Jericoacoara o que fazer e pontos turísticos
A cerca de 300 quilômetros de Fortaleza, no estado do Ceará, é possível encontrar nada mais, nada menos que um dos lugares mais paradisíacos do mundo: Jericoacoara. O que costumava ser uma simples e isolada vila de pescadores há apenas vinte anos atrás é hoje conhecida internacionalmente por ser uma das mais belas e extensas praias que existem e é ainda considerada a quarta melhor do planeta, o que faz do turismo em Jericoacoara um dos mais internacionalizados do Brasil. Como é dona de algumas das paisagens mais exuberantes do Brasil e do mundo, compostas por mar, dunas, lagoas de água doce, mangues, formações rochosas e diferentes biomas, a região foi transformada em Parque Nacional, preservando assim uma área de cerca de 200 quilômetros que abriga todas suas atrações naturais e os principais passeios naturais para se fazer em Jericoacoara como a caminhada até a famosa Pedra Furada.
A fama de Jericoacoara também conta com os esportes náuticos e radicais por causa de seus bons ventos, sendo considerada um dos melhores pontos do país para a prática do windsurf e do kitesurf. Além disso, a região mantém o mesmo ambiente rústico da antiga e pacata vila de pescadores, com ruas de areia sem iluminação pública, mas sem deixar de lado o conforto e luxo das atividades de lazer, contando com cerca de 90 pousadas e hotéis e mais de 40 restaurantes de gastronomia internacional.
-
1. Windsurf e kitesurf: Os bons ventos das praias de Jericoacoara e Preá atraem diversos praticantes desses esportes, onde há escolas que oferecem aulas com instrutores certificados para iniciantes ou então pode-se apenas alugar equipamentos para quem já for mais experiente.
2. Sandboard: Outra atividade popular para se fazer em Jericoacoara, consiste em descer dunas de areia utilizando uma prancha similar à do snowboard, que pode ser alugada na praia.
3. Passeios de bugue e quadriciclo: Há duas opções de passeios de bugue (ou buggy) – o primeiro é mais curto e vai até as lagoas Azul e do Paraíso; a segunda pode durar até cinco horas e vai à praia de Tatajuba, cruzando a praia de Mangue Seco e atravessando o rio Guriú em balsas improvisadas. Já para o passeio de quadriciclo, existem diversos tours que podem ser feitos, como o que leva à Lagoa da Torta, em Tatajuba, ou para quem tem pouco tempo, o que vai até a Lagoa do Cavalo Marinho, com duração de cerca de duas horas.
4. Morro do Serrote: Ponto mais alto do Parque Nacional, é uma pequena serra de cerca de cem metros de altura que se destaca dentre a plenitude das dunas, podendo ser alcançado através de uma trilha simples, mas um tanto cansativa. É também lá que fica o famoso Farol de Jericoacoara e onde se tem a melhor vista da Pedra Furada e de toda a região. Para quem gosta de caminhar, é um dos passeios de Jericoacoara que são imperdíveis.
5. Rota das Emoções: Para conhecer a região de Jericoacoara e ainda outros lugares paradisíacos do Nordeste, como Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, esse roteiro integrado inclui a maioria dos principais passeios e atividades pelas as cidades dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí.
-
1. Lagoas: Uma das atrações mais visitadas da região, são formadas nas épocas de chuva e possuem águas cristalinas e uma coloração tão azulada que se parecem com os mares do Caribe, tornando-se, portanto, excelentes pontos para mergulho. As principais delas são a Lagoa de Jijoca, que se divide em duas (as lagoas Azul e do Paraíso), e a Lagoa da Tatajuba.
2. Praias: A maioria das praias de Jericoacoara tem águas doces e muito transparentes, de tons que variam do azul ao verde claros, e com boa infraestrutura de restaurantes e pousadas. A Praia de Jericoacoara é a mais próxima da vila e de mais fácil acesso, concentra a maior parte das pousadas e restaurantes de Jeri; a Malhada recebe muitos surfistas e fica no caminho para a Pedra Furada; e a do Preá é muito procurada pelos praticantes de kitesurf.
3. Pedra Furada: Cartão-postal e principal ponto turístico de Jericoacoara, é uma enorme formação rochosa em forma de arco, esculpida pela ação das ondas do mar. Quando a maré está baixa, ao invés de fazer a trilha pelo Morro do Serrote, é possível fazer uma caminhada leve e tranquila (com cerca de trinta minutos de duração) pela praia, onde, durante o percurso, pode-se mergulhar na Praia Malhada, conhecer os pescadores da região e ainda avistar cavernas e aquários naturais repletos de peixes coloridos.
4. Duna do Pôr-do-Sol: Uma das atividades mais conhecidas e imperdíveis para se fazer em Jeri, sem dúvidas, assistir a este espetáculo nessa duna de 30 metros, que ganhou seu nome justamente por causa da vista privilegiada que oferece ao final da tarde, quando turistas e nativos sobem até seu topo para observar o sol se pondo por detrás do horizonte do mar.
5. Centro de artesanato: Há várias lojas de artesanato espalhadas pelas praias e ruas da vila onde são realizados cursos para aprender a técnica e também são comercializados os produtos de roupas, decoração e outros acessórios feitos com croché, cipó, palha, coco, bambu, conchas, entre outros.