Rota Ecoturística do Caminho do Sal com saída de São Paulo - 1 dia
Vem com a gente redescobrir, em meio a paisagens fantásticas e muita aventura, um dos caminhos mais antigos do Brasil: o Caminho do Sal!
Vem com a gente redescobrir, em meio a paisagens fantásticas e muita aventura, um dos caminhos mais antigos do Brasil: o Caminho do Sal!
A Serra da Mantiqueira é a nossa queridinha nos roteiros de inverno! Nessa aventura, iremos até os limites da cidade mais alta do Brasil (considerando sua sede): Campos do Jordão, que já foi considerado o município com melhor clima do mundo pelo Congresso de Climatologia de Paris, em 1957. E por isso, por algumas décadas, foi o melhor local para tratamento de doenças pulmonares. A partir de 1960, passou a investir na sua vocação natural que é o turismo.
São Bento do Sapucaí é uma cidade acolhedora com uma história ligada ao bandeirantismo. É um paraíso natural nas montanhas paulistas, destacando-se pela Pedra do Baú e suas "irmãs" rochosas, Bauzinho e Ana Chata. A trilha até Ana Chata, com 1695 metros de altitude, oferece uma vista privilegiada da região e da Pedra do Baú, além de uma aventura entre as rochas e uma gruta até o topo. Descubra a beleza e imponência desse conjunto rochoso em uma experiência única com o Desviantes!
Parque Estadual da Restinga de Bertioga foi criado em Dezembro de 2010 e está localizado a 120 km da capital, no litoral norte do Estado de São Paulo. O Parque é a reserva natural de restinga de maior conservação do país, possui mais de 9 mil hectares, com matas intocadas, cachoeiras e rios transparentes, além de uma infinidade de espécies de aves, répteis e mamíferos, algumas delas só encontradas em Bertioga e Região. Durante essa experiência inesquecível, você explorará dois cenários deslumbrantes: começando com uma remada pelo Rio Jaguareguava, cujas águas transparentes refletem a natureza intocada e as praias de água doce, seguidas por uma navegação tranquila pelo Rio Itapanhaú, o maior da Baixada Santista, onde os manguezais ganham vida à noite.
Localizada em Biritiba Mirim, na divisa com Bertioga, a Cachoeira do Elefante está a apenas 95 km de São Paulo e é um verdadeiro refúgio no coração do Parque Estadual da Serra do Mar. Este parque, um dos maiores e mais ricos corredores ecológicos de Mata Atlântica do Brasil, é um convite para mergulhar em uma natureza intacta, rodeada por vegetação exuberante e uma biodiversidade impressionante.
Engana-se quem pensa que São Paulo é um destino que só vive de agito, correria ou praias badaladas para passar o final de semana e feriados. A natureza é também muito presente nas cidades desse estado, sendo o ecoturismo extremamente popular e suas atividades muito procuradas e praticadas principalmente por quem quer começar a fazer viagens de aventura. Para quem mora em São Paulo e estiver interessado em fazer uma viagem diferente sem precisar deixar o estado, nós indicamos alguns lugares onde o turismo de aventura ganha vida.
Eldorado, por exemplo, fica um pouco mais de duzentos quilômetros de distância da capital, mas as quatro horas de viagem no carro valem muitíssimo a pena quando se chega ao destino e se vê todas as suas várias riquezas naturais e tesouros históricos. Além de ser uma das principais regiões auríferas do Brasil colonial, pois fez parte do primeiro ciclo do ouro do país, o que realmente impressiona é o fato de que tem 70% de sua área total coberta por mata atlântica intacta e, é claro, as atrações em meio à toda essa natureza, como os córregos, ribeirões e quedas de águas cristalinas, sua diversificada flora e fauna, os relevos montanhosos, vales e uma das mais incríveis cavernas da região e de São Paulo, a Caverna do Diabo, com oito quilômetros de extensão e mais de 600 milhões de anos.
O Petar é um destino que não poderia faltar na lista, pois é conhecido no país inteiro como um dos principais polos de ecoturismo de São Paulo e do Brasil. Localizado ao sul do estado, próximo da divisa com o Paraná, Petar (ou Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do mundo, sendo, inclusive, reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, pois abriga a maior porção de mata atlântica preservada do país e também mais de 350 cavernas.
Por último, Brotas, para fechar a lista com chave de ouro. Considerada a capital paulista do turismo de aventura, essa incrível cidade fica a aproximadamente 250 quilômetros de distância de São Paulo, e concentra em um só lugar tantas opções de atividades que você mal saberá por onde começar – são diversas cachoeiras, rios e outras nascentes de águas cristalinas; trilhas em meio à vegetação de mata nativa; poços e piscinas naturais, parques e sítios que oferecem a oportunidade de praticar rapel, arvorismo, trekking, rafting, canionismo, quadriciclo, tirolesa e muitas outras atividades. Vale também lembrar que a prática de rafting em Brotas é uma das mais procuradas do país graças ao seu rio, o Jacaré Pepira, considerado um dos melhores do Brasil para praticar esse esporte.