O que fazer na Chapada dos Veadeiros - BA
A Chapada dos Veadeiros, também conhecida como o Berço das Águas devido à quantidade de nascentes de águas cristalinas, é uma região de cerrado localizada no nordeste de Goiás e encravada no coração do Brasil. Abrigando o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado pela UNESCO como patrimônio natural mundial, e outras oito cidades (Alto Paraíso, Cavalcante, Campos Belos, Colinas do Sul, Monte Alegre de Goiás, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina), possui uma área total de 15.267 km² repleta de cachoeiras, piscinas naturais, cânions, trilhas e uma rica biodiversidade de fauna e flora.
A região oferece um amplo leque de opções para ver e fazer, desde explorar parques e cachoeiras paradisíacas ou relaxar nas águas termais e nos mirantes com incríveis paisagens, até aventuras mais radicais como trilhas, rafting, rapel e até passeios de balão. As opções de pontos turísticos são infinitas.
Os pacotes de viagem para a Chapada dos Veadeiros tem duração entre 4 e 8 dias e levam os turistas principalmente para conhecer as lindíssimas cachoeiras da região. Sempre há uma mais bela que as anteriores. As opções de hotéis e pousadas complementam a viagem, da simplicidade ao luxo, as hospedagens são todas muito autênticas e carregam o estilo natural da região. Dois bons exemplos são Bambu Brasil e a Casa da Lua, que fazem parte dos pacotes do Desviantes.
-
A maioria das trilhas leva às mais belas cachoeiras, sendo as mais famosas localizadas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O nível de dificuldade dos percursos varia, com opções de trilhas mais fáceis (podendo até levar crianças) até algumas mais intensas (podem demorar até dois ou três dias para completar, dependendo se decidir acampar).
1. Trilha dos Cânions: Em um percurso de trilha pedregosa de 12km (ida e volta), você pode conhecer dentro de cinco ou seis quilômetros de caminhada a Cachoeira da Carioca e os Cânions I e II.
2. Trilha da Seriema: Um dos mais fáceis percursos, é perfeita para crianças e idosos, sendo apenas 800m de ida e volta e levando ao Córrego Rodoviarinha, um pequeno riacho temporário ótimo para banhos nas épocas das chuvas.
3. Trilha dos Saltos: Este percurso, de 11km (ida e volta), pode ser bem difícil se optar por fazer os saltos e as corredeiras, mas oferece uma vista espetacular da chapada. Após uma caminhada de 4km, você encontrará o Mirante do Salto, uma cachoeira magnífica de 120m de altura do Rio Preto, e as piscinas naturais do Salto de 80m. Já nas Corredeiras do Rio Preto, a 1,5km de distância dos saltos, você verá quedas d’água que formam hidromassagens.
4. Travessia das Sete Quedas: Essa trilha é para os verdadeiros aventureiros, pois possui um percurso de 23,5km que é melhor se for percorrido por completo em dois ou três dias. Se decidir completá-la, você passará pelos mesmos caminhos das trilhas acima, e, mais a frente, poderá ver também as Fiandeiras e, principalmente, a Cachoeira Sete Quedas.
5. Trilha da Janela: Localizada fora do Parque Nacional, essa trilha oferece uma vista incrível do Mirante da Janela, que é o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. O percurso tem 8km de ida e volta, começando a um nível fácil e sendo mais difícil após alcançar a Cachoeira do Abismo.
6. Trilha Loquinhas: Situada dentro de uma propriedade privada no Alto Paraíso, é uma trilha fácil de apenas 2km de ida e volta e que dá acesso à Cachoeira das Loquinhas e a sete poços de água verde esmeralda, perfeitos para banhos.Foto: Thiago Roots
-
Além das trilhas, há muitas outras atividades para fazer na Chapada dos Veadeiros, tornando-a um verdadeiro parque de diversões para aqueles que preferem uma pitada extra de emoção.
Rafting: O melhor lugar da região para rafting é, definitivamente, no Rio Tocantinzinho, considerado um dos rios mais bonitos do Brasil para a prática deste esporte radical, pois oferece uma das melhores paisagens da beleza cênica da Chapada.
Rapel (ou Cachoeirismo): Com o auxílio de cordas para descer pelas cachoeiras, cânions ou cavernas, o rapel é muito popular na região. As cachoeiras onde é mais praticado este esporte são as Almécega I e da Água Fria.
Tirolesa: A tirolesa mais famosa, a “Voo do Gavião”, está localizada na Fazenda São Bento, e o desafio consiste em deslizar sob dois cabos de aço paralelos, tencionados entre a Serra Almécegas com 1265m de altitude e o morro do Mirante da Fazenda São Bento com 1210m de altitude.
Balonismo: Os passeios de balão ocorrem próximo ao Alto Paraíso, e o voo dura em torno de uma hora. A paisagem, vista de uma altura de até 1500 metros acima do nível do solo, é deslumbrante.
Canionismo: Esta atividade consiste em percorrer um rio, no sentido da correnteza, e driblar todos os seus obstáculos, como cachoeiras, cânions, corredeiras e poços. O canionismo do Raizama é o primeiro e mais famoso roteiro da Chapada dos Veadeiros, com um percurso de 1km a ser percorrido, mas também há outros 14 cânions para expedições.Foto: Itakama
-
Já para quem prefere atividades mais relaxantes e acessíveis, a Chapada dos Veadeiros ainda oferece muitas opções para descansar e apreciar as mais belas paisagens, além de trilhas mais curtas e fáceis, ou que podem ser feitas de carro.
1. Vale da Lua: Um dos atrativos mais visitados e magníficos entre as opções do que fazer na Chapada, este lugar é um conjunto de formações rochosas que se parecem com as crateras lunares (daí a origem do nome). A trilha até as piscinas naturais é extremamente leve, devendo levar cerca de apenas 15 minutos, e então você poderá relaxar nas pedras, dentro das águas transparentes.
2. Águas Termais: Altamente indicado após um dia de muita caminhada, as famosas águas termais são piscinas aquecidas que podem chegar a até 33 graus, por isso devem ser aproveitadas à noite. A Pousada Éden Águas Termais e a Águas Termais do Morro Vermelho são as únicas opções.
3. Jardim de Maytreia: Cartão postal da Chapada dos Veadeiros, este local oferece uma das mais deslumbrantes vistas panorâmicas, e é considerado sagrado pelos místicos. Na paisagem, pode-se observar belos campos de flores, veredas e montanhas, como o Morro da Baleia.
4. Misticismo: Além de suas belezas naturais, a Chapada dos Veadeiros é uma fonte de fortificação e curas espirituais. Muitos grupos, situados nas cidades ao redor do Parque Nacional, dedicam-se a tratamentos de cura, meditações, palestras, fitoterapia, entre outros. Há também resorts de ioga e outras opções de locais onde é possível experimentar massagens terapêuticas e saunas sagradas.Foto: Cecilia Heinen