algumas espécies em extinção) é uma das principais atrações. Além das praias, os passeios levam também a outras áreas exóticas da região, como é o caso da Reserva Ecológica do Sebuí, um verdadeiro patrimônio natural – e um dos mais importantes do mundo – de 400 hectares de mata atlântica, rios, mangues, canais, belíssimas cachoeiras e inúmeras espécies de fauna e flora que vivem em perfeito equilíbrio ecológico.


Cachoeira na Reserva Ecológica do Sebuí


Passeio de barco na Reserva Ecológica do Sebuí - Foto: Caminhando pelo sul do Brasil

Outra ótima opção de passeio de barco é o que navega em voadeiras pelo rio Tagaçaba, onde pode-se ver ainda mais animais, principalmente botos e diversos tipos diferentes de aves, e uma paisagem espetacular de todo o verde que encobre a cidade de Guaraqueçaba.



Por estar localizada no centro de um mar de florestas e áreas de preservação, existem muitos lugares com uma grande diversidade e quantidade de encantos naturais e, por isso, precisam ser protegidos. A Reserva Natural Salto Morato é um desses lugares – pertencente à Fundação “O Boticário de Proteção à Natureza”, a reserva não só conta com diversos atrativos naturais para conhecer, como piscinas naturais e cachoeiras, mas também tem uma ótima infraestrutura turística, com centro de visitantes, exposições sobre a floresta tropical e mata atlântica, aquário natural, centro de pesquisas, lojas, lanchonete e muito mais.

Mas entre todas as atrações, há uma que com certeza chama mais atenção dos visitantes: a famosa queda, que ganhou o mesmo nome da reserva (Cachoeira Salto Morato) possui 130 metros de altura, fica rodeada de muita vegetação de mata atlântica e é tão deslumbrante que o local onde está situada foi transformado em patrimônio brasileiro. Para chegar até a cachoeira, é necessário fazer uma trilha leve de um quilômetro e meio, passando antes pelo aquário natural onde os visitantes mergulham no poço de águas gélidas, mas extremamente cristalinas, para observar os peixes bem de perto.


Trilha na Reserva Natural Salto Morato - Foto: José Paiva


Cachoeira Salto Morato - Foto: Haroldo Palo Jr.

Finalmente, entre tantas belezas naturais e atividades que existem na região, há um passeio que não pode deixar de entrar na lista de atrativos absolutamente imperdíveis de Guaraqueçaba: o passeio de trem. Em um roteiro cênico que percorre a Estrada da Graciosa (uma rodovia do Paraná que atravessa o trecho mais preservado de mata atlântica do Brasil), passando por muitas paisagens de tirar o fôlego – não é à toa que é considerado o melhor passeio de trem do país. A viagem dura cerca de três horas e termina no município de Morretes, famoso por suas belas construções históricas ainda bem preservadas, atrações fundadas por jesuítas e por um delicioso prato típico da região chamado Barreado, preparado com vários tipos de carne, farinha de mandioca e em panela de barro.


Passeio de trem - Foto: Cesar Martins


Cidade de Morretes - Foto: Otávio Nogueira

  Gostou de Guaraqueçaba? Entre aqui e veja nossas viagens para lá

Flavio Nodomi

Praticante de mergulho autônomo, trekking e escalada. Amante de fotografia, viagem e natureza, já viajou para diversos países e cidades brasileiras registrando em fotos alguns dos cenários naturais mais bonitos do mundo.