4 pacotes de viagem para Ilha do Bananal & Cantão

Selecione o mês
Qual seu destino?
Ilha do Bananal & Cantão
ver todos
Feriado
Ordenar por

Viagem para Ilha do Bananal é rica em cultura indígena e vida selvagem

Com uma área de aproximadamente 25 mil quilômetros quadrados, a Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, situada na divisão do Tocantins com os estados de Goiás e Mato Grosso e cercada por dois rios, o Javaés e o Araguaia. É considerada um dos mais importantes santuários ecológicos por estar na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o cerrado, apresentando, por isso, diversificadas flora e fauna, mas também possui uma grande relevância cultural, uma vez que abriga mais de dois mil índios em sua região. Durante sua viagem na Ilha do Bananal, você poderá conhecer alguns de seus municípios mais turísticos e todas suas belezas naturais, como Pium, Caseara, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Peixe e Gurupi.

Entre as principais atividades de turismo na Ilha do Bananal estão: a observação das mais diversas espécies de aves na maior cidade da região, Formoso do Araguaia; fazer trilhas em meio a vegetação nativa; conhecer as reservas indígenas e toda sua história e seus costumes; fazer passeios por pântanos, morros, rios e lagos através de barcos ou a cavalo; curtir as praias de Caseara, que são formadas ao longo dos rios Caiapó, Coco e Araguaia; mergulhar, praticar atividades aquáticas e pescar na lagoa que dá nome ao município de Lagoa da Confusão; visitar e ainda pernoitar no Parque Estadual do Cantão, uma exuberante área situada no entorno da; e conhecer o Projeto Quelônio, que protege filhotes de tartarugas ameaçadas de extinção.

Não existe época ruim para visitar a Ilha do Bananal – tudo depende do tipo de atividade que você irá querer fazer por lá ou do atrativo que for conhecer. Por exemplo, para curtir as praias fluviais, vá no período de estiagem, entre os meses de Junho a Setembro, pois é quando são formadas; caso queira aproveitar a melhor época da pesca esportiva, opte por ir entre Setembro e Abril, pois os rios estarão mais cheios por causa das chuvas.

Como a ilha é protegida pelo Ibama, só é possível chegar lá através de barco, e, para ter acesso ao interior, é necessário usar as rodovias conhecidas como Transbananal e Transaraguaia. As melhores opções de hospedagem próximo da Ilha ficam principalmente na cidade de Caseara e Pium.

É possível fazer uma expedição em dose dupla, unindo o roteiro da Ilha do Bananal com o Jalapão. Caseara, se encontra a 3h e 30 de carro da capital Palmas, de onde saem os roteiros para o Jalapão.